TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTONA: Uma empresa que guarda emoções

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.465 Palavras (26 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 26

                        UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

                                             NEY LANDO MORAIS LOPES                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

                                Produção Textual Individual                                                            CARTONA: Uma empresa que guarda emoções Case                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Rio Branco - AC                                                                                           2015                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Confundindo com a historia da fotografia nacional, a Cartona Cartão Photo Nacional Ltda., teve como um dos fatores da sua origem a facilitação do comércio de papéis fotográficos no Brasil, causada pela empresa Kodak criada sete anos antes.
Conforme analisado, a empresa Cartona iniciou suas atividades com a produção de capas de cartão para fotografias de formaturas e casamentos. Com o decorrer do tempo e com a popularização da fotografia, as capas se transformaram em álbuns fotográficos.
Nesse contexto, aproveitando a demanda por álbuns amadores gerada pelo crescimento do mercado de fabricação nacional de papeis fotográficos e também a chegada da Fugifilm no Brasil, sendo a primeira filial fora do Japão, paìs de origem, a Cartona iniciou o processo de expansão de produtos e serviços, aquecendo o mercado da época.
No entanto, era uma empresa industrial que tinha uma visão à principio da produção e não do mercado, mas com a liberação financeira externa e o processo de globalização, a economia brasileira integrou-se a de outros países e as empresas brasileiras tiveram de se adequar ao novo cenário econômico mundial. 
A competitividade no mercado fez com que as empresas mudassem seu estilo, procurando estratégias de se manterem em alto nível nesse novo modelo econômico que surgiu. 
Sendo assim, a Cartona teve que tomar decisões estratégicas, fazendo o que ele chamava de “trocar o espelho pela janela”. Em vez, de ficar olhando só para dentro, para a produção, começou a a avaliar o que o mercado queria trocando o espelho pela janela conforme mencionado no texto. E, nesse sentido, começou a ver que tinha clientes e que o que eles queriam naquele momento, eram produtos importados”, focando assim, o desejo do seu cliente.
Em 1997 ocorreu o falecimento do Sr. Ricardo Monegaglia, até então, dono da empresa, então os três filhos Ricardo, Rodolpho e Rodrigo tiveram que assumir e tomar providencia, uma delas, garantir a todos os funcionários que a empresa iria continuar, fortalecendo assim a confiança e o laço de união entre todos da empresa para não perder o foco no mercado.
Antes de falecer, Ricardo Monegaglia teve a preocupação de colocar seus filhos em um processo de treinamento e desenvolvimento, para que assim, pudessem assumir a empresa de forma eficiente,no entanto, eles ainda precisavam de pessoas mais experientes para auxiliar processos e assim, continuar em grande estilo no mercado atual da época.
Apesar de jovem, a diretoria passou autoconfiança para seus colaboradores e assim, lutaram juntos para o sucesso dessa nova geração.E através de investimentos essenciais, marketing e trabalho em conjunto, os números revelaram o crescimento da empresa e que eles estavam no caminho certo.
Um dos fatores que contribuiu para esse bom desempenho foi a confiança que os irmãos tinham e a facilidade nas tomadas de decisões em conjunto, com poucos conflitos, afinal, ambos se apoiavam em todos os momentos, sejam bons ou ruins dentro da organização. Lição determinada pelo pai de que a união fosse exercida de forma principal dentre os membros da família.
Hoje a Cartona é uma empresa com 79 anos e uma história de sucesso e é líder no mercado de Álbuns Fotográficos. Sobreviveu a um momento histórico da economia nacional na década de 90, passando por uma grande transição durante o período de abertura do mercado nacional, deixando de ser uma empresa puramente industrial e mudando seu foco de produção para distribuição e marketing focando nos clientes e valorizando seu capital intelectual que eram as pessoas, transmitindo confiança, planejamento estratégico e enfim, demonstrando que é possível sobreviver nesse instável e competitivo mercado atual.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
BIBLIOGRAFIA                                                                                                                                                                                                                                                                                        OLIVEIRA, Elisete Alice Zampronio de. Desenvolvimento Organizacional / Elisete Alice Zampronio de Oliveira, Cláudia Cardoso Moreira Napoli. – 1. Ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. 

RICIERI, Marilucia. Gestão por Competências: recursos humanos / Marilucia Ricieri. -- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

SILVA, Mônica Maria. Planejamento de: recursos humanos / Mônica Maria Silva. -- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

www.kodak.com/ek- nec/PageQuerier.jhtml?ncc=br&lcc=&pq-path=2/8/
8853&pq-locale=pt_BR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com