TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Propaganda

Por:   •  11/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo de conteúdo para Avaliação

  1. História da Propaganda

Nesse contexto, vimos muitos fatos marcantes que influenciaram a propaganda no Brasil ao longo de sua história. Importante destacar que, apesar do café ter sido um grande impulsionador da economia, (especialmente em SP);, da instalação de um polo industrial e de serviços impulsionados tbem pela quantidade de pessoas (massa) que se deslocaram para as grandes cidades e a chegada das multinacionais, no caso da propaganda, 2 fatores foram determinantes para sua criação e seu avanço:  o aperfeiçoamento dos meios de comunicação e das técnicas produtivas e o consumo de massa.

  1. Processo de Comunicação

Nesse conteúdo abordamos o esquema do processo comunicacional : emissor – codificação – mensagem – canal – decodificação – receptor – ruído – feedback e resposta.

Desafio: Identificar os elementos do processo de comunicação no anúncio abaixo:

[pic 1]

Vimos também outros elementos ligados ao processo comunicacional como :

  1. Macromodelo do processo de comunicação (atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva). Nesse sentido, o desafio do profissional de comunicação e marketing em desenvolver mensagens Atraentes, Interessantes, que despertam o Desejo e a Ação (modelo AIDA) no consumidor ou audiência-alvo da comunicação.
  2. Micromodelo das respostas do consumidor: Conscientização, Conhecimento, Simpatia, Preferência, Convicção e Compra

  1. Os níveis da comunicação: Desconhecimento (nível mais baixo),  Conhecimento, Compreensão, Convicção e Compra (nível mais elevado). A missão da publicidade é levar o consumidor por um ou mais níveis da comunicação, ou seja, leva-lo a uma estágio avançado em relação àquele em que se encontra (o conhecimento da existência do produto, a compreensão de suas características e vantagens, a convicção racional ou emocional de seus benefícios e a ação que conduz a uma venda).

Acerca da comunicação publicitária, vimos que a natureza da mensagem publicitária pode ser entendida como uma forma de comunicação de massa – comunicação direcionada a um grande número de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor e tem como principais funções: INFORMAR, LEMBRAR  e PERSUADIR.

A publicidade tem um grande papel na economia, entre suas tarefas:

  • Divulgação da marca (produto ou serviço) ou empresa para torna-la mais íntima dos consumidores que já a conhecem e/ou fazê-la conhecida.
  • Promoção da marca ou empresa para seus consumidores, visando aumentar a presença entre eles e ressaltando seus aspectos mais competitivos em relação ao que existe no mercado e é oferecido pela concorrência.
  • Criação de mercado para a marca ou empresa através da conquista de consumidores.
  • Expansão do mercado através da conquista de mais consumidores.
  • Correção de mercado, quando a imagem da marca ou empresa não estiver sendo percebida de maneira adequada pelos consumidores ou quando estes não estiverem corretamente informados das características e vantagens do produto/serviço.
  • Educação do mercado, quando o consumo depender da formação de uma atitude ou hábito do consumidor.
  • Consolidação do mercado, quando o importante for solidificar uma posição conquistada, através da reafirmação das qualidades da marca ou empresa.
  • Manutenção do mercado, através da constante reafirmação das características e vantagens da marca ou empresa e da ação de resposta aos ataques e esforços da concorrência.

A Comunicação em Marketing. Para desenvolvendo comunicações eficazes na comunicação de marketing alguns elementos são essenciais:

Identificação do público ou audiência-alvo; determinação dos objetivos da comunicação, o planejamento da mensagem – de acordo com o modelo AIDA visto acima; a seleção de canais ou meios de comunicação; coleta de feedback.

  1. Agência de Propaganda

Nesse item, como não conseguimos trabalhar o conteúdo em aula, o que será cobrado em prova: O que é a agência de propaganda e como é formada (seus principais departamentos e funções).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com