TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar II

Trabalho Escolar: Projeto Interdisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  5.119 Palavras (21 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 OBJETIVO GERAL 6

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6

1.3 METODOLOGIA DE PESQUISA 7

2 RAMO DE ATUAÇÃO 8

3 ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE 9

3.1 CENÁRIO POLÍTICO-ECONÔMICO 9

3.2 CENÁRIO LEGISLATIVO 10

3.3 CENÁRIO TECNOLÓGICO 11

3.4 O CENÁRIO NATURAL 12

3.5 CENÁRIO SOCIOCULTURAL 13

4 ANÁLISE DA INDÚSTRIA 14

5 DESCRIÇÃO DA CONCORRÊNCIA 16

6 FATORES CHAVE PARA SUCESSO 17

7 ESTIMATIVA DA DEMANDA 19

8 EMPRESA 21

8.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 21

8.2 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 23

9 PLANO ESTRATÉGICO 25

9.1 OBJETIVOS E METAS 25

9.2 ESTRATÉGIAS 26

9.2.1 ESTRATÉGIAS PARA LINHAS DE PRODUTOS 27

9.2.2 ESTRATÉGIAS DE PREÇOS 28

9.2.3 ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICAS 29

9.2.3 ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO 30

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

1 INTRODUÇÃO

O projeto Fundo Zona Leste Sustenta foi criado como iniciativa da Fundação Tide Setubal, uma instituição que atua desde 2005, com foco no desenvolvimento local sustentável em São Miguel Paulista, está fundação acredita nas ações conjuntas com os diferentes atores da comunidade para transformação local. Com isso surge a Comunidade Zona Leste Sustenta, dando origem ao projeto.

E o objetivo deste trabalho é mostrar as ações do projeto Fundo Zona Leste Sustenta para com o desenvolvimento sustentável da região Leste da cidade de São Paulo. Fazendo com que micro e pequenos empreendedores criativos e com grande potencial gere postos de trabalhos e renda socialmente mais justa e ambientalmente sustentáveis.

Para que esse projeto venha acontecer em termos financeiros falaremos um pouco do Microcrédito que é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, que no caso em estudo são empreendimentos sem acesso a banco e aos meios tradicionais de financiamento. Com o grande sucesso proporcionado pelo novo conceito de crédito o projeto Zona Leste Sustenta obteve o desenvolvimento de pequenas empresa e “auto-emprego” criado em 1988 com a finalidade de proporcionar qualificações profissionais, através de cursos técnicos ás pessoas interessadas em ter o seu próprio negócio e também as pessoas que tiveram acesso a esse crédito a possibilidade de gerar renda e, em muitos, casos, melhorar sua condição de vida e sair da condição de pobreza.

1.1 Objetivo Geral

O intuito do Fundo será de contribuir para o desenvolvimento local de bairros da Zona Leste de São Paulo, incentivando a autonomia e o protagonismo por meio de repasse financeiro, promovendo a capacitação técnica de micro e pequenos empreendedores. Queremos identificar a presença de grupos criativos, com grande potencial empreendedor, que dificilmente se desenvolveriam sem um mínimo de capital para poder tornar seu empreendimento viável e, com isso, gerar postos de trabalho e renda para essa população.

O Fundo revigora a energia produtiva, com organização, formação de parcerias, capacitação e investimento financeiro.

O microcrédito ou crédito popular ocupa um papel estratégico no campo das políticas de trabalho e renda. O crédito é visto não como uma política compensatória, mas como elemento de uma perspectiva mais ampla de integração de empreendimentos "populares" ou de "pequeno porte" no processo de desenvolvimento, dentro de uma ótica não excludente.

Uma das características do pequeno empreendimento é a escassez de recursos, investimento e capital de giro. Formado a partir de uma pequena economia, da venda de um bem, ou da retirada do Fundo de Garantia, esses pequenos negócios não têm recursos próprios para crescer e estão excluídos do crédito institucional. Por isso, é de grande valia a existência de instituições que ofereçam crédito para esse setor da economia.

1.2 Objetivos Específicos

O Investimento tem uma destinação específica: investimento de até R$ 25.000,00 em empresas nascentes (as chamadas startups) que já tenham um protótipo, sejam inovadoras e escaláveis, isto é, possam crescer sem necessitarem de grandes somas de capital e/ou funcionários muito especializados.

O objetivo do nosso microcrédito será a concessão indispensável de burocracia e uma flexibilidade quanto à garantia de pagamento do crédito adquirido. Outros itens peculiares e fundamentais serão o tempo de vencimento de prazo mais curto e operações com valores relativamente mais baixos do que as realizadas pelo sistema de crédito convencional.

1.3 Metodologia de Pesquisa

Por se tratar de um projeto comunitário não serão realizadas pesquisas na região, mais sim o interesse do próprio micro ou pequeno empreendedor, produtor de bens e serviços de se candidatar. Para que isso aconteça iremos realizar palestras orientando os futuros candidatos, com temas diversificados sobre empreendedorismo.

As iniciativas serão selecionadas conforme critérios e procedimentos especificados, como:

• Micro e pequenos empreendimentos instalados na região Leste de São Paulo;

• Cooperativa, Microempresa, Microempreendedor Individual e Empreendimento Individual Informal;

• Comprovação Documental - Declaração sobre práticas trabalhistas, Licença da Vigilância Sanitária, Licença Ambiental e Contrato de Aluguel ou título de propriedade, conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com