TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise da expansão do petróleo, que afeta principalmente as regiões econômicas e sócio-ecológicas do mundo

Pesquisas Acadêmicas: Uma análise da expansão do petróleo, que afeta principalmente as regiões econômicas e sócio-ecológicas do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI

DISCIPLINA: GEOPOLÍTICA REGIONAL E INTEGRADA

CURSO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR: FERNANDO GALVÃO

AS AMEAÇAS DA NOVA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO

Alunos:

Salomão Teles Meneses Neto

José Luciano Cruz Oliveira

Ezequiel Verçosa da Frota

Rael Lima de Souza

Teresina/PI

Março/2014

JUSTIFICATIVA

O tema escolhido para este estudo foi uma miscigenação de pesquisas abrangendo sempre ideias que são de suma importância global. Encontramos um bom assunto para discorrer sobre, pois, as informações e de cunho econômico, politico, ambiental, espantando assim curiosidade a sua posição mundial.

Ameaça das novas geopolíticas do petróleo, um tema que abala as estruturas globais, aborda assuntos como: Pré-sal brasileiro como parte de processo de expansão; aumento da produtividade petroleira; investimentos bilionários; escassez de fontes renováveis de energia; exigências socioambientais.

Como referido acima esse tema e de cunho global, pois, comenta sobre a energia do mundo (petróleo), sem ela o mundo paparia, impactando em assuntos de fortes renomes para toda a humanidade, por esses pontos e muitos outros que justificamos a escolha desse tema para maior aprofundamento em nossos estudos.

IDEIA CENTRAL:

Aumento da produtividade petrolífera acarretando abalos econômicos globais, exigências socioambientais, aquecimento global, expansão lenta de fontes renováveis de energia, investimentos bilionários no setor.

IDEIAS COMPLEMENTARES:

 Pré-sal brasileiro parte do processo de expansão;

 Estados Unidos, Canadá, Brasil e Iraque os grandes produtores futuros;

 Estados Unidos segunda potência petrolífera mundial até 2020.

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade identificar e analisar a expansão do petróleo afetando principalmente as áreas econômicas e socioambientais do mundo, tomado por base do artigo em anexo, do professor Ricardo Abramovay, buscou-se compreender a dinâmica de um tema que discorre sobre “As ameaças da nova geopolítica do petróleo”, a energia vai ser a mais afetada por essa enorme expansão, parte desse processo é o pré-sal brasileiro mais o epicentro decisivo encontra-se nos Estados Unidos.

Os investimentos bilionários no setor é um dos principais motivos desse crescimento demasiados ,pois, chegam a US$ 500 bilhões anuais desde o ano de 2010,as fontes renováveis são as que mais sofrem com a expansão de combustíveis fosseis ,pois, os investimentos crescem tanto deste lado, que as renováveis ficam estagnadas enquanto o crescimento só prolifera do lado petrolífero devido ao maior investimento nas industrias petroquímicas encarecendo assim as fontes renováveis.

No ponto de vista geopolítico existem quatro países que avançara no crescimento petrolífero são eles: Estados Unidos, Brasil, Canadá e Iraque, os Estados Unidos deve se torna a segunda potência petrolífera mundial até 2020 se a economia continuar com os mesmos valores atuais, estimulando investimentos necessários a este crescimento.

O mundo estar pronto para essa expansão? Estudiosos afirmam que a crescente de petróleo seria compatível com as exigências sócio ambientais das sociedades contemporâneas, enquanto sobre o aquecimento global as geoengenharia seriam capazes de enfrentar, ou seja, maiores extrações de combustíveis fosseis não interfere na luta contra o aquecimento global.

A dificuldade não estar só nos gastos econômicos e socioambientais mais também energéticos, mesmo que com um grande aparato tecnológico hidráulico para extração de petróleo a média de energia gasta é elevadíssima e somada com os custos de armazenagem e captura de carbono o resultado e insatisfatório porque vai existir ineficiência energética para sua resolução acarretando um resultado inequívoco.

CONCLUSÃO

Conclui-se que os planos dos especialistas e dos investidores do ramo petrolífero visam o crescimento da exploração do petróleo, isso pode gerar impactos grandiosos na geopolítica mundial, uma vez que esses planos não levam em consideração que, o crescimento da exploração do petróleo pode se tornar escasso futuramente.

A ideia de expansão da exploração fecha os olhos para o fato de que esses processos podem gerar gastos gigantescos, não só financeiros, mas ambientais e energéticos, justificando esses gastos com os investimentos tecnológicos para obtenção de êxito. No mundo contemporâneo onde se fala em fontes de energia renováveis, o petróleo não é o melhor exemplo deste tipo de energia. Contudo, ainda há mais investimento no ramo petrolífero do que nas fontes renováveis de energia.

Com uma analise crítica gerada dos fatos positivos e negativos, chegamos a um ideal comum que a globalização e como uma válvula de escape para a geopolítica ,pois, a mesma facilita o meio de comunicação entre países, fazendo com que todo esse procedimento repercuta mundialmente interferindo economicamente, socialmente, culturalmente, ambientalmente não tendo como frear essa expansão do petróleo.

ANEXOS

AS AMEAÇAS DA NOVA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO:

por Ricardo Abramovay*

Os combustíveis fósseis vivem um novo ciclo de expansão, cujos resultados vão alterar de maneira drástica a geopolítica da energia global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com