TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cerveja Artesanal

Por:   •  5/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CERVEJA ARTESANAL

FELIPE MENDONÇA ALVES DE MENEZES

FILLIPE GUEDES GERALDO

GABRIEL RIBEIRO SILVA

RAFAEL QUEIROZ DE OLIVEIRA

Barretos - SP

2016

FELIPE MENDONÇA ALVES DE MENEZES

FELIPE PAROLIN PESSOA

FILLIPE GUEDES GERALDO

GABRIEL RIBEIRO SILVA

MIGUEL BARBOSA DE ANDREDE NETO

RAFAEL QUEIROZ DE OLIVEIRA

TRANSELEVADOR TRILATERAL

Pesquisa apresentada como exigência para a matéria de Projeto Integrado dos Cursos de Novas Engenharias do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Orientador: Célio Camargo

Barretos

2016

RESUMO

Este trabalho apresenta o projeto e a implementação de um sistema automático de armazenamento educativo, denominado transelevador. Este é constituído de estrutura de perfis de alumínio que confere características de modularidade, flexibilidade de montagem, rigidez mecânica, bom acabamento e longa vida útil. O transelevador poderá ser integrado a outros sistemas, tais como robôs, esteiras, manipuladores pneumáticos e outros dispositivos mecânicos, tendo assim um grande conjunto automatizado, proporcionando uma ótima ferramenta didática para o ensino da automação. Os transelevadores permitem a automação, de forma muito simples, de armazéns de estantes convencionais que trabalham com empilhadores manuseados por um operário, tanto em armazéns pré-existentes como em instalações novas. O transelevador desloca as paletes até as extremidades do corredor, deixando a carga sobre suportes ou sobre um sistema de transporte automático. Isto é possível graças ao fato de dispor de uma cabeça giratória que permite que as paletes sejam recolhidas e colocadas em três posições: um frontal e outras duas laterais.

Palavras-chaves: Transelevador.Automatização.Armazéns.

ABSTRACT

This paper presents the design and implementation of an automated system of educational storage called stacker crane. This structure consists of aluminum profiles that give modularity features, mounting flexibility, mechanical strength, good workmanship and long service life. The stacker crane can be integrated with other systems such as robots, conveyors, pneumatic manipulators and other mechanical devices, thus having a large automated assembly, providing a great educational tool for teaching automation. The stacker cranes enable automation, very simply, warehouses conventional shelving working forklifts handled by a worker, both pre-existing warehouses as on new installations. The stacker crane moves the pallets to the ends of the corridor, leaving the load on supports or on an automatic conveying system. This is possible thanks to the fact of having a rotating head that allows the pallets are collected and placed in three positions: a front and two sides.

Keywords: Stacker.Automation.Warehouses.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

4.1        Atividade de Armazenagem        8

4.3 Transelevadores        10

4.3.1        Transelevadores Trilaterais        10

4.3.1.1        Estrutura de um Transelevador Trilateral        12

5.        PROCEDIMENTO        13

5.1 Materiais        13

5.2 Custos        13

5.3 Montagem        14

6.        CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20


  1. INTRODUÇÃO

O tema do presente projeto aborda a construção de um transelevador utilizado em centros de armazenamentos automatizados, bem como as vantagens competitivas trazidas por este equipamento dentro de um armazém.

Um objetivo tão difícil de ser alcançado é a qualidade total, tendo que ser cada vez mais eficiente, pois esse é um setor que esta cada dia mais exigente. Tendo como desafio ter uma melhora continua no processo, otimizando custo e da mesma maneira continuar melhorando a atividade e qualidade do serviço oferecido.

Sabe-se que todos os ramos da sociedade estão evoluindo e cada dia mais fazendo jus o uso da tecnologia. Sabendo disso os grandes centros logísticos não poderiam parar no tempo e deixar de acompanhar essa evolução. Com base nesses desafios faz-se interessante o estudo da automatização dos centros logísticos através dos equipamentos de movimentação utilizados nesses centros, mais especificamente o transeveledor trilateral.

Os conceitos estudados neste projeto dizem respeito a sistemas hidráulicos, utilização de fluidos, Princípio de Pascal, centros logísticos, diversos tipos de equipamentos de movimentação, ganho de produtividade e até mesmo melhoria de processos.

        Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, onde a coleta de dados foi realizada através de pesquisas teóricas em livros e na internet de conteúdos realmente necessários para elaboração da maquete.

  1. OBJETIVOS

  • Quantificar a evolução dos equipamentos de movimentação ao longo das gerações;
  • Propiciar experiências pratica dos estudos teóricos já vistos no decorrer do curso;
  • Trabalhar em equipe, lidar com as diferenças de personalidade e de opiniões dos integrantes do grupo;
  • Aprender a trabalhar com escassez de recursos, tanto no que se refere a matérias, quanto a custos e até mão de obra;
  • Trabalhar e absorver a pressão de se ter um cronograma.
  • Apresentar o trabalho na feira de protótipos.
  • Conclusão do trabalho em perfeito estado e funcionamento.
  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema abordado para a realização do projeto se deu a partir do momento em que o grupo teve grande curiosidade em entender a funcionamento e ganhos obtidos de um objeto em que é utilizado por grandes empresas, e que fosse de fácil demonstração, elaboração e principalmente envolvesse um custo baixo (preferencialmente reciclável).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (663.7 Kb)   docx (501.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com