TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Cairbar Schutel

Por:   •  20/11/2017  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

História de Cairbar Schutel

CAIRBAR DE Souza Schutel nasceu no dia 22 de setembro de 1868 no Estado do Rio de Janeiro que na época era sede da Corte Imperial do Brasil. Era filho de Anthero de Souza Schutel e Rita Tavares Schutel que eram comerciantes de móveis. Morou até seus 17 anos no Rio onde trabalhou em diversas farmácias e mudou-se para São Paulo onde continuou o ofício de farmacêutico nas cidades de Piracicaba, Araraquara e Matão onde viveu durante 42 anos e foi prefeito da cidade. Cargo que ocupou por duas vezes. A primeira em 28 de março de 1899 e voltando a exercê-lo em 18 de setembro de 1900.

Filho de pais católicos, sendo batizado aos sete anos de idade e antes de completar dez anos ficou órfão de ambos.

Já na idade adulta passou a “receber” visitas de seus pais em sonhos constantemente. Pediu explicações á um padre sobre esse fenômeno. Não satisfeito com as explicações dado, procurou Quintiniano José Laves e Calixto Prado onde fizeram reuniões de práticas espíritas ajudando-o a entender o mundo extrafísico.

Convertido ao espiritismo, fundou o jornal “O Clarim” em 15 de agosto de 1905 e o RIE – Revista Internacional Espírita em 15 de fevereiro de 1925, ambos circulam até hoje.

Casou-se em 31 de agosto de 1905 com Dona Maria Elvira da Silva e Lima. Não tiveram filhos carnais, porém dedicaram suas vidas aos semelhantes e jamais deixaram de atender aqueles que os procuravam.

Padeceu de certa enfermidade aonde veio a falecer em 30 de janeiro de 1938. Várias pessoas da cidade de Matão, das cidades circunvizinhas e até mesmo do estado de São Paulo e divisas da região do País prestaram suas homenagens de forma comovente, reconhecendo seu trabalho desenvolvido, e por ter dedicado sua vida a missão de ajudar as pessoas.

Atividades Desenvolvidas

A casa Cairbar Schutel tem uma média de quase 180 pacientes de são atendidos diariamente. A unidade já teve mais de 200 internações por dia, mas nos últimos anos mudou esse conceito, pois as pessoas eram levadas para o hospital para serem internadas e após o tratamento eram levadas para suas casas onde não tendo nenhuma ocupação, tendo seu tempo ocioso voltavam a ser internadas com surtos ainda piores, pois não se alimentavam direito e não tomavam os remédios na hora certa.

Por isso foi criado às oficinas para que os internos ocupassem sua mente com a laborterapia e pela ocupação daquele que realmente necessita de ajuda. Hoje, após o tratamento (que dura em média de 20 até 40 dias) essas pessoas são levadas para as oficinas onde passam o tempo fazendo alguma atividade dentro da própria CASA.

As oficinas são:

Oficinas expressivas é uma espécie de primeira etapa para os pacientes. Nela são proporcionadas as atividades relacionadas com a expressão plástica como: desenho, argila, dentre outros.

Oficinas produtivas onde o foco está nas empresas que atuam dentro do hospital e isso é fundamental. É através dela que os pacientes têm autonomia e obtém um recurso para sua subsistência e de sua família.

As oficinas de um modo geral ajudam na inserção do paciente na comunidade onde vive, pois os pacientes sendo assistidos diariamente e fazendo uso da medicação correta o índice de internação por falta de assistência é baixo e essa ocupação faz toda diferença para os pacientes com transtorno metal.

Economias

A casa Cairbar Schutel atende Araraquara e mais 23 cidades da região e recebe uma verba do Sistema Único de Saúde o SUS, que paga somente 40% dos gastos. Os outros 60 % vem da ajuda da população e das campanhas realizadas como Jantares, festa Junina que são realizadas com o propósito de angariar verbas para suprir as necessidades da Casa como a alimentação, medicação dos pacientes e para manutenção da mesma.

Fornecedores

O hospital tem alguns parceiros que como a Big Dutchmam que envia parte de um filtro para ser montado além da separação de parafuso. A Indalfa e a MacLub que trabalham com bombas e compressores de ar e a fábrica de meias Lupo que envia peças que serão embaladas e comercializadas no país e no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com