TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA IMPORTANCIA DO 5 S

Por:   •  25/12/2021  •  Artigo  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 17

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO 5S COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE

NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Sueli Dybach[1]

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo analisar o potencial da ferramenta 5s como ferramenta de qualidade no ambiente organizacional. Haja vista, que a utilização das ferramentas de qualidade nos processos produtivos e na  vida das pessoas resulta em lucratividade e satisfação na rotina das empresas. Deste modo, foi realizado uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte de dados Sciello – Scientific Eletronic Library Online e Biblioteca Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD) e livros. Evidenciando-se que a aplicação do 5S é simples e pode ser adotado em qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte e pode trazer resultados satisfatório e maior efetividade para as organizações que buscam excelência em qualidade e competitividade.

Palavras-chave: 5S. Ferramenta. Qualidade. Organizações.

1 INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade um dos assuntos mais  importantes para as empresas é a sua sobrevivência face à concorrência acirrada, em      função da abertura de mercado e da formação de blocos econômicos, por isso as empresas buscam aumentar a sua competitividade, conquistando e mantendo clientes. A satisfação dos clientes é o alvo principal e a qualidade uma ferramenta útil                      na busca dessa competitividade.

Neste contexto, o Programa 5S, de origem japonesa traz em sua estrutura a oportunidade de melhorar o ambiente de trabalho através dos 5 sensos, traduzidos para o português que são: senso de utilização, senso de ordenação, senso  de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Deste modo, surge um questionamento: qual a importância do 5S como ferramenta de qualidade no ambiente organizacional?

        Evidenciando-se a busca constante das organizações com fins lucrativos ou não, estarem sempre preocupadas em investir em programas que apresentem qualidade em seus processos, pois sabem que para manter-se no mercado necessitam estar sempre atualizadas nas ferramentas que proporcionam maior resultados tanto na lucratividade como competitividade

Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o potencial da ferramenta 5S como ferramenta de qualidade no ambiente organizacional. Traçando como objetivos específicos: relacionar o programa 5S como sistemas de qualidade e entender o funcionamento e sua importânica no ambiente organizacional.

Desta forma para embasamento teórico sobre a temática optou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica que consiste na citação das principais conclusões a que outros autores chegaram, permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.

Nesta perspectiva a pesquisa está dividida da seguinte forma: Num primeiro momento buscou-se a seleção e identificação do material de interesse em livros, artigos e teses que discutem o Programa 5s como ferramenta de qualidade.  A base de dados onde buscou-se a seleção do material foi Sciello – Scientific Eletronic Library Online e Biblioteca Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD) livros e autores que abordam a temática proposta. Como estratégia de busca utilizou-se os seguintes descritores: “5 S”; “ferramenta” e “qualidade” e “ambiente organzacional”. Num segundo momento foram elaboradas fichas documentais, conforme cada produção ou material institucional, facilitando a organização e coleta de dados. E por fim realizaram-se as análises das produções para assim respaldar os resultados e considerações finais.

Neste contexto, este estudo poderá vir a contribuir cientificamente na construção e no aprimoramento de novos conhecimentos sobre o tema, e em termos    práticos, possibilitar qualidade no ambiente de trabalho, juntamente com o incremento de alguns fatores importantes ao ser humano, por exemplo, podería-se citar a satisfação do ser humano, que é um elemento importante de uma organização.

2 O PROGRAMA 5S E OS SISTEMAS DE QUALIDADE

De acordo com Custódio (2015) O 5S é um conjunto de ferramentas que é utilizado aumentar a qualidade nas empresas. Esse programa é formado por cinco passos que têm o objetivo de manter a ordem e a limpeza no local de trabalho.

Para Miller (2015) que a qualidade é a base essencial da gestão empresarial e afirma que o sucesso desse processo se deve a forma e maneira como são implementados e estruturados os processos que levam a qualidade.

Ressalta Andrade (2002) que dependendo do tipo de processo ou produto/serviço ofertado pela empresa, os sensos referentes ao Programa 5S (Filosofia), beneficiam para a configuração e cumprimento dos seus requisitos (itens da ISO) de avaliação. Levando em consideração a metodologia, o 5S auxilia na manutenção e acompanhamento para a redução de custos, retrabalhos e desperdícios; melhor organização das atividades e equipamentos; efetivação dos procedimentos definidos, especialmente os concernentes a  utilização e limpeza (no caso de produtos que precisam de cuidados especiais) que garantam a conformidade dos produtos e/ou serviços.

Na perspectiva da ISO, as mudanças em 2000 proporcionaram maior amplitude aproximando cada vez mais aos processos de gestão e melhoria da qualidade, fato este que coloca o programa 5S como possível ação mais marcante nesse processo.

Conforme França (2004) sendo o objetivo da Gestão da Qualidade Total mais amplo, é atribuído ênfase a melhoria continua envolvendo toda a empresa (integração interna) e fornecedores, clientes e o meio (externo), entre vários aspectos, envolvendo o planejamento, a formação, a motivação para qualidade, comportamentos, recursos e avaliação continua.

Corrobora Andrade quando descreve que:

A prática do 5S é uma técnica usada para estabelecer e manter a qualidade do ambiente numa organização. O 5S's são grupos de técnicas para promover a organização do ambiente de trabalho, para assegurar o atendimento aos padrões e promover o espírito da melhoria contínua (ANDRADE, 2002, p. 85).

Nesse sentido, o Programa 5S colabora quanto a sua filosofia, quando aborda a autodisciplina e a saúde, atendendo a integração interna e às avaliações contínuas. Quanto a. metodologia, pode propiciar a experiência e vivência da gestão, através das avaliações, reuniões, ação de facilitadores da qualidade, reforçando- a integração e melhoria contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com