TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA PIERRI LEVI

Por:   •  13/10/2020  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

NATHALIA RIBEIRO DOS SANTOS AUGUSTO RA: 192384

Um dos pontos iniciais que mais me chamou atenção é quando ele relata que no futuro talvez não haja menos desigualdades, mas menos miséria. Perguntando sobre o passado de pessoas próximas de mim, como mãe, avó e tias, por exemplo, é possível notar como a situação financeira mudou radicalmente em torno de 20 anos. Elas que viviam em uma vida de muita miséria e pobreza hoje vivem uma vida bem mais acessível às coisas boas. E como Pierre Lévy alega no vídeo, se fossem paralisar as ideias de evolução esperando a desigualdade diminuir não iríamos avançar na tecnologia.      

Outro ponto interessante é quando Pierre Lévy acredita que em torno de 20 anos as escolas seriam praticamente virtuais. Apesar de não ter os estudos completamente virtuais, é indispensável o uso da tecnologia para entregar atividades, por exemplo, ou continuar os estudos em meio a uma pandemia, como estamos vivendo atualmente. Sem contar a facilidade de adquirir um diploma superior com estudos à distância.   

Mais um ponto interessante, é que mesmo Lévy sabendo que infelizmente nem todos terão acesso ao conhecimento e o uso da internet, ele pontua que não é viável pensar apenas na desigualdade e deixar atrasar o conhecimento e a evolução. É muito importante evoluir tecnologicamente para que as pessoas consigam crescer no conhecimento.    

Mesmo sendo uma entrevista antiga, Pierre já pensava muito à frente. É incrível a forma que ele descreve a liberdade que teríamos na internet, liberdade essa que nos garante opinar, falar, escrever e divulgar nossos pensamentos. A diversidade só ficou mais exposta devido a internet.   

Uma pergunta que mostra como a atual internet mudou e evoluiu é a de Carmem Maia, na pergunta ela indaga sobre como a internet pode ser aproveitada de forma colaborativa e não apenas um modismo passageiro. Hoje a internet se tornou a ferramenta principal para estudo e trabalho. É indispensável o uso da internet para fazer uma pesquisa, imprimir uma imagem ou até para o uso profissional nas empresas. Então o que era ou poderia ser apenas interação e diversão, se tornou uma ferramenta necessária e muito colaborativa na humanidade.   

É muito interessante a colocação de Pierre em relação a observação de cada indivíduo. Podemos olhar para qualquer coisa, mas cabe a nós a decisão de observar os detalhes.   

A pergunta de Max Alvim mostra como já temos essa liberdade no qual era tão desconhecido para ele. Atualmente a internet se tornou o maior meio de comunicação, onde é tão fácil o contato com os usuários.  

A pergunta de Florestan Fernandes Jr. de como será o Homem a partir do computador, nos mostra em como foi possível criar, teoricamente, um Homem virtual. Exemplo disso são os influenciadores das mídias sociais. Pessoas que divulgam seu cotidiano, gostos e prazeres, demostrando uma vida perfeita e divertida. É compreensível e fato a afirmação dele de que as relações sociais não se estabelecem com pessoas vidradas e cegas nos celulares. Pois hoje vemos como as relações pessoais estão cada vez mais virtuais. 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com