TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Marketing

Artigo: História Do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DA HISTÓRIA DO MARKETING

A palavra Marketing teve sua derivação do latim “mercare”, termo que se referia ao ato de comercializar produtos na Roma Antiga. Foi nos Estados Unidos, porém, na década de 40, que a prática do Marketing despontou, em razão da necessidade de esforço adicional para incrementar as vendas. Anteriormente, esse esforço era desnecessário, pois tudo o que era produzido, era vendido.

(Pré-História do Marketing) Embora o Marketing tenha sua existência reconhecida a partir de 1900, é necessário ir um pouco além dessa data para compreender tanto o seu desenvolvimento como o contexto no qual ele surgiu. Foi em razão do desenvolvimento do comércio e de uma conjuntura econômica específica e propícia que o Marketing diferenciou-se como prática e área do conhecimento.

(Inicio como área de conhecimento) Foi apenas no início do século XX que o Marketing surgiu como área de conhecimento distinta das outras atividades comerciais. Embora esta forma de conhecimento propriamente dita seja considerada recente, especialmente quando comparada a outras ciências como a física ou a matemática, não se pode deixar de levar em consideração que, desde a sua criação até os dias atuais, ela já sofreu inúmeras mudanças e transformações. O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.

(Perspectiva Cronológica) Com a variedade de mudanças ocorridas tanto na economia quanto nos meios de produção, na sociedade e nas tecnologias, o Marketing também sofreu mudanças. Ao longo destes dois séculos de existência muitos fatos marcaram sua trajetória e contribuíram para o seu desenvolvimento. Algumas funções iniciais não desapareceram por completo, mas novas funções foram sendo atreladas a essa área do conhecimento.

(1900-1910: Período da descoberta) No começo do século XX, a propaganda e a força de vendas avançaram em conteúdo e as técnicas aumentaram o desejo de compra (BARTELS, 1976). Nesse período, teorias relativas à distribuição foram tomadas da economia, bem como a palavra trade e os mercados commodities. A conceituação de Marketing ocorreu, bem como o nome dado a esse campo do conhecimento, que até então tinha os termos trade, commerce ou distribution como seus designadores mais comuns.

(1910-1920: Conceituação) Alguns conceitos de Marketing já haviam sido desenvolvidos e nesta década sofreram uma classificação. Termos foram definidos. Shaw (apud MIRANDA; ARRUDA, 2002) apresentou a primeira classificação para as funções de Marketing, que deveriam ser executadas pelos intermediários: divisão do risco, transporte de mercadorias, financiamento de operações, venda e recolhimento, classificação e reembarque.

(1920-1930: Integração) No período de integração os princípios de Marketing foram postulados e um corpo genérico de pensamentos foi integrado pela primeira vez. Entre os fatos marcantes na história desta década estão, segundo Milagre (2001): em 1921, a publicação do livro Princípios de Comercialização por Paul Ivy e,em 1924, a edição do livro Princípios de Merchandising, por Melvin Copeland. Nenhuma escola nova de pensamento do Marketing foi desenvolvida neste período.

(1930-1940: Desenvolvimento) Áreas especializadas de Marketing continuaram a ser desenvolvidas, pressuposições hipotéticas foram verificadas e quantificadas, e algumas novas aproximações para explicar o Marketing foram assumidas.

(1940-1950: Reavaliação) O conceito e a explicação tradicional de Marketing foram reavaliados. Em razão de novas necessidades para o reconhecimento do Marketing, foram considerados os seus aspectos científicos.

(1950-1960: Reconceituação) Aproximações tradicionais para o estudo de Marketing foram suplementadas pela ênfase na decisão gerencial que considerasse aspectos societais e pela análise qualitativa do Marketing. Muitos novos conceitos, alguns tomados do campo do gerenciamento e de outras ciências sociais, foram introduzidos nessa área de conhecimento.

(1960-1970: Diferenciação) Com o início da expansão do pensamento de Marketing, novos conceitos tomaram uma identidade substancial como componentes significativos da estrutura total do pensamento. Entre eles encontram-se elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com