TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALOR – MOEDA- PREÇO

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 2

Tema:

VALOR – MOEDA- PREÇO

QUESTÕES:

Questão 1 - Em “A Riqueza das Nações”, quando Adam Smith trata da origem e do uso do dinheiro, fica evidente que diferentes tipos de mercadorias foram utilizados como meio de troca. Contudo, Smith afirma que entre todas as mercadorias, a preferência para exercer a função de instrumento de troca foi atribuída aos metais. Desta forma, quais as principais características que levaram os metais a terem aceitação geral em todas as sociedades.

Questão 2 - No Brasil o padrão monetário em vigor é o Real (R$). Este padrão monetário foi instituído, pela a Lei 8.880 de 1994, como Unidade Real de Valor (URV) dotada de curso legal. A partir de 10 de julho de 1994, o REAL passou a ser o padrão monetário nacional e a desempenhar as funções básicas da moeda: intermediária de trocas, unidade de conta, reserva de valor e poder liberatório. Para exercer as funções de UNIDADE DE CONTA e de PODER LIBERATÓRIO o Real passa a ser revestido dos atributos CURSO LEGAL E CURSO FORÇADO.

  1. Explique os significados dos termos grifados.
  2. Relacione as características dos metais, apontadas na questão anterior, com as principais funções da moeda brasileira (o Real).

Questão 3 - Quais dos itens a seguir são moedas na economia cubana? Quais não são? Explique sua resposta, discutindo cada uma das funções da moeda (intermediária de trocas, unidade de conta, reserva de valor e poder liberatório).

  1. Um centavo de dólar
  2. Um peso cubano
  3. Uma pintura de Picasso
  4. Um cartão de crédito

Questão 4 - Leia o texto “Marx e Marshall: Uma entrevista com Deus” e explique como se dá valor as coisas de acordo com as teorias do valor do trabalho e do valor utilidade.

Questão 5 - O que significa valor de uso e valor de troca? O valor de estimação atribuído a uma joia de família, se enquadrada na dimensão do valor de uso ou de troca? Justifique sua resposta.

Questão 6 - A diferença marcante entre a economia e outros ramos do conhecimento social, como o direito, a política, a sociologia, a psicologia entre outros, é que o produto resultante da ação econômica do homem pode ser mensurado. Para isso a ciência econômica possui uma unidade padrão de medida denominada de preço. Em relação ao preço analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

  1. ( V ) o preço representa a quantificação do valor econômico do bem.
  2. ( F ) o preço é o valor de troca de uma mercadoria ou de um serviço expresso em moeda

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com