TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma hipótese de mercado efetiva

Tese: Uma hipótese de mercado efetiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

A contabilidade ocorre num contexto de economias capitalistas privadas, o que permite o uso de preços de troca como medidas de valor econômico. Os usuários da contabilidade são numerosos e diversificados, mas parecem ter um interesse comum na predição de fluxos de caixa futuros. A análise empírica demonstra que o mercado de ações nos Estados Unidos são eficientes no nível semiforte. Existem dois modelos de avaliação para o mercado de capitais: o modelo de precificação de ativos com risco e o modelo de precificação de opões. Ambos têm sido utilizados em pesquisas para determinar o impacto de demonstrações financeiras sobre o mercado de capitais.

A economia americana pode ser caracterizada como sendo essencialmente privada, ou seja, são pessoas, e não o Estado, que controlam as empresas. Outras características é de que as empresas produzem bens e serviços para troca, e não para o consumo de seus produtores. Os processos que geram tais bens e serviços tendem a ser longos e complexos. Poucos proprietários de grandes companhias abertas estão diretamente envolvidos no processo de produção, o que é deixado a administradores e funcionários, sob a direção de um conselho de administração.

O fato de que os mercados agregam preferências individuais os transformam em indicadores potenciais da demanda de informação pela sociedade. Este fato tem conduzido a muita pesquisa sobre o funcionamento dos mercados. O mercado de títulos, no qual são negociados os direitos dos acionistas, é de interesse especial para os contadores. Esse mercado também é conhecido como mercado de capitais, pois é nele que o capital das empresas é levantado.

Em termos mais gerais, um enfoque baseado no mercado sugere dois objetivos para a contabilidade. Em primeiro lugar, há necessidade de informação para permitir uma alocação ótima de recursos entre produtores. Uma alocação ótima ocorrerá quando produtores forem capazes de obterem os fundos necessários para permitir a maximização do produto nacional bruto com um dado volume de recursos. Em segundo lugar, a informação é necessária para permitir que os investidores mantenham carteiras de títulos que sejam as melhores possível do ponto de vista de suas preferências por risco e retorno, dado os preços vigentes no mercado, ou seja, a informação é necessária para o estabelecimento de títulos que reflitam a relação entre risco e retorno. Também é necessária para que os investidores individuais montem carteiras que reflitam suas próprias preferências, obtendo a taxa máxima de retorno com certo grau de risco. A teoria de formação de preços de ativos financeiros preocupa-se com o risco e o retorno esperados de ações ordinárias. Entretanto, muitos tipos distintos de títulos no mercado, além de ações ordinárias. Foi mencionado neste trabalho debêntures conversíveis; ações preferenciais também podem ser citadas; e os leitores familiarizados com o mundo dos investimentos sabem que está repleto de Bulls e Bears, TIGERS E LIONS, e muitos outros instrumentos exóticos. Muitos são títulos híbridos, ou seja, são combinações de títulos mais simples. As debêntures conversíveis representam um exemplo disso, pois são uma mistura de título de renda fixa como uma ação. Outro tipo de titulo que tem sido amplamente estudado nos últimos anos, porque é um ingrediente básico de tantos títulos híbridos, é a “opção”.

A hipótese de mercado eficiente explica o efeito de informações relevantes sobre os preções de títulos. Entretanto, para testar a eficiência do mercado ou a relevância da informação, é necessário dispor de um modelo teórico para explicar que fatores ou parâmetros determinamos os preços de títulos em equilíbrio. Tal modelo poderia possuir um grande numero de parâmetros, pois os preços poderiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com