TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Beleza Natural

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CASE BELEZA NATURAL

Grupo: Arianni Di Petta, Heloisa Soares e Jean Marcello

Como entender o sucesso do Instituto Beleza Natural? Simples! Misture a Disney, a Ford e a Wise Up, e teremos a base da receita deste sucesso, sem contar a cereja do bolo chamada Zica.

Esta resenha é sobre o Instituto Beleza Natural, fundado em 1993 pelos atuais donos da rede: Heloisa Assis, Leila Velez, Rogério Assis e Jair Conde. Tudo começou através da Dona Zica (Heloísa), que foi doméstica, babá e vendedora. Quando concluiu seu sonho, e tornou-se cabeleireira, percebeu que algo faltava neste mercado. E este algo a envolvia diretamente. E a partir daí que dona Zica começou sua mina de ouro. A vontade de melhorar sua própria aparência e cuidar dos seus cabelos crespos, fez com que dona Zica montasse seu próprio negócio. E este negócio nada mais é, do que cuidar da aparência das outras pessoas, desde os tratamentos em seu salão, até a venda de produtos, para que as clientes possam fazer a manutenção em casa.

Hoje, dona Zica e seus sócios possuem uma rede de salões, e um Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento, focado em produtos de sua própria linha. E se hoje, existe um produto capaz de sustentar o carro chefe do seu negócio, chamado Super Relaxante, foi graças a sua coragem, que por dez anos fez constantes reuniões com fornecedores, e se colocou como cobaia, até encontrar a fórmula perfeita.

Esta história é muito interessante, mas alguns pontos chamam a atenção.

Pelo fato deste negócio ter sido criado a partir de uma necessidade pessoal, todo o empreendimento possui uma personalização. A impressão que se tem, é que quando um cliente entra no salão, é como se estivesse entrando em sua própria casa.

Mas aí começa um dilema. Entre a entrada no salão, e o fim do tratamento, a cliente chega a esperar até seis horas. Assim como a Ford, o Beleza Natural funciona como uma linha de produção. A saga começa na entrevista, depois na sala de preparo, continuando na sala dos Lavatórios, em seguida na de Hidratação, e por fim na sala de Penteados. Quem, hoje em dia, consegue ficar seis horas num salão?

Sendo assim, foi criado um sistema de entretenimento baseado na Disney, pois como neste parque, que as filas são longas, é necessário que os visitantes fiquem ocupados com outras atividades nesta espera. No Beleza natural, esta espera é regada de palestras, salas de TV, WI-FI e uma sala para as clientes conversarem entre si.

E por último, a comparação de Dona Zica com Flávio Augusto, fundador da Wise Up, é inevitável. Ambos de famílias humildes, transformaram um sonho em realidade de milhões de reais. Começaram com um local simples, deram seu toque pessoal, contaram com pessoas competentes, abriram filiais e venceram!

Um ponto interessante, é que o público inicial é o mesmo até hoje. Entre este público, a maioria vem das classes C e D. Pessoas com baixo poder aquisitivo, e que dificilmente encontram um lugar que saibam cuidar delas. Lá, este público se sente valorizado, com sua autoestima elevada, e com suas necessidades supridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com