TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Marketing

Dissertações: História Do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 12

História e Origem do Marketing.

Encontramos as raízes do marketing ao longo da história da humanidade, no nascimento do comércio, o marketing é uma área relativamente nova comparada a outras áreas do conhecimento.

Desenvolver estudos de mercado surgiu da necessidade de industriais em administrar uma nova realidade descendente da Revolução Industrial que causou uma grande transformação no mercado de vendedores, transformando-o em mercado de compradores. Nessa etapa o Marketing ainda era inseparável da economia e da administração, pois inicialmente sua preocupação era única e exclusivamente de logística e produtividade, com o intuito de maximizar lucros.

Consumidores não possuíam poder de barganha e a concorrência entre empresas praticamente não existia.

Esta realidade se manteve sem alterações até o final da Segunda Guerra Mundial quando, reagindo ao crescimento da concorrência entre empresas, estudiosos do mercado começaram a desenvolver teorias de como atrair e lidar com seus consumidores. Surgi então á cultura de “vender a qualquer preço”. No Brasil, com a revolução Industrial no final do século XIX, produtos que eram fabricados de maneira artesanal, passaram a ser produzidos em larga escala, exigindo mudanças e criação de novos hábitos de consumo para o giro de mercadorias.

Em regra a busca das empresas era em atrair diversos consumidores ao mesmo tempo, assim surgiu o consumo de massa, onde produtos iguais eram vendidos para muitas pessoas.

O aumento de ofertas, fez com que, aos poucos os produtos começassem a ficar nas prateleiras. Não existiam dificuldades em produzir. O problema concentrava-se em comercializar o que era produzido. Com maior quantidade e oferta de produtos, os clientes passaram a exercer o poder de escolha, levando diversas indústrias e comércios a falência.

Nos Estados Unidos, no inicio dos anos 30, surge á maior campanha publicitária, a American Way of Life, salvado a recessão econômica advinda da superprodução e falta de mercado consumidor. A campanha promoveu uma alteração no modo de vida dos americanos, conduzindo-os ao maior consumo. O sucesso dessa campanha serviu de impulso para as empresas, levando-as a mudanças em suas estratégias, passaram a se organizar de acordo com as necessidades de seus clientes.

Ao passar do tempo, se fez necessário entender os caminhos e as possibilidades de se diferenciar os produtos dos concorrentes. Assim surgiu a visão estratégica, chamada de Marketing.

Phineas Taylor Barnum (nascido em 05 de julho 1810, falecido em 07 de abril de 1891), foi um ícone deste período cheio de truques que fazia da arte de vender um espetáculo de charlatanice e que faz com que os profissionais do mercado sejam vistos com desconfiança ate hoje.

P.T. Barnum foi um showman e empresário do ramo de entretenimento norte americano, e é lembrado por promover as mais famosas fraudes e por fundar um circo que se tornaria o Ringling Bros, and Barnum & Bailey Circus. Foi autor de “The art of Money Getting”.Outros escritores da época são: W.D.Scott, autor de “The Psichologu of Advertising”, e H.L. Hollingworth autor de“Advertising and Selling”. As técnicas existentes baseavam-se mais na intuição do que na prática. Eram técnicas ingênuas ou maliciosas que se misturavam a ferramentas eficientes.

Um dos fatores mais atuais de marketing encontra-se na parte dos virais e de ações coordenadas. A questão ética é fundamentada em fatores básicos, a ação de marketing é coordenada através de um planejamento estratégico de marketing.

Precursores do Marketing.

Nos anos 40, os primeiros estudos sobre marketing surgiram com trabalhos com o de Walter Scott, que tratava da psicologia na propaganda e o de William J. Reilly sobre as leis de gravitação do varejo. A questão fundamental era saber se as teorias de mercado poderiam ou não desenvolver-se. Escritores como Roland Vaile afirmavam que nunca seria possível desenvolver uma teoria de mercado genuína, pois considerava esta extremamente subjetiva, uma forma de arte. De outra forma Bartels e outros autores começavam a admitir que existia um forte potencial para a teoria de mercado, ou mercadológica como queiram, se transformar em uma ciência. Em 1954 Peter Drucker lançou seu livro “A Prática da Administração”, onde o marketing era colocado como uma força poderosa e deveria ser considerada pelos administradores.

Meu entendimento

Eu entendi que o Marketing tem suas origens desde os fundamentos da historia da humanidade. Mia que veio se desenvolver no período da revolução industrial. Onde o intuito inicialmente estava na preocupação única e exclusivamente de logística e produtividade, com o intuito de maximizar os lucros. O consumidor não tinha vez para brigar por preço.

Mais isso começou a mudar quando as empresas passaram a ter mais produtos para vender de que compradores. As empresas tiveram que buscar atrair consumidores.

Nesse período que antecedeu o surgimento do Marketing, foi onde surgiu a cultura de “vender a qualquer preço”, trazida por Phineas Taylor Barnum, onde usou de truques em meio ao charlatanismo, o que fez com que os profissionais do mercado sejam vistos com desconfiança até os dias de hoje.

Tudo isso contribuiu deforma precursora para o desenvolvimento e surgimento do Marketing com uma ciência. Onde em 1954 Peter Drucker lançou seu livro “A Prática da Administração”, onde o marketing foi colocado como uma ferramenta poderosa e que deveria ser utiliza pelos administradores.

Filosofias da Administração de Marketing.

Há 50 anos, a maioria das empresas colocava o marketing no organograma como um serviço comercial, composto por alguns vendedores e funcionários, subordinado ao diretor de produção ou diretor administrativo aos poucos, essa função foi se desenvolvendo progressivamente, hoje é colocada no mesmo patamar das direções Administrativas, Financeira e de Recursos Humanos.

Hoje podemos observar a mesma empresa praticando filosofias diferentes de marketing ao redor do mundo e em um mesmo mercado, orientação para a produção, desenvolvimento de produto, venda, relacionamento com clientes e a sociedade, identificando-se no desenvolvimento do marketing diversas filosofias para sua administração.

-Orientação para a Produção – O grande problema para as empresas era produzir e não vender. A função do marketing é basicamente entregar produtos em locais onde possam ser adquiridos. Considera-se que, os consumidores preferem os produtos com melhor qualidade, maior desempenho e aspectos inovadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com