TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  15/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

U N I V E R S I D A D E   V E I G A   D E  A L M E I D A 

 

GESTÃO COMERCIAL 

 

 

 

 

 

 

 

 

A UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

 

CAIO DA SILVA LOPES 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                  RIO DE JANEIRO   

2022

O Censo é uma espécie de pesquisa que tem como objetivo colher conhecimentos sobre todas as pessoas de uma população-alvo, desta forma para que o censo seja feito é necessário que todos os indivíduos sejam entrevistados.

É apresentado como a mais essencial ferramenta de pesquisa para que sejam capazes de formar métodos e tomada de medidas sobre proveitos em áreas como Educação, Saúde, Cultura e Infraestrutura.

Possui tamanha importância para o desenvolvimento de uma pesquisa pois tem como base real seus dados, retém o trabalho de coletar, processar e disseminar coletas especificadas sobre sua população, sua composição, aspectos, distribuição espacial e organização (famílias e domicílios), também para pequenas áreas e subgrupos populacionais de tempos em tempos. É capaz de retratar a única fonte de conhecimentos de acertas particularidades demográficas e socioeconômicas, além do mais é fundamental para estratégias dos setores públicos e particulares.

CENSO X AMOSTRA

O Censo é considerado a principal ferramenta para coleta periódica de informações e dados sobre toda uma população (qualquer coisa que pode ser mensurada ou contada, como indivíduos ou objetos), enquanto a amostra tem a finalidade de verificar a realidade de um pedaço da população sem precisar se aprofundar em todos os integrantes do grupo.

O Censo tem como pontos positivos a precisão nos dados e sua confiabilidade. Já seus pontos negativos são o alto custo e o tempo.

A Amostra tem como pontos positivos sua facilidade na análise de dados e seu baixo custo, e tem como desvantagem seus resultados sujeitos a margem de erro.

Referente a reportagem citada, o Censo foi a abordagem mais adequada pois diferente da amostra, ele obtém um maior percentual de acerto pois colhe os dados de todos os indivíduos sem exceção, sendo assim diminuindo as chances de ocorrer qualquer tipo de erro em relação aos dados coletados.

O Censo Escolar é considerado a pesquisa estatística mais importante no ramo da educação e tem por finalidade fornecer dados anualmente para análise da situação das escolas de ensino regular, do ensino infantil ao médio, do Brasil.

Coordenado pelo INEP, ele é feito com a colaboração das secretárias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Sua aplicação é dividida em duas partes:

Matrícula Inicial – são coletados dados das escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais.

Situação do Aluno – são coletadas informações sobre o rendimento e movimento dos alunos declarados na matrícula inicial.

No geral, seus dados incluem a infraestrutura nas escolas, matrículas, movimento e o rendimento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com