TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Copa Do Mundo é Nossa!

Artigo: A Copa Do Mundo é Nossa!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 UMA REFLEXÃO SOBRE OS IMPACTOS DA COPA NA BAHIA..................... 4

2.1 Aspectos positivos 4

2.2 Aspectos negativos 4

2.3 Principais focos de atuação do poder público....................................................4

2.3.1 Análise dos impactos da copa do mundo em Salvador e região Metropolitana.............................................................................................................4

3 RESULTADO DA ANÁLISE DO ARTIGO: “ESTUDO DE CASO: A Copa do mundo é nossa”.........................................................................................................4

3.1Análise dos elementos textuais...............................................................................4

3.2 O planejamento estratégico...................................................................................4

3.3 A etimologia da palavra Método............................................................................4

3.4 Elementos éticos presentes na relação custo/ benefício na deliberação de verbas.........................................................................................................................4

3.5 Estudo comparativo com o artigo "O impacto de uma Copa do mundo no Brasil."..........................................................................................................................4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Um evento como a Copa do Mundo para um país em desenvolvimento como o Brasil, inegavelmente, divide opiniões. Levando em consideração todas as debilidades estruturais e sociais existente em nosso país deve-se, realmente, ponderar sobre a viabilidade da realização da copa do mundo no Brasil, contrapondo aspectos negativo e positivos de forma imparcial para a formulação de nossa opinião sobre o assunto.

Primeiramente, quanto ao aspecto econômico, é sabido que a arrecadação de renda, direta ou indiretamente, é alto, o que não minimiza o custo que passa dos 10 bilhões de dólares.

Estádios sendo reformados, ou até mesmo construídos, a malha viária sendo recuperada, o sistema de transporte, seja aéreo ou terrestre, se adequando às exigências de padrão internacional. Isso sem falar no setor de turismo, que investe alto em hotéis e pacotes para os muitos turistas que visitarão o país no período.

Quanto ao social, e é justamente neste ponto que as opiniões de divergem, questiona-se se é realmente necessário toda esta “parafernália”, enquanto famílias inteiras vivem em completa miséria no país.

O presente trabalho promove uma reflexão sobre os impactos da Copa do mundo na Bahia, destacando pontos como aspectos positivos e negativos, atuação do poder público, planejamento estratégico, tendo como ponto de partida a análise dos artigos “ESTUDO DE CASO: A Copa do mundo é nossa” e "O impacto de uma Copa do mundo no Brasil."

2 REFLEXÃO SOBRE OS IMPACTOS DA COPA NA BAHIA

A Bahia é um estado federativo da região nordeste do país que se destaca no cenário nacional, principalmente, pelos pontos turísticos que oferece aos turistas.

A efetivação da utilização do estado como sede dos jogos na Copa do Mundo em 2014 disponibilizará obras de mobilidade urbana com investimento na melhoria do transporte público, por exemplo, marketing gratuito aumentando a visibilidade no cenário internacional, ampliação da estrutura turística e hoteleira, por exemplo.

2.1 ASPECTOS POSITIVOS

Sabe-se que o custo estimado para a Copa de 2014 é de 10 bilhões de dólares. A promoção de grandes eventos tem sido uma estratégia e diversos países oportunizam para terem a atração de investimentos e de atenção internacional. Os benefícios econômicos, que envolvem obras de infraestrutura urbana, reformas/construção de estádios, fluxos turísticos, investimentos privados (rede hoteleira, por exemplo) e divulgação internacional do país, destes eventos servem como argumento para justificar o esforço e o gasto público para sediá-los.

A efetivação de uma Copa do Mundo realizada no Brasil, certamente, beneficiará a população, desde o plano econômico ao social. A começar pela mudança na imagem brasileira no exterior; já apresentando um povo alegre e receptivo, que passaria a ter características como competência, organização e desenvolvimento.

As cidades que sediarão os jogos serão as primeiras a serem beneficiadas com grandes projetos de infraestrutura, como a preparação dos estádios, seja recuperando os já existentes, seja pela construção de novos prédios, além da reformulação do sistema de transporte público, melhoria no sistema de segurança e até mesmo na movimentação da iniciativa privada na infraestrutura de turismo, com a construção de novos hotéis, restaurantes, o que inevitavelmente acarretará a geração de empregos em diversos setores da economia.

2.2 ASPECTOS NEGATIVOS

Entre os aspectos mais citados como "negativos" para a efetivação da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pode-se citar os altos gastos com a recuperação de estradas e estádios. Vale ressaltar que nenhum estádio brasileiro estava apto a receber a Copa do Mundo, os investimentos que se darão para a Copa do Mundo poderiam entre outras coisas melhorar a educação, saneamento básico, saúde que são áreas que estão precisando urgentemente de melhorias.

Além disso, no quesito segurança, sabe-se que o Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com