TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE MERCHANDISING

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

MERCHANDISING / PROMOÇÃO

NO

PONTO DE VENDA/PÚBLICO

Acadêmicos

Simone Helena Pacheco da Silva

Veridiana Irigoyen Morais

Professor - Pablo Rodrigues Bes Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Administração (ADG0360) – Disciplina: Marketing

03/12/2014

RESUMO

Neste trabalho, vamos abordar a diferença entre merchandising e ponto de venda: Muitas empresas buscam uma forma para se promover no mercado comercial, e procuram empresas de marketing para fazer o serviço, já outras empresas que tem seus produtos vendidos apenas pela internet, possuem seu próprio setor de marketing especializado para divulgação de seus produtos. Qualquer material ou técnica que promova um produto se qualifica como promoção de vendas, a soma das ações promocionais promovidas em locais diferentes, vários pontos de venda com grandes painéis de divulgação, fazem com que o consumidor se interesse pelo produto e leve para casa. A diferença entre merchandising e promoção de vendas, é de que no merchandising há uma venda sem palavras sem vendedor presente, o produto é apresentado sozinho, apenas com embalagem, já a promoção de vendas é totalmente ao contrário, utiliza muito o uso de material promocional e vendedores buscando compradores. Os pontos em comum que ligam o merchandising e a promoção de vendas dentro do marketing é justamente o impacto que a venda de produtos terá sobre os consumidores, utilizando estas ferramentas, eles diferenciam sua marca de outras que estão no mercado, aumentam a participação no mercado, faz com que o consumidor tenha desejo de comprar o produto e não somente necessidade.

Palavras-chave: Merchandising, promoção, venda e público.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar o conceito de Merchandising e suas variáveis e definir - lo como técnica de promover determinado produto e como o consumidor vai ser atraído para o ponto de venda. O objetivo geral é saber trabalhar de forma simples, clara quando se expõe os tipos de produtos, entender o que é ponto de venda e como se aplica, além de definir publicam alvo. Iremos verificar que o merchandising cresce cada vez mais a cada ano e entender a eficiência dessa técnica nos grandes e pequenos varejistas e como ajuda o varejista e o consumidor.

Muito empresário independente do tamanho da sua empresa, questiona-se sobre a necessidade de investir em Marketing, uma vez que exige certo dispêndio de tempo, recursos e, em alguns casos, o auxilio de um profissional da área.

Por mais clichê que a famosa frase “a propaganda é a alma do negócio” possa ser, ela é verdadeira. Quando nos referimos à propaganda, não estamos nos referindo apenas a veiculação da imagem da empresa nos canais de comunicação como revistas, televisão ou outdoors, mas sim ao conceito mais amplo de marketing, como, por exemplo, o fortalecimento da marca ou a criação de uma identidade para a empresa.

Vivemos em um mercado extremamente competitivo, no qual, para se vencer, além de apresentar qualidade, é preciso se destacar. As pequenas e médias empresas devem-se atentar a necessidade de investir em marketing, pois através dele será mais fácil alcançar a fidelização dos clientes, garantindo assim uma maior tranquilidade para o alcance dos seus objetivos, logo, a longevidade da empresa.

Dentro desse Marketing, temos dois pontos importantíssimos para o sucesso: o merchandising e o ponto de venda, onde abordaremos cada um deles, explicando suas importâncias, semelhanças e diferenças.

Figura 1 – Merchandising no ponto de venda.

FONTE: Disponível em: <http://www.pdvativo.com.br/blog/category/merchandising/recursos-humanos-em-merchandising/> Acessado em: 25 Nov. 2014.

2 DEFINIÇÃO DE MERCHANDISING

Segundo Philip Kotler, um dos mais conceituados autores de Marketing, afirma que Merchandising é o conjunto de operações efetuadas dentro do ponto de vendas, visando colocar o produto certo, na qualidade certa, com preço certo, no tempo certo, com impacto visual adequado e dentro de uma exposição correta. Podemos então dizer que o principal objetivo é estimular a venda no próprio local de exposição.

Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira que tal que acelere sua rotatividade. Atualmente, o Merchandising é algo muito mais completo que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua imagem para os PDV´s até o acompanhamento de seu desempenho diante dos consumidores, e é considerada a mídia mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os principais elementos para a venda ser efetuada: consumidor, produto e dinheiro.

2.2 CONCEITOS DE MERCHANDISING:

O Merchandising possui inúmeros conceitos. Aqui citamos os principais de acordo com os autores mais conceituados do ramo do Marketing.

Philip Kotler (1998): A comunicação vem a ser todo o esforço da organização para tornar seus produtos ou serviços conhecidos no mercado, visando atingir seu público alvo. Uma comunicação bem direcionada pode trazer um retorno muito benéfico para a organização, tanto nas vendas, como em sua imagem.

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

Figura 02 – Philip Kotler.

FONTE: Disponível em: <http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/fiec-onlinev2/home.php?st=exibeConteudo&conteudo_id=44523/> Acessado em: 06 Dez. 2014.

Las Casas (2001, p. 26): "Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”.

Cobra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com