TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia do Marketing

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

História do Marketing

O termo marketing inicia-se em1910, a ideia surgiu da necessidade que as organizações tinham de se adaptar as novas realidades administrativas proveniente da Revolução Industrial, visando uma identificação e satisfação em relação a lucratividade, os mercadólogos passaram a criar novas teorias de como atrair seu público e gerar mais lucros, agora a invés de criar determinado produto para depois convencer as pessoas a compra-los, agora passa- se compreender com antecipação a necessidade e desejos dos cliente. Antes no século XVIII os empresários contratavam pregoeiros para anunciar seus produtos, com isso as pessoas só eram informadas de determinados produtos ou serviço através dos jornais, o que fez a imprensa ter um papel fundamental no marketing.

Começa então, nos Estados unidos em princípios do século XX a AMA – American Marketing Association, uma entidade fundada nos anos de 1930 para dedicar-se a profissionais no ramos de marketing, focando seu olhar em técnicas de distribuição, de vendas e de mercados. Essa ideia começou a ganhar mais força ao final da segunda guerra mundial que aconteceu em 1945, quando os EUA estava se recuperando de uma crise econômica e precisaria ao qualquer custo aumentar a suas vendas. A meta de se gerir lucros e proporcionar satisfação ao consumidor começa a nascer diante aos conceitos modernos de 1950, período de pós-guerra, quando as organizações reconhecem que é necessário conhecer o consumidor melhor, pela possibilidade de não encontrar mercado para seus produtos, se não levar em conta o gosto, desejos e necessidades de seus clientes.

 Na década de 50 o marketing moderno chega ao Brasil trazido pelas empresas norte-americanas e européias que se instalam no pais.

A partir daí o marketing passa por diversas fases em todo o mundo, o marketing industrial busca um melhor planejamento e execução de todos os aspectos de um produto ou serviço, em função do consumidor. Com o avanço da tecnologia alguns fatores tiveram que ser analisados, antes a meta era vender a qualquer custo, mas, com olhar voltado para o cliente e sua percepção esse foco mudou, passando a ser satisfação garantida, a chegada da tecnologia moderna transformou o mundo dos negócios.

Com o surgimento da Era da Informação o marketing toma proporções cada vez mais maiores e as empresas começam a encontrar problemas na sua execução, diante da concorrência encontrada entre si, pois os clientes passam a ter mais opções para escolher entre determinado produto ou serviço de uma ou outra organização. Assim, as empresas passam a criar estratégia de diferenciação entre produtos e serviços, tentando persuadir o consumidor a voltar-se para suas campanhas de envolvimentos e interação. Hoje o conjunto de processos que envolvem criar, distribuir, comunicar e efetuar, abrange o marketing de valorização e análise do comportamento do ser humano, mente, coração e espirito são o foco em questão, para solucionar os desejos e anseios de um público que está cada vez mais em transformação diante de um mundo interligado com a globalização.

Fonte de pesquisas:

Pinho, J.B, 1951, 6ª Edição, Comunicação Em Marketing, 2002.

http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-marketing/#história, acesso: 15/10/2016

https://www.youtube.com/watch?v=4XTNHEC-8jQ, , acesso: 15/10/2016

http://www.ilikemarketing.com.br/a-historia-do-marketing/, acesso: 15/10/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com