TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Économique Rio Grande-du-Sul

Resenha: Économique Rio Grande-du-Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.

Embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul em 2010, confirme a forte participação do Setor de Serviços no Estado, com o crescimento ocorrido durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a agropecuária e a indústria de transformação.

O setor agropecuário gaúcho apresentou, de acordo com os dados do ano de 2010, uma participação de 8,7% da estrutura do VAB com forte associação com o setor agroindustrial. De acordo com estudos existentes³, se somadas as atividades agroindustriais, esta participação chega a 30% da estrutura econômica, além de ser o setor econômico mais desconcentrado no território. Deve-se ressaltar que o setor agropecuário tem sido fortemente impactado pelas estiagens que, em grande medida, explicam os maus resultados de algumas safras e impactam negativamente no PIB, como no caso dos anos de 2004 e 2005.

O setor industrial também possui grande relevância na economia gaúcha, participando com 29,21% do VAB. Destaca-se a importância da Indústria de Transformação, que participa com de 21,28% do VAB do Estadual, com destaque para setores como mecânica e produtos alimentares.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com