TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO YOUTUBER: A IMPORTÂNCIA DO YOUTUBE NA ERA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

Por:   •  3/4/2019  •  Artigo  •  4.254 Palavras (18 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 18

A EVOLUÇÃO DO YOUTUBER:

A IMPORTÂNCIA DO YOUTUBE NA ERA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

Débora Todesco¹

RESUMO

Nesse artigo refletiremos sobre alguns aspectos importantes para a evolução do Youtuber Brasileiro. Assim como, abordaremos um pouco de sua história e como essa plataforma é importante para a nova geração.

1. INTRODUÇÃO

Vive-se a era da informação e das novas tecnologias. A propagação de informações acontece num ritmo incrivelmente veloz e, nesse cenário de intensas mudanças tecnológicas, muitas coisas são agregadas à nossa vida diária. Novas ferramentas, acessórios e instrumentos são incorporados e continuamente somos modificados por eles, na medida em que precisamos nos adaptar e reconhecer essas novas formas de comunicação. É notável o impacto trazido pela Internet e todas as maravilhas proporcionadas por ela. Frequentemente ouvimos falar que a Internet é uma nova mídia.

O youtube é uma plataforma de vídeo com mais de 1 bilhão de usuários. Este é um número gigantesco e que chama a atenção de muitas pessoas. Muitos começam um canal por necessidade ou oportunidade, mas independente da motivação, todos que têm um canal no youtube torna-se, automaticamente, um Youtuber. Com isso, podemos agora agir de forma interativa e imediata, sendo também emissores no processo. Um novo perfil de ídolo cresce como o preferido entre os jovens brasileiros. E não é preciso gostar mais das mesmas coisas ou ter ideias parecidas para influenciá-los. A beleza física também não é importante. O ídolo das novas gerações é espontâneo, autêntico, original, inteligente e bem-humorado.

Não é por acaso, que metade das personalidades mais influentes entre os adolescentes brasileiros já são youtubers ( aponta uma pesquisa inédita realizada pela consultoria Provokers a pedido do Google e do jornal Meio & Mensagem). Enquanto o poder de influência da TV depende de qual atração está no ar, os youtubers possuem uma relação mais constante com os jovens, gerando capacidades de engajamento e mobilização muito maiores.

¹ Acadêmica da Escola de Direito PUCRS(Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) – cursando disciplina eletiva de Roteiro e Produção para Youtube ( PUCRS/FAMECOS – Escola de Comunicação, Artes e Desing).

_____________________

2. ERA DIGITAL

Para entender-se o contexto da mídia atual é essencial reconhecer e analisar as transformações pela quais ela vem passando. O surgimento de novas tecnologias de comunicação alterou estilos de vida e modelos de negócios, causando mudanças profundas na sociedade.

O uso da high-tech interfere na transformação da sociedade, pois “as pessoas moldam a tecnologia para adaptá-las a sua necessidade”. Por isso, pode-se dizer que a sociedade vive constantemente em evolução tecnológica. O computador e a internet proporcionam uma cultura da interconexão, que antes estávamos reunidos diante de uma única fonte de comunicação, e agora interconectados uns aos outros. Logo, o momento que estamos vivendo é o de “Sociedade em Rede”, onde a tecnologia da informação penetram todos os âmbitos da atividade humana e promovem uma transformação histórica.

Jenkins (JENKINS, 2009, P. 41) diz que o conteúdo de um meio pode: mudar seu público, seu status social pode subir ou cair. Mas uma vez que o meio se estabelece, ao satisfazer alguma demanda humana essencial, ele continua a funcionar dentro do sistema maior de opções de comunicação. Logo, tem-se uma convergência das transformações tecnológicas, culturais e sociais percebidas no cenário contemporâneo dos meios de comunicação. “O cenário dessa cultura da convergência é onde velhas e novas mídias colidem, onde a mídia corporativa e a mídia alternativa se cruzam e onde o poder do produtor e consumidor interagem de maneiras imprevisíveis” (JENKINS, 2009, p. 29). Se o paradigma da revolução digital presumia que as novas mídias substituiriam as antigas, o emergente paradigma da convergência presume que as novas e as antigas mídias irão interagir de formas cada vez mais complexas.

Por consequência, a mudança do papel das mídias ocorre em meio a “Era da Convergência”. Assim, a convergência não ocorre somente quando um canal de televisão, por exemplo, começa alimentar um canal da internet com conteúdo próprio, mas também quando as pessoas assumem o controle das mídias. A conexão entre as pessoas nunca esteve tão ampliada, e é a evolução da internet que está impulsionando essa nova era.

Diante de todas essas facilidades trazidas pelas novas tecnologias, muitas fronteiras tornaram-se invisíveis e uma nova cultura, a midiática, foi integrada à vida moderna. E nesse contexto de muitas possibilidades proporcionadas pela Internet, surge uma das ferramentas mais utilizadas atualmente: o YouTube, um site que serve como banco de produtos audiovisuais. Uma grande videoteca virtual abre um mundo de imagens animadas para a nossa curiosidade, tudo a ver com a cultura contemporânea. Por isso, não há como comparar a televisão e a internet em termos de audiência, pois a internet não é “assistida” como a televisão, ela faz parte do cotidiano, as pessoas vivem com ela. Diante da televisão o espectador recebe informações sem ter, necessariamente, desejado ou ido em busca delas, já na internet ocorre o contrário, é ele que busca pelas informações. A internet, enquanto meio de comunição, não se enquadra no senso tradicional sobre mídia – ela é, perfeitamente um meio de comunicação interativa.

Portanto, a mídia de massa – a disseminação de informações por meio de jornais, revistas, livros, rádio, televisão – deixou de ser uma fonte básica de informação. A massa, que muito foi tratada como horrenda, acrítica e passiva, começa a perder o sentido nesse novo cenário midiático. Onde os meios tradicionais estão convergindo com os novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com