TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO GERAL DO MERCANTILISMO

Por:   •  12/11/2019  •  Dissertação  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

A ESCOLA MERCANTILISTA

A doutrina Econômica mercantilismo vigorou entre os anos de 1500 a 1776.

 

VISÃO GERAL DO MERCANTILISMO

- O cenário histórico da escola mercantilista

Durante esse período surgem os estados nacionais absolutistas, centrados na atuação do poder central exercido pelo rei e apoiado por uma classe de mercadores.  

A economia mercantilista privilegiava o comércio e atuava como agente colonizador exploratório de terras conquistadas através de guerras.

 

- Principais dogmas da escola mercantilista

• Ouro e prata como forma de acumulação de riquezas. • Nacionalismo: cada país deveria promover exportações e acumular riquezas provenientes de seus vizinhos. • Protecionismo de mercado e alívio na cobrança de tributos. • Oposição a pedágios sobre circulação interna de mercadorias. • Promoção do aumento populacional para formação de exércitos e barateamento da mão de obra disponível.

É importante notar que os mercantilistas não eram a favor a livre iniciativa comercial, suas organizações eram monopolistas e plenamente apoiadas pelo regime monárquico.

Quem a escola mercantilista beneficiou ou procurou beneficiar?

O mercantilismo privilegiou capitalistas mercadores, reis e funcionários do governo. A atividade mercantilista é identificada como exemplo extremo de “comportamento de procura por rendimento”. A lógica era ir além da remuneração do empreendedor mercantil, a economia estava direcionada a produzir e acumular o máximo de riquezas, a qualquer custo, entre uma parcela selecionada da população e o estado.

Um exemplo da interação entre estado e o comércio mercantil é que muitos itens comercializados tinham que ser produzidos através de um padrão de qualidade estabelecido e fiscalizado pelas instituições da monarquia. A medida em que essa determinação garantia uma qualidade ao produto deixava os produtores inertes a qualquer possibilidade de melhoria de processos ou mercadorias através da experimentação.

 

Como a escola mercantilista foi válida, útil ou correta em sua época?

A escola mercantilista viu no acumulo de minerais preciosos uma maneira de ampliar monetariamente as relações comerciais, financiar expedições marítimas e guerras.

O grande acúmulo de ouro e prata então era necessário devido a inexistência de um sistema financeiro para pagamentos internacionais.

 

Quais dogmas da escola mercantilista tornaram-se contribuições duradouras?

Valorização da atividade mercantis como forma de geração de riqueza; Promoção do nacionalismo e implementação de um governo centra

 

Principais pensadores da era mercantilista.

Thomas Mun (1571-1641): Mun argumentava que o se o total de exportações exceder as importações a saída de moeda de um país em qualquer área de comercio não importava. A riqueza de um reino era baseada no seu excedente de exportações.  

Mun defendeu que terras ociosas do país deveriam ser usadas para cultivo de produtos que eram comprados no exterior e toda exportação deveria ser realizada por navios ingleses.

Gerard Malynes (falecido em 1641): promoveu a ideia de que regulamentação de bens pelo governo era necessária para garantir exportações de alta qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com