TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variável Externa e sua influencia nas empresas

Projeto de pesquisa: Variável Externa e sua influencia nas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 7

TIANA MARA COUTO

INTERFERÊNCIA DAS VARIÁVEIS EXTERNAS

NAS EMPRESAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE NEGÓCIOS

PROF. AGOSTINHO FERNANDO ADAMI

POLO BARRETOS

10/05/13

RESUMO

Esta atividade busca identificar como uma variável externa no caso a tecnológica interfere nas empresas, e como as empresas podem minimizar os impactos causados por ela.

Sumário:

1-Introdução............................................................................ 2

2-Variável Externa e sua influencia nas empresas.......................... 3

3- Como minimizar os impactos dessa variável na atuação das empresas................................................................................. 4

4-Conclusão............................................................................. 5

5-E-Referencias....................................................................... 6

1-INTRODUÇÃO

As organizações são resultantes de interesses comuns, de seus sócios, colaboradores, fornecedores e do ambiente em que estão inseridas. Elas são influenciadas pelo meio em que estão situadas e também interferem nos acontecimentos a sua volta.

Como a empresa é um sistema aberto, interage com o mercado e a sociedade onde está situada provoca alterações no cenário em que está envolvida e sofre interferência deste meio em suas atividades.

O ambiente externo à organização é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização e que influenciam e são influenciados por ela. É tudo que envolve a empresa e que está além das fronteiras ou limites da mesma. O ambiente externo é caracterizado por intensa competição com os concorrentes, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam ou podem ameaçar o futuro da empresa.

A evolução das organizações está num ritmo acelerado, à sobrevivência, a continuidade, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização está na sua capacidade de integração com o ambiente. Ela sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de comunicação, negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico, tecnológico etc.

2-Variável Externa e sua influencia nas empresas

As variáveis tecnológicas são consideradas como uma das variáveis do ambiente externo de maior impacto nas estratégias empresariais atuais, pois as inovações ocorridas em relação a essas variáveis têm proporcionado profundas mudanças na sociedade e em seus padrões de consumo. As mudanças tecnológicas têm sido tão aceleradas e frequentes que grande parte das mudanças da administração moderna surgiu por causa de seus efeitos.

As empresas precisam utilizar certa tecnologia para executar suas operações, todas hoje em dia dependem de algum tipo de tecnologia ou conjunto de tecnologias para funcionar e alcançar seus objetivos.

A tecnologia é um elemento do ambiente externo na medida em que as organizações precisam absorver e incorporar as inovações tecnológicas externas em seu interior. É também parte interna das organizações na medida em que é pesquisada, desenvolvida ou transferida e aplicada internamente para atingir objetivos organizacionais. Desse modo, a tecnologia é uma variável ambiental que influencia o comportamento das organizações e uma variável interna, através da qual a organização influencia o seu ambiente e as demais organizações nele inseridas. As mudanças tecnológicas acontecem muito rapidamente e causa grandes impactos nas organizações, podendo ser vista como oportunidade ou ameaça, dependendo da maneira com que é encarada por elas. Quando utilizadas para inovação, as mudanças tecnológicas são oportunidades, mas quando atuam como agentes que obrigam a empresa a mudar sua estratégia, podem representar ameaças.

É muito importante adotar novas tecnologias para se ganhar espaço e benefícios competitivos. O conhecimento gerado através do segmento tecnológico pode revitalizar totalmente uma organização.

0 ambiente é extremamente complexo e de muitas variáveis no qual a empresa deve interagir diretamente, suas estratégias são elaboradas de acordo com sua percepção do ambiente. E a variável tecnológica, representa um dos aspectos mais críticos em face da profunda influência e do forte impacto que exerce sobre a organização, já que os conhecimentos acumulados acerca de como fazer as coisas são essenciais para alcançar os objetivos. Na medida em que as empresas precisão absorver e incorporar as inovações tecnológicas para continuarem competitivas no mercado, elas aproximam-se ou afastam-se de seus clientes de acordo com a incorporação ou não de novas tecnologias. São variáveis tecnológicas novos desenvolvimentos em produtos ou em processos, bem como avanços na ciência, que podem afetar as atividades de uma organização, as organizações que operam num ambiente tecnológico incerto e variável exibem estruturas e processos internos diferentes das que operam numa situação tecnológica mais certa e dinâmica, reforçando a necessidade do investimento em tecnologia nas organizações.

3-Como minimizar os impactos dessa variável na atuação das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com