TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Estratregica Da Area De Recursos Humanos

Trabalho Escolar: A Atuação Estratregica Da Area De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Levando em consideração o importante papel da administração em Recursos Humanos para o desenvolvimento de empresas. Temos visto o crescente interesse de compreender o real papel dos Gestores e quais são suas competências para o desenvolvimento de suas ações.

O século XXI esta sendo marcadas por rápidas transformações nas empresas e na sua administração, Tais mudanças trazem varias reflexões sobre a nova roupagem que a gestão em RH vem adotando ao longo dos tempos. No início a administração não se preocupava com seu principal instrumento de trabalho “As pessoas”. Sua visão era voltada apenas para as necessidades lucrativas da empresa, ou seja, o interesse era voltado exclusivamente para a produtividade e vendas dos produtos. Com o surgimento da Revolução Industrial e o domínio da visão capitalista o homem perdeu o seu lugar para a máquina. “O humano foi substituído pelo tecnológico”.

Porém foi percebido que essa substituição jamais chegaria à margem dos 100%, e essa percepção fez a administração voltar o seu olhar para as pessoas adotando novas políticas para sua gestão. Assegurando de certa forma uma política administrativa mais acautelada para a contemporaneidade.

Hoje esse cenário tem sido mudado, com o auxilio de novas teorias a administração de Recursos Humanos foi desenvolvida para auxiliar o crescimento da empresa e proporcionar para gestores e funcionários um ambiente adequado para a execução de suas tarefas.

Porém o papel do Gestor vai muito além do ambiente organizacional, pois estão ligadas as relações interpessoais que são desenvolvidas fora e dentro da empresa. Por conta dessa responsabilidade esse gestor deve estar altamente qualificado para exercer esse papel. E para atender essas necessidades as empresas da atualidade buscam profissionais dinâmicos e criativos para ocuparem cargos de Gestão.

O presente trabalho pretende analisar a situação de duas pequenas empresas de Ilhéus e suas características administrativas para que seja observado o papel de seus gestores e as necessidades de transformação dentro da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Para o cumprimento desse trabalho foi necessário a realização de uma pesquisa empírica em duas empresas da nossa cidade. A primeira empresa trata de uma loja que trabalha no ramo de venda de confecções, já a segunda empresa é uma panificadora que atende ao bairro mais populoso da cidade.

Ambas não possuem um setor de Recursos Humanos especifico e o proprietário é responsável pela gestão do local. Para melhor compreensão da analise do nosso trabalho veja a ficha de apresentação das duas empresas:

Empresa I

1. Nome da empresa: Kellu’s Confecções

2. Localização: Ilhéus-Bahia

3. Ramo de atividade: Empresa varejista no ramo de confecções (masculino feminino e infantil)

4. Numero de funcionários: 11

Empresa II

1. Nome da empresa: Gomes Panificadora

2. Localização: Ilhéus-Bahia

3. Ramo de atividade: Produção e venda de alimentos

4. Numero de funcionários: 13

O presente trabalho foi dividido em dois momentos, o primeiro momento deu-se a parti das entrevistas realizadas com os dois gestores. Após essa etapa, foi oportunizada para o grupo a discussão e analise dos dados das entrevistas.

Percebemos que os processos de comunicação nas duas empresas são bastante parecidos, ou seja, tanto na empresa I e II, os gestores realizam reuniões para trataram sobre os projetos, metas e fatos ocorridos durante o cotidiano. Além dessas reuniões a empresa I faz uso de um mural para que algumas informações sejam apresentadas claramente para seus funcionários.

O gestor da empresa II afirmou que quando há algum problema referente apenas a um colaborador ele convoca apenas esse sujeito. O processo de feedbacks não são realizados constantemente. Percebemos que os gestores ainda não compreenderam a valorização dos feedbacks dentro das organizações.

Para informar sobre promoções e queima de estoque a empresa I utiliza propagandas em rádios e carros de som. Já a empresa II não necessita utilizar esses mecanismos da comunicação, por se tratar de uma panificadora onde o fluxo de clientes é constante, o máximo que a empresa utiliza são cartazes expondo se houve aumento no preço do pão ou se há alguma promoção ou queda de preço de outros alimentos.

Já a comunicação com os fornecedores é realizada de forma direta, através de conversas em visitas, email ou via telefonemas. Aqui na região os fornecedores realizam visitas nas empresas para oferecerem seus produtos. Principalmente nas empresas varejistas que valer-se de uma grande gama de produtos, para que possam oferecer aos seus clientes as novidades do mercado.

Já no caso de empresas que trabalham no ramo de confecções é necessário que o gestor(proprietário) faça viagens para outros estados ou cidades em busca das novidades do mercado da moda. Nesse caso a região Sudeste é a mais procurada, pois é lá que se centralizam os grandes fabricantes do roupas do país. Ao realizarem essas visitas esses compradores podem comunicar-se diretamente com os fornecedores.

Por se tratarem de duas empresas de pequeno porte fica claro que a estrutura de comunicação ainda está em desenvolvimento. No entanto, percebemos também que essa comunicação deveria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com