TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA - A Busca Da Vantagem Competitiva

Exames: ESTRATÉGIA - A Busca Da Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A competência essencial é apresentada na forma como a empresa busca seu diferencial, usando o exemplo do autor, ele lança duas principais empresas, a primeira uma empresa de porte grande, com vasta experiência e variedade de negócios, porém não apresenta uma competência essencial; já no segundo exemplo ele expõe uma empresa pequena, com nenhuma experiência no campo em que desejava explorar os negócios, porém que acertou no uso da competência essencial, onde seus gerentes sêniors não tiveram medo de lançar-se em um campo totalmente novo e que já possuíam muitos concorrentes e fortes lideres mundiais. Com essa atitude, o texto apresenta números onde a segunda e pequena empresa ultrapassa os bilhões da primeira empresa, até então uma líder global. Com esse pensamento, o autor expõe também vários outros exemplos, intensificando ainda mais o ponto chave do texto, o qual acentua a competência essencial como sendo a comunicação, o desenvolvimento e o comprometimento de seus gerentes seniors, tornando-os capazes de identificar pessoas com habilidades variadas e potencialmente importantes para as empresas.

As competências essenciais somente se desenvolvem à medida que são aplicadas e compartilhadas , fazendo isso torna-se possível o avanço para novos negócios e alianças. Quando se há o entendimento dessas competências é possível o pensamento de liderança. Mantendo o foco e metas. A soma da ampla variedade de mercado com a contribuição significativa e a harmonização de habilidades resulta na identificação das competências essenciais. Muitos exemplos colocados nos textos, falam sobre os produtos essenciais, estes que são considerados a materialização das competências, ligação entre projetos e as habilidades que resultam no produto final.

Na maioria dos casos, os funcionários das empresas acabam competindo por dinheiro, dando importância para os orçamentos, deixando de lado a importância das pessoas e suas habilidades sendo exatamente isso que daria corpo as competências essências. Fazendo isso as empresas não percebem que estão perdendo suas competências, pois não dão oportunidade aos habilidosos e suas ideias, ou seja, estão atrofiando suas habilidades e principalmente deixando de criar competências essenciais dentro de suas empresas. Há também a arquitetura estratégica, sendo um roteiro dentro da empresa que ajuda a identificar as competências essências que devem se formar ao longo dos anos, otimizando assim pessoas com potencial para criarem competências e também para o fortalecimento com alianças inteligentes entre empresas e seus produtos essenciais.

Por fim, é necessário que tenha de forma clara o entendimento das competências essências que se deseja alcançar dentro de empresa, pois elas são o foco para uma boa estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com