TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia de Marketing

Artigo: A Filosofia de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  Artigo  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

A Filosofia de Marketing

Filosofia e Marketing - ciências são unidas pela reflexão. O homem sobreviveu até os dias atuais por refletir, pensar, organizar, planejar, agir e colher os frutos, por essas e muitas outras razões a Filosofia traz para a vida das pessoas os questionamentos naturais e a busca por respostas, em Marketing não é diferente, fazer Marketing não é simplesmente colocar um produto no mercado, desenhar uma embalagem, fazer Propaganda, é saber que por trás de cada um destes objetos a muito de Filosofia, inicia-se na reflexão, passa por um processo muito estruturado e que para os profissionais de Marketing é algo vital.

Tratar seus consumidores com respeito é um dos princípios básicos, saber que ele trocará seus produtos pelo do concorrente porque você não sabe fazer Marketing é fato e ocorre todos os dias, o consumidor fica insatisfeito com um produto ruim, mas o ponto em que mais são decididas as trocas desta por aquela empresa está no atendimento.

Quando o Marketing não é a Filosofia da empresa não há como sobreviver, independentemente do tamanho da organização, deve-se ter em mente que qualquer ação da empresa reflete em seu desempenho, como na via quotidiana de cada um, um pequeno gesto visto por poucos torna-se o calcanhar de Aquiles das organizações e das pessoas.

Conceito de Produção

Os consumidores darão preferência aos produtos que oferecem mais qualidade, desempenho e aspectos inovadores. As organizações orientadas para produto objetivam fazer produtos superiores, melhorando-os continuamente.

Pode conduzir a “miopia de marketing”: acreditar que somente a qualidade do produto (muitas vezes considerada pela ótica do dono da empresa ou gerente) pode garantir sucesso comercial sustentável.

Conceito de Venda

Os consumidores só compram um volume suficiente dos produtos da empresa se forem constantemente pressionados.

Os gerentes de organizações orientadas par venda focam sua atenção em agressivos esforços de venda e de promoção.

Conceito de Marketing

As metas organizacionais só podem ser atingidas se a empresa é capaz de determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e satisfazê-los de forma mais eficaz que os concorrentes.

O propósito do marketing é gerar valor para o cliente e lucro para a empresa.

Conceito de Marketing Social

A organização deve determinar as necessidades, os desejos e interesses dos mercados-alvo e, então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a preservar ou melhorar o bem-estar dos clientes e da sociedade.

Esse conceito exige equilibrar 3 fatores na definição de uma política de mercado: i) os lucros da empresa, ii) os desejos do consumidor e, iii) os interesses da sociedade (bem estar sustentável).

Desafios Atuais da Filosofia de Marketing

• Marketing voltado a organizações sem fins lucrativos.

• A importância das alianças estratégicas e das cadeias globais.

• A crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com