TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabrica de Papel

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Na fabricação de papel sulfite a principal matéria-prima para a produção é a madeira. Nas fábricas, após serem cortadas, são descascador e picadas, assim formando lascas. Depois é cozido dentro em um tanque em um líquido composto por água e alguns agentes químicos, como sulfitos. O resultado desse cozimento é chamado de polpa. A polpa passa por um processo de lavagem, em tanques e centrífugas, onde são extraídos os cavacos que não se dissolveram e outras impurezas. Depois, ela é deixada em repouso em outros tanques, numa etapa chamada de branqueamento, para separar a celulose de outros resíduos.

Os restos não aproveitados de madeira são queimados em caldeiras e transformados em energia elétrica em turbogeradores a vapor. A energia gerada alimenta o próprio processo de fabricação do papel. A polpa de celulose passa por uma máquina chamada mesa plana, que transforma essa massa úmida em uma grande folha contínua e lisa.

A grande folha, movida pela esteira rolante, passa por rolos de prensagem e secagem com ar quente, que retiram o excesso de água, compactam o papel e alisam a folha. Finalmente, a folha passa por um aparelho chamado enroladeira e por rolos de rebobinagem, onde o papel se descola da esteira rolante e forma enormes rolos - ou bobinas -, estando pronto para o corte e o empacotamento.

Efeito Negativo

 Não gera emprego em massa porque utiliza quase totalmente maquinários no processo de fabricação, assim afetando a empregabilidade. E o a pouca mão- de –obra que necessita não é especializada, então no nosso caso o Brasil não estimula a qualidade na educação.

Efeito Positivo

O Brasil é favorecido por causa de suas ricas florestas que nele existe assim não precisado de nenhum insumo ou matéria prima exportada, ou seja, não precisando de nenhum produto de outros pais para a fabricação de papel sulfite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com