TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES

Seminário: UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

: UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES

A história da empresa Cartona se confunde com a própria história da fotografia no Brasil,inventada na segunda metade do século 19 ,a pequena caixa de madeira capaz de registrar e reproduzir imagens permitiu que o homem conquistasse um novo passo rumo á eternidade,registrando de forma indelével e permanente tudo que parecia ser importante no mundo:retrato de pessoas,paisagens,monumentos,sítios,impondo uma nova visão de mundo.

Independente das controvérsias sobre a verdadeira autoria da inveção da maquina fotográfica,o fato é que ela foi oficialmente apresentada no Brasil 1840,no Rio de Janeiro.Nessa época o Brasil,afastado das metrópoles européias ,que passavam por profundas revoluções culturais e intelectuais,recebia as novidades de forma mais aberta

Seu quadro de colaboradores vem se ampliando notoriamente apresentando um crescimento superior a 300% em um período de 8 anos, superando o número de 500 funcionários. Além da ampliação do número de colaboradores a Apsen também vem ampliando seu portifólio de produtos, dobrando sua carteira de medicamentos nos últimos anos e buscando maneiras de alcançar uma posição no mercado externo.

Para alcançar esses números a empresa conta com uma gama de bons executivos formados por um diretor industrial, um diretor administrativo-financeiro, um diretor de vendas, um diretor de assuntos fitoterápicos, um diretor de RH, um diretor médico e de pesquisa e desenvolvimento, além de seu presidente. O qual teve papel fundamental no modelo de gestão de pessoas da empresa.

O estilo de liderança utilizado na Apsen, prima pela qualidade de vida e desenvolvimento das pessoas, além de práticas próprias que estimulam a felicidade no trabalho e privilegiam as competências humanas nos seus colaboradores. Nas palavras do próprio diretor de RH a Apsen é uma empresa “em que as pessoas são convidadas a serem polivalentes, onde os grupos de trabalho geralmente são multidisciplinares”.

Seguindo esse modelo de gestão as pessoas se sentem motivadas, valorizadas, felizes com o seu serviço e principalmente com o local onde trabalham. Essa satisfação do colaborador pode ser observada pela baixa rotatividade de pessoal. De acordo com o diretor de RH o índice de turnover é de 0,7%, praticamente zero se levar em consideração que as empresa consideram um turnover de 10% como “normal”. Assim, percebe-se que quem está na Apsen, não quer sair.

As pessoas são selecionadas pelas suas competências humanas, em outras palavras, por suas competências comportamentais, o que amplia a possibilidade de um idoso ou um jovem recém-formado e ainda sem experiência serem contratados. A empresa avalia se o profissional é solidário, generoso, se pensa coletivamente, se age com o coração, se está aberto a mudanças, a adquirir conhecimentos, se preza pela natureza e pelo bem estar da sociedade em que vive, dentre outras. E só depois o lado técnico é avaliado, pois este pode ser aperfeiçoado durante sua efetivação na empresa, de acordo com a sua área de atuação e com a necessidade da mesma.

A Apsen possui diversos programas que visam beneficiar seus funcionários, na área de treinamento e educação pode-se citar o Programa de Treinamento e Desenvolvimento e o Subsídio para Formação Acadêmica. No primeiro caso, a empresa aplica treinamentos internos ou em outras ocasiões inscreve seus funcionários em programas externos, com o objetivo de proporcionar capacitação pessoal e profissional. Já no segundo programa, a empresa contribui com percentuais de 50% nas mensalidades de cursos acadêmicos, de línguas e de especialização, desde que estes agreguem conhecimentos e habilidades às suas atividades profissionais.

Além dos cursos a empresa possui um canal de comunicação aberto, onde os profissionais podem trocar experiências e conhecimentos, aumentando o envolvimento de seus colaboradores. Pode também expressar suas idéias estas são valorizadas e recompensadas, todas as opiniões são ouvidas e respeitadas.

A empresa acredita que ao investir no funcionário, este se sente feliz e como consequência realiza suas atividades de forma eficaz, ampliando assim a excelência da mesma frente ao mercado. O funcionário deve demonstrar interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos, mostrar que está interessado em crescer dentro da instituição, uma vez que sabe que a mesma preza pela permanência do colaborador e acredita que este possa alcançar sempre melhores colocações dentro da instituição.

Assim o plano de carreiras desta indústria farmacêutica também é diferenciado, pois ele é definido pelo próprio funcionário, ou seja, se o funcionário desempenha seu papel da melhor forma, se a empresa está colhendo bons resultados em função de suas atividades, certamente ele alcançará um plano sucessório. Além disso, a empresa busca preencher suas vagas internas com seus próprios profissionais.

Esse método de plano de carreira faz com que o profissional acredite que realmente a mudança irá acontecer. Em outras empresas há promessas, mas por questões de mercado ou até mesmo questões internas inerentes à lucratividade a empresa adia sempre o projeto de ascensão profissional prometido ao profissional.

Outra preocupação da Apsen refere-se a questões ligadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com