TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Mudança

Por:   •  12/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação de Gestão de Mudanças

Janaina de Oliveira Avanzi

Curso: MBA Gestão de Negócios, Esalq- USP

Piracicaba-SP

  1. Com base em sua percepção, qual seria o nível de alinhamento na organização onde você trabalha (ou naquela que escolheu como foco para o trabalho de diagnóstico)?

 a. considere o diagnóstico de alinhamento rápido entre estratégia, cultura, e liderança (diagnóstico realizado em sala de aula);

b. considere os conceitos aprendidos em sala de aula e nas leituras adicionais.

 c. OPCIONAL: considere o diagnóstico mais completo de cultura organizacional (OCAI), tanto para a situação atual como para a desejada (material complementar entregue em sala de aula);

d. OPCIONAL: faça um diagnóstico de valores culturais da organização (CVA) de acordo com a metodologia de Richard Barrett (material complementar entregue em sala de aula). Use como base a ferramenta de diagnóstico de valores pessoais (PVA) trabalhada em aula;

[pic 1]

[pic 2]

Com base no teste realizado em sala de aula o alinhamento organizacional da empresa em que trabalho-Laboratório Farmacêutico –Aché  tem sua cultura mais baseada na racionalidade e maximização de resultados, apesar de ser uma empresa da área da saúde que busca inovar em medicamentos e trazer acessibilidade (menor preço) , tudo é baseado em resultados , ou seja se apresenta resultados permanece a estratégia caso contrário ela deve ser mudada rapidamente, entretanto estas mudanças geralmente vem de cima para baixo sendo que o funcionário que trabalha diretamente as estratégias implantadas tem liberdade limitada para criar estratégias e atingir suas metas , isto acontece muito por causa do compliance (normas estabelecidas pela indústria farmacêutica para manter a ética e a disciplina no ramo).

Os resultados da liderança ficaram divididos entre a racionalidade/maximização de resultados e relacionamento/cooperação,  pela empresa ter apresentado uma cultura voltada a resultados, ela tenta implantar uma liderança mais participativa, pois estamos em um momento em que a organização tenta colocar o resultado em equipe em pratica, buscando obter mais ganhos,  assim a liderança tem a finalidade de orientar e desenvolver  todos os membros do grupo e estimular o trabalho em equipe para obter resultados melhores. No entanto,  a empresa mudou para  a cultura de equipe,  recentemente e ainda barra bastante em perfis individualistas.

Já os resultados em estratégia são voltados mais em racionalidade/maximização de resultados quando que ela tenta melhorar a parte de sistemas abertos inovação/adaptação ou seja a organização em que trabalho, está sempre buscando ser vista como líder de mercado e melhorar seu relacionamento com clientes.

Sendo que meu resultado pessoal em avaliação de Perfil comportamental realizado em sala de aula, mostrou que tenho um perfil de tubarão que se encaixa com o perfil de organização em que trabalho voltada para maximização de resultados , este perfil reflete muito dos meus 11 anos de empresa e como me encaixei na sua cultura, embora acredito que ela, assim como eu , precisamos mudar em vários aspectos.

Vendo o  resultado da organização em que trabalho reflito esta frase “when strategy and culture clash, culture Always win” de Charles Hampden-Turner (nosso material) , ou seja a cultura voltada para resultados ainda impera,embora  as de estratégias busquem maior relacionamento , enquanto a cultura da empresa não mudar para uma maior cooperação e relacionamento em equipe dificilmente irão obter resultados em suas estratégias.

[pic 3]

Segundo o teste OCAI a empresa tem sua cultura voltada ao mercado com foco nas transações com elementos que englobam ambiente externo, incluindo fornecedores, entre outros, a ênfase esta em criar vantagem competitiva, rentabilidade, resultados, força em nichos de mercado, superação de metas e bases seguras são os objetivos primários. Os valores centrais que dominam este tipo de organização são competitividade e produtividade.

Já a situação desejada da organização é voltada para a cultura clã que se assemelha a uma organização tipo familiar, por parecer mais com uma extensão da família.  Organizações tipo clã são caracterizadas por objetivos e valores compartilhados, coesão entre os membros, participação, alto grau de comprometimento e ambiente informal, com poucos níveis de hierarquia. O ambiente pode ser administrado por meio do trabalho em equipe e desenvolvimento dos funcionários e a organização tem a preocupação em desenvolver um ambiente humano de trabalho.

A cultura clã caracteriza-se como um lugar amistoso para trabalhar e os líderes são vistos como mentores, facilitadores ou até mesmo como figuras paternas.

2)  Como você avalia o Mapa Mental da sua Organização? Use os resultados do instrumento de avaliação do mapa mental da sua organização para embasar sua análise. Verifique as respostas individuais para a dimensão Pessoas e para a dimensão Organização e explore pontos fortes e pontos fracos. Você considera sua organização mais convencional ou positiva? Por que?

A organização em que trabalho está posicionada no início do mapa mental positivo (como demonstrado abaixo), sendo que a média para dimensão organizacional foi 5,87 e dimensão de pessoas 5,64. Pontos fortes dentro da organização posso citar as recompensas que são baseadas na obtenção de resultados que tem, a empresa também apresenta uma área em que podemos criar e inovar dentro de alguns limites (dentro do compliance). Como ponto deficiente dentro da organização é a parte da liderança onde temos muitos gestores que não são líderes, sem empatia e não agregam nada ao trabalho, apenas supervisionam causando queda no rendimento e resultado da empresa como um todo.

Considero que a organização em que trabalho busca ser mais positiva, porem com muitos traços convencionais, porque é uma empresa de 50 anos de mercado que sempre foi mais convencional , burocrática , com muitos líderes tóxicos e que vem ao longo dos anos tentando seguir para uma posição mental positiva , dando mais incentivo a criatividade e buscando inovar com seus líderes , porem como toda empresa temos perfis muito diferentes dentro da empresa como de águias , lobos, tubarões e gatos , que torna as mudanças mais difíceis pois observamos muitos lobos em cargos superiores e estes resistem as mudanças e a delegação de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (579.1 Kb)   docx (661.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com