TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia para o Consumidor

Por:   •  11/4/2023  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRATÉGIA PARA O CONSUMIDOR

A partir dos anos 50, o marketing passou a ter um papel de grande importância na sociedade, ele tinha de estar atentos para os consumidores, o processo de comércio de bens e serviços tinham de estarem voltados para a satisfação dos clientes e as empresas deveriam ajustarem de forma adequada as ofertas para os respectivos compradores. Foi nesse momento, que as organizações se aplicaram a traçar uma análise do comportamento de cada tipo de cliente e qual o produto/serviço seria oferecido.

Comportamento do consumidor é uma atividade mental e física exercida pelos consumidores ou por empresas que resultam em decisão ou ação para o pagamento, compra e uso de produtos e serviços (SHETH; MITTAL; NEWMAN, 1999, p. 5)

 Descobrir estratégias para o sucesso da instituição era o foco, levando em consideração a concorrência para o aperfeiçoamento.

Os clientes normalmente têm três funções básicas: comprar um produto, pagar e consumi-lo. Essas funções passam por várias fases nessa escolha e uma variedade de situações que fazem os clientes escolherem os produtos e as empresas que vai desd a confiabilidade até a estratégia de marketing utilizada.

O marketing procura desenvolver estímulos para que os produtos sejam conhecidos no mercado e desejados. Isso faz com que, muitas vezes, os clientes mudem de opinião e procurem trocar de marca, mesmo que não estejam precisando deles naquele momento, mas por terem identificado uma oferta melhor. (LAS CASAS, 2013, p. 185)

Quando falamos de estratégias para os consumidores, devemos em primeiro lugar conhecer a fundo sobre seus clientes (tipos de cliente, cultura, o que eu vou vender e que tipos de clientes atenderemos? como podemos aproximar os clientes? O que lhes dará valor?), isso é uma das bases fundamentais para o sucesso. Conhecer as necessidades importantes do comprador e se concentrar-se em enfatizar os benefícios dos produtos/serviços que irão atender aquelas necessidades.

Vide a demonstração ilustrativa abaixo:

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

        

             

             

                     

 

           Diante de uma atual realidade onde se existem uma infinidade de empresas promovendo produtos/serviços com varias maneiras de fazer isso. Vejamos abaixo:

  • Frequentar workshops que são feiras com um grupo de pessoas com um mesmo interesse em comum. É uma estratégica para apresentação da sua empresa demonstrando seus produtos e serviços;
  • O Banner Online é um tipo de propaganda, muitas vezes utilizada na internet, parecida com a propaganda tradicional, porém tudo acontece no meio virtual, onde se tem uma forma de operacionalização com muita facilidade na divulgação da marca, geração de tráfegos e custo reduzido, trazendo maiores vantagens para a organização, fazendo o público conhecer e se aprofundar sobre a empresa e se interessando pelos bens/serviços oferecidos.
  • A panfletagem (banner off-line) é uma forma de ficar frente a frente com seus futuros clientes, pois nesse material de divulgação constaram os produtos e serviços oferecidos.
  • Divulgação de preços isca que são preços baixos que fazem as pessoas a se interessar por seu produto/serviço, procurando entrar em contato para saber maiores informações.
  • Design atualizado contribui grandiosamente, pois os consumidores em nossa atual realidade procuram por algo diferente no mercado, seu produto pode existir, mas ele tem que diferenciar dos outros.
  • A abertura de um site explicando a história da empresa, produtos, visões e valores e depois de tudo isso trabalhe com qualidade e foco principal no consumidor para ter o marketing boca-boca aumentando a carteira de clientes.
  • O uso de redes sócias para ter uma maior interação com clientes e futuros cliente. Vivemos numa era digital onde muitas pessoas procuram ter um relacionamento com empresas
  • Pós-compra, uma função de passar confiabilidade para os consumidores em referencia ao bem/serviço adquirido com o envio de cartas com propagandas mostrando a satisfação de consumidores felizes.

            Porém, não basta chegar e fazer isso de qualquer maneira, tudo tem que ser decisões pensadas estrategicamente.

           Mas uma das maiores e infalíveis técnicas é a fidelização de clientes que é o conjunto de ações e atividades a serem realizadas com o objetivo de manter seus clientes consumindo, garantindo satisfação e reconhecimento, mas esse é o grande desafio das empresas no mercado atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (200.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com