TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartona Uma Empresa Que Guarda Emções

Monografias: Cartona Uma Empresa Que Guarda Emções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  1.226 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.0 Gestão por competencia e empregabilidade............... .........................................4

2.1 Desenvolvimento organizacional............................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÈNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Filho de imigrantes italianos João José Monegaglia fundou a Cartona Cartões Photo Nacional Ltda. Inicialmente o ramo da empresa era a produção de capas para álbuns de fotografia de casamentos e formaturas e hoje com 86 anos atuando no mercado e com mais de 100 funcionários e 90 colaboradores a empresa continua viva no mercado.

2 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E EMPREGABILIDADE

A empresa Cartona até os meados dos anos 90 trabalhava exclusivamente com a produção industrial, pois como não havia concorrência externa os consumidores não tinham muitas escolhas, porem com o processo de abertura e integração comercial brasileira gerou uma liberalização financeira externa e a eliminação das barreiras protecionistas contra as importações e conseqüentemente o aumento desta concorrência cresceu assustadoramente obrigando assim a Cartona a não mais priorizar a produção mais também os clientes.

Vendo a concorrência a Cartona teve que tomar medidas de impacto deixando de olhar para o interior (a produção) e passando a olhar o exterior (consumidores) e mesmo tendo produtos superiores aos importados a empresa se viu obrigado a entra no jogo para não perde espaço, passou a importa produtos às vezes até de qualidade inferior mais naquele momento nem o comercio varejista e nem os consumidores estão preocupados com qualidade mais sim com a possibilidade de comprar produtos de outros países.

Ricardo monegaglia sempre fez questão que seus filhos adquirissem experiência fora da empresa e que começassem por baixo sendo assim Rodrigo que havia feito sua formação em Marketing e em Administração e se especializado em finanças trabalhou na controladoria da Autolatina, banco safra trabalhando posteriormente na própria empresa como auxiliar controller. Já Rodolpho, formado em Administração, começou a trabalhar na Cartona em 1990 na área de Compras depois gerente de produção e depois comandou a empresa cugini. Ricardo formado em administração por sua vez trabalhou na empresa como auxiliar contábil depois estagiou na Shell na área de planejamento estratégico voltou para a Cartona como gerente de produção e logo depois com a morte de Ricardo assumiu como diretor industrial e de compras;

Quando assumiram os três tentaram acalmar os seus funcionários, clientes e mercado quanto ao futuro mesmo assim enfrentaram muita desconfiança se conseguiriam ou não. Algumas peças importantes da empresa se demitiram, pois não acreditavam no trabalho deles então eles tiveram então que buscar dentro da própria empresa pessoas que pudessem ajudá-los a tocar o barco. E conseguiram pessoas leais que passaram tranqüilidade e principalmente segurança psicológica para os jovens nesta fase de transição.

No caso se fosse me dado uma oportunidade para ser consultor da empresa tenho a impressão que a minha missão seria atuar no desenvolvimento do potencial humano porque só assim os resultados seriam alcançados dentro de uma estrutura coerente em um ambiente saudável e sustentável com a visão de que seriamos reconhecidos como os melhores pelos nossos clientes isto tudo trabalhando bastante o desenvolvimento das pessoas tendo como foco a excelência organizacional isto tudo aliado a valores importante para o bom desempenho com Ética, parceria, respeito, responsabilidade, comprometimento com os resultados, trabalho em equipe, criatividade e bom humor.

Não há duvida nenhuma que a formação dada pelos pais destes jovens contribuiu e muito para a tomada de decisões o modelo de gestão escolhido não foi por acaso, cada um teve liberdade de escolher a área em que atuaria sem pressão e sem imposição. Isto se deve muito a convivência familiar à força a união a esperança de sempre evoluir de crescer juntos de aprender a ouvir a opinião do outro de respeito de companheirismo.

Algumas competências são muito importantes para o bom relacionamento entre gestores e colaboradores no que diz respeito à liderança tais como: trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, flexibilidade, tomada de decisão, organização e planejamento, empreendedorismo, criatividade e competência de liderança que nada mais é que o fato de Conduzir pessoas e equipes para atingir os objetivos organizacionais, promovendo o desenvolvimento de pessoas, de equipes, do ambiente e da empresa. Isto se consegue através de motivação o modo como se consegue se comunicar com os colaboradores assim como disse Rodolfo é preciso orientar e não mandar, pois vale salientar que quando se orienta mostra-se para o colaborador aonde se quer chegar dando assim oportunidade para o mesmo ter idéias de como chegar ao objetivo.

Tendo em vista os desafios futuros apresentado pela empresa vejo que é de suma importância se aplicar algumas competências para se alcançar o sucesso visto que as mudanças acontecem rapidamente e com muita freqüência para isto a empresa terá que ter uma adaptação rápida as mudanças internas e externas, criatividade, coragem para enfrentar os desafios, domínio de outras línguas, excelente, comunicação, capacidade de inovação são algumas das competências que a empresa poderia adotar.

2.1 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O desenvolvimento organizacional (DO) é um conjunto de técnicas que a empresa deve projetar para sua organização melhorar, com base neste conceito as principais mudanças a serem feitas são as mudanças de estrutura, mudanças na tecnologia, mudanças de produtos e serviços e organizacional.

A empresa Cartona uma empresa que guarda emoções com o passar do tempo teve que se adaptar as transformações globais e com isso fazer mudanças também no seu DO.

O primeiro passo foi fazer mudanças na estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com