TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO MACROAMBIENTE DE MARKETING DO PRODUTO: CERVEJA ARTESANAL

Por:   •  27/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

                         

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

URI ERECHIM

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

HELEN GABRIELA CASSOL

ANÁLISE DO MACROAMBIENTE DE MARKETING DO PRODUTO: CERVEJA ARTESANAL

ERECHIM - RS

2022

INTRODUÇÃO

Apresentar um pequeno texto introdutório, contextualizando o assunto que será descrito no trabalho (mínimo 2 parágrafos – 10 linhas).

  1. DESCRIÇÃO DO SETOR DE CERVEJA

A cerveja surgiu na região da Mesopotâmia entre os anos 8 mil e 4 mil a.C., sendo a primeira cerveja, provavelmente produzida por acidente ao deixar os grãos de cereais fermentarem durante a noite.

 A cervejaria era uma atividade desenvolvida pelas mulheres, na Suméria eram elas que gerenciavam as famosas “casas de cerveja”, as tabernas. Os antigos valorizavam tanto a bebida que acreditavam que ela fosse um presente dos deuses.

Naquela época, a cerveja era consumida por adultos e crianças, chegavam a substituir a água que nem sempre era potável.  Também era chamada de “pão líquido” pelos egípcios, era parte fundamental da alimentação e utilizada como pagamento a trabalhadores. No Código de Hamurabi, incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, era condenado a morte quem não respeitasse os critérios de produção indicados.

No Brasil, o costume de beber cerveja chegou com a família real e foi difundido com a abertura dos portos às nações amigas em 1808. A primeira notícia de fabricação nacional de cerveja é de 1836, partir desta data surgiram as grandes cervejarias, Boehmia foi fundada em 1853, a Antártica em 1868 e a Brahma em 1888.

Em 2021, o número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA atingiu a marca de 1.549, o que representa um aumento de 12,0% em relação ao ano anterior, quando haviam 1.383 cervejarias registradas. Foram registradas 200 novas cervejarias e outras 34 cancelaram seus registros, o que corresponde a um aumento líquido de 166 cervejarias em relação ao ano anterior. O Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes. Existe também, uma considerável variedade de cervejas para o mercado de consumo, visto que o número de produtos registrados alcançou em 2021 a marca de 35.741.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. A indústria da bebida gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, além de representar pouco mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Figura 1: O mercado cervejeiro do Brasil em números

[pic 1]

Fonte: Site do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDCERV)

As cervejarias impactam positivamente outros setores econômicos, como o agronegócio, transporte, energia, veículos, alumínio e vidro, a contribuição é, também, social, apenas no último ano, as cervejarias investiram R$ 400 milhões em esporte e cultura.

1.1 PRODUTO

Existem mais de 100 estilos de cervejas com as mais diversas características. Os tipos de cerveja diferem-se a partir da receita e do processo de fermentação. Existem três famílias ou tipos de fermentação: as Ales, as Lagers e as Lambics.

Quadro 1: Tipos de cerveja

Ale

Lager

Lambic

Características

Cervejas de alta fermentação. Em geral, possuem sabores e aromas mais frutados

Cervejas de baixa fermentação. É a família mais comum e consumida entre as cervejas.

Cervejas produzidas a partir de fermentação espontânea. Possuem uma alta acidez.

Fermentação

Saccharomyces cerevisiae (1-2 semanas).

15ºC - 24ºC (podendo chegar a 35ºC em casos especiais).

Saccharomyces pastorianus (1-2 meses).

5ºC - 14ºC

Leveduras selvagens do ar, Brettanomyces (no mínimo 5 meses).

Temperatura ambiente.

Principais cervejas

As Ales (Amber Ale, Irish Red Ale, Pale Ales, etc.)

Cervejas de trigo (em geral)

Stout

Porter

Dubbel

Tripel

As Lagers (Amber Lager, Vienna Lager, Dark Lager, etc.)

Pilsen

Helles

Bock

Dunkel

As Lambics (Straight Lambic, Fruit Lambic, etc.)

Gueuze

Kriek

Faro

Fonte: Adaptado pelo autor

As marcas mais conhecidas e vendidas no Brasil são:

Skol: “a cerveja que desce redondo” é a preferida dos brasileiros no contexto geral, do tipo Pilsen e com um preço muito acessível, no mundo ela ocupa a 5º posição.

Brahma: considerada a 9º cerveja mais consumida no mundo, é uma das cervejas mais antigas em circulação no mercado brasileiro.

Antarctica: ela nasceu na primeira fábrica brasileira de cerveja de baixa fermentação em 1888, mas com o tempo seu sabor passou por mudanças e hoje está mais leve, agradando um público maior.

2 ESTUDO DO MACROAMBIENTE

2.1 AMBIENTE DEMOGRÁFICO

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do ano de 2019, divulgados pelo IBGE, em comparação com a PNS realizada em 2013, apontam um aumento no consumo semanal de bebidas alcoólicas em 2019, de 23,9% para 26%, impulsionado principalmente pelas mulheres, cujo indicador passou de 12,9% para 17%, um aumento de 4,1 pontos percentuais no consumo de álcool semanal.

Entre os homens, a variação não foi tão significativa: 36,3% para 37,1%, entre 2013 e 2019. No comparativo por faixa etária (ambos os sexos), a maior proporção de pessoas que beberam pelo menos uma vez na semana foi de adultos com 25 a 39 anos (31,5%), seguida de perto por jovens de 18 a 24 anos (30,4%). Apenas 17% dos idosos de 60 anos ou mais consomem bebida alcoólica no Brasil, a faixa com o menor resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (218.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com