TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho final – COOPERATIVA MÃOS DADAS

Por:   •  28/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

WILSON  SORIO NETO

JOAO VICTOR RUSSO PERIS

Trabalho final – COOPERATIVA MÃOS DADAS

Ribeirão Preto

1.Introdução e Objetivos

A Cooperativa Mãos Dadas, criada em março de 2005 e oficializada em julho de 2008, realiza coleta seletiva em organizações e alguns condomínios e a triagem de materiais recicláveis em Ribeirão Preto. Além disso, promove inclusão social e econômica de pessoas com menos chances de competirem por uma vaga no mercado formal de trabalho. Esta já foi integrada por cerca de 100 agentes ambientais. Os cooperados realizam suas atividades com uso de recursos próprios, além de receberem material do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura.

A formalização dos processos da cooperativa, contudo, não foi concluída. Para controle das receitas, custos e despesas, bem como de entradas e saídas de caixa, contam com o trabalho de contador externo desde 2017, o que deu início ao recente processo de organização das informações. Porém, a entidade ainda enfrenta sérios problemas de organização e planejamento. Em relação ao controle financeiro, a Cooperativa, mesmo com a presença de um contador, ainda não realiza um controle eficiente das vendas dos materiais recicláveis, das suas despesas e da depreciação de seus equipamentos.

Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi a elaboração de uma planilha para controle orçamentário, visando auxiliar a cooperativa a controlar melhor suas vendas e finanças.

2.Elaboração da Planilha Orçamentária

O processo de elaboração da planilha orçamentária envolveu a coleta de informações junto a área administrativa da Cooperativa, como: Separação das Notas Fiscais, Inventário de todos os equipamentos e ferramentas utilizados da Cooperativa (Imobilizado), Levantamento dos 78 materiais recicláveis que passam pela triagem e são vendidos ( Ex.:Aparas de papel ondulado, sucatas de ferro, alumínios, eletrônicos e vidro misto). Depois da coleta de todas essas informações, foi realizado o cadastramento dos dados das notas fiscais no Excel para cálculos de faturamentos passados separados por tipos de produtos e períodos (trimestres), escolha do método para projeção das vendas e a aplicação do método escolhido. A partir disso, foi feita a estruturação do plano de  vendas, plano de produção, plano de mão de obra, plano de despesas e, finalmente, o plano financeiro.

Como premissas para a elaboração da planilha orçamentária, consideramos as vendas de 2017 até o mês de outubro. Utilizamos dados até outubro de 2017 porque eram os que tínhamos à disposição para conseguir elaborar a planilha modelo, já que as notas fiscais disponibilizadas ao grupo eram referentes até o mês de outubro de 2017. As Notas Fiscais do último trimestre de 2017 e do ano de 2016 não estavam separadas e organizadas e por isso, não puderam ser consideradas na análise do grupo. Porém, como os preços dos materiais recicláveis não se alteram de um ano para outro, foi considerado a projeção de faturamento com base na sazonalidade dos trimestres e não na variação dos preços. A intenção é apresentar este modelo junto à equipe do PICE (Programa Integrado de Capacitação Empreendedora) que oferece suporte à cooperativa. Com a ajuda dos membros do PICE será possível aperfeiçoar o instrumento e atualizar os dados financeiros.

Para o plano de vendas, uma vez que as vendas da cooperativa são muito variáveis, já que a produção não depende apenas da cooperativa, é necessário utilizar um método de previsão que leve em conta ciclicidades e variações. Desta forma, considerou-se um método levando em conta que por meio de dados históricos das vendas, é possível criar um gráfico e posteriormente ser calculada a regressão, determinando uma linha de tendência dos valores expressos de vendas no gráfico.

Utilizou-se então a equação gerada pela linha de tendência, para calcular as tendências de cada trimestre passado e dos trimestres futuros. As vendas e tendências são relacionadas para calcular um coeficiente de ciclicidade entre os dados e posteriormente, aplica-se este coeficiente para cálculo das vendas futuras (CORRÊA; CORRÊA, 2007).

A partir disso, o orçamento de vendas foi estruturado separando as vendas por produtos, sendo que os serviços de coleta são os únicos que contam com impostos. As projeções devem ser colocadas nos campos de quantidade ou faturamento indicados na planilha elaborada.

Já para o plano de produção, foram consideradas as depreciações dos bens da cooperativa que constituem o sistema de produção que suporta em média X toneladas. As depreciações foram calculadas com base em taxas aceitáveis como dedutíveis pela Receita Federal para Bens relacionados na Nomenclatura Comum do MERCOSUL – NCM, deduzidas com base na vida útil dos bens. Não foi contabilizada a depreciação do caminhão devido à falta de informações, mas destaca-se que a mesma pode ser calculada com taxa de variação de preço do modelo na tabela Fipe. Destacamos que é bastante necessário que a cooperativa comece a contabilizar a depreciação de seus bens e alocá- las ao custo de produção, uma vez que há muitos gastos com reparos e manutenções que não são prevenidos. O plano de mão de obras, por sua vez, foi estruturado com base na prática atual da cooperativa, que divide todo o lucro líquido entre todos os funcionários (38) e complementa o salário do motorista para chegar a R$ 2000,00. Por fim, no plano de despesas os gastos foram classificados em fixos, variáveis e pontuais.

3. Plano de Ações

Instituição: Cooperativa Mãos Dadas

Resumo do diagnóstico inicial:

A Cooperativa ainda carece de algumas ferramentas de gestão, como melhorar o controle financeiro, já que não existe um relatório que controle as vendas de todos os materiais recicláveis vendidos (apenas é emitida as Notas Fiscais). Além disso, a Cooperativa Mãos Dadas não realiza o cálculo das depreciações de seus equipamentos, o que faz com que a Cooperativa deixe de considerar o limite de suas operações (limite de processamento de materias recicláveis que podem ser processados), com isso esta deixa de considerar os seus custos de operação. Outro fator carente na gestão financeira da organização refere-se a falta de levantamento das despesas. A Cooperativa apensa realiza o pagamento de suas contas mensais, entretanto, não sabe determinar quais destas são fixas e variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com