TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 P's Preço, Praça Promoção

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 10

Preço

Para que possa atingir seus objetivos traçados inicialmente no plano de marketing, é necessário que o valor percebido dos produtos demonstre as estratégias que a vantagem competitiva possui. Malhotra (2013) diz que o “preço pode ser definido como uma medida do valor que o comprador troca pelo valor que o vendedor oferece”, entende-se assim que os consumidores atribuem valores diferentes a cada produto ou serviço. Ainda segundo Malhotra (2013), “se os consumidores acharem que o preço é maior do que o valor que atribuem a um produto, eles não realizarão a compra”. Os consumidores estão mais informados sobre o que realmente desejam ao buscar pelo produto ou serviço, devido a disponibilidade de informações na internet.

Praça

        A praça define a forma e o local que o produto será entregue ao cliente final. Malhotra (2013) afirma que “o planejamento dos canais de distribuição e logística de mercado devem se basear nas análises interna e externa e do mercado-alvo”. È necessário deixar os clientes bem informados, pois, é muito fácil para eles pesquisar a respeito do produto e obter as informações necessárias para ajuda-los na tomada de decisão.

Um canal de distribuição é formado por um grupo de pessoas e empresas que visam facilitar o fluxo do produto ou serviço até o consumidor final Malhotra (2013) diz que é preciso três partes envolvidas no canal de distribuição: “fabricantes, usuários finais e intermediários”. Os intermediários são pessoas ou empresas independentes que trabalham entre o fabricante e o comprador final.

 As informações a respeito dos produtos ou serviços que serão oferecidos pelo núcleo podem ser enviadas via e-mail marketing, expostas no site da universidade, por meio de cartazes espalhados pela universidade e por meio dos responsáveis pelo núcleo ou até mesmo pelos professores passando em sala de aula informações sobre o núcleo e trazendo informações a respeito dos serviços oferecidos pelo mesmo.

Promoção

Os objetivos da promoção são informar os clientes sobre o produto, informar as vantagens de obter o produto ou serviço e informar onde e como obter o produto. O meio de comunicação escolhido é um fator de suma importância, por meio dele o produto pode chegar com as informações corretas ou não ao público – alvo. Malhotra (2013) afirma que “você não pode vender algo se não tiver um consumidor para compra-lo, e não tem um consumidor, a menos que fale sobre sua empresa e seus produtos, além de seus benefícios”.

Um composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização. (Churchill & Peter, 2000, p.20) Implantar um CIM eficaz implica compreender o que cada um dos elementos do mix de comunicação pode fazer sozinho ou em conjunto. Malhotra (2013, p.127) afirma:

“As estratégias de CIM devem esboçar os tipos de atividades propostos em relação ao bem e serviços fornecidos, identificar alguns dos pontos fortes de venda da empresa, ser direcionadas ao público-alvo identificado, ser original em marketing e manter a mensagem simples. E o mais importante: você deve garantir que os produtos apresentados representem o que pode ser entregue”.

 Por meio de um CIM eficaz é possível obter informações sobre os usuários do produto ou serviço para estabelecer as estratégias de marketing e garante que as informações forneçam material suficiente para que as comunicações e as mensagens estejam em conexão. Lembrar-se de integrar todos os elementos do mix de comunicação como garantir sinergia entre os elementos é um fator importante a levar em consideração. Estratégias de CIM eficazes determinarão onde no mercado competitivo o produto, serviço ou a empresa se encaixa. Malhotra (2013) diz que o desenvolvimento do CIM “deve levar em conta mudanças a longo prazo no mercado, requerendo flexibilidade para ajustar o programa se os resultados esperados não estiverem sendo obtidos”.  

Portanto, para que a estratégia de CIM seja eficaz, é necessário que o profissional de marketing esteja ciente das necessidades e desejos dos consumidores finais dos produtos.

Malhotra (2013) afirma que “uma comunicação eficaz resulta de uma mensagem consistente em todas as formas de comunicação”. A tabela abaixo traz uma exemplos de cada ferramenta que poderá ser utilizada:

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21]

[pic 22][pic 23]

        

 

Tabela retirada do livro Malhotra (2013)

Produto

        Ao planejar como vender o produto, é preciso entender primeiramente as características de cada produto ou serviço ofertado, seus pontos fortes e fracos, para conseguir criar uma marca de valor real para o consumidor.

        Malhotra (2013) afirma que as vendas dos produtos tendem a seguir um padrão de desenvolvimento chamado pelo autor de “ciclo de vida dos produtos, que são: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio”. O ciclo de vida dos produtos age como ferramenta de planejamento, fornecendo as informações necessárias para que percebam mudanças do mercado e reaja a tempo de vitalizar seu produto.

Fase da Introdução

         Nesta fase o produto ainda é novo no mercado e precisa introduzir seu valor ao mercado. Malhotra (2013, p. 86) fala a respeito:

“Durante este estágio o produto ainda básico é introduzido ao mercado. Isso não é algo que ocorre de uma única vez – os profissionais de marketing precisam investir constantemente em pesquisa e desenvolvimento para reduzir as imperfeições do produto.”

Fase do crescimento

        Nesta fase, os profissionais precisam comparar seu produto aos concorrentes para, se possível, melhorá-lo. Os profissionais de marketing podem melhorar o valor percebido do produto e assim estimular as vendas. Estender a linha do produto ou uma garantia podem ser incluídos como diferenciais do produto ou serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com