TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001 EM UMA INDÚSTRIA DO POLO DE DUAS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM

Exames: A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001 EM UMA INDÚSTRIA DO POLO DE DUAS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  5.020 Palavras (21 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001 EM UMA INDÚSTRIA DO POLO DE DUAS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM

Luana Ferreira dos Santos

RESUMO

Constata-se a necessidade da implementação da Certificação ISO 14001 em uma empresa inserida no contexto industrial da Cidade de Manaus, fazendo parte diretamente do polo de duas rodas, tanto para que essa atenda às legislações ambientais, quanto para apresentar diferencial competitivo para o público consumidor, uma vez que observamos a crescente mudança da mentalidade das pessoas no que se refere à importância da preservação do meio ambiente. As normas da Organização de Normalização (ISO) são importantes, principalmente nas empresas com exploração de recursos naturais, pois tendem a evitar que o meio ambiente seja prejudicado. Analisa-se que implantação dessa norma, também, proporciona a identificação e redução de desperdícios, o que também contribui para o aumento dos ganhos da empresa. Relata-se que o objetivo geral desse trabalho é analisar a Importância da Implantação da Certificação ISO 14001 em uma indústria do polo de duas rodas no Distrito Industrial da Cidade de Manaus. No que tange aos objetivos específicos, relacionamos: Apresentar histórico da Certificação ISO 14001; Identificar as principais etapas do processo de Certificação e averiguar de que forma se pode conscientizar a Diretoria da importância da certificação. Todavia a metodologia em relação à forma de abordagem foi qualitativa e os objetivos metodológicos foram descritivos e explicativos. Destaca-se que o presente trabalho permitiu e conhecer diretamente todo o processo e etapas necessários à implantação da ISO e reconhecer a necessidade da obtenção da certificação ambiental na indústria em questão.

Palavras-chave: Indústria. Produção. Qualidade. ISO 14001. Meio Ambiente.

1 INTRODUÇÃO

Percebe-se que atualmente, as empresas vêm dedicando-se à questão do meio ambiente, tanto por atendimento às obrigações legais, quanto para apresentar diferencial no mercado competitivo. Uma das ferramentas mais utilizadas para evidenciar o comprometimento dessas organizações perante a sociedade é a Certificação com base na ISO (International Organization for Stanrdardization) – 14.001.

Verifica-se que as questões ambientais estão cada vez mais em evidência, logo possuir um certificado reconhecido internacionalmente como a ISO 14001 virou um grande atrativo para as empresas, principalmente às que pretendem exportar seus produtos.

Perante as ressaltas acima, faz-se o seguinte questionamento: Qual a importância da Implantação da Certificação ISO 14001 em uma indústria do Polo de duas rodas no Polo Industrial de Manaus - PIM?

Relata-se que a natureza da pesquisa é de natureza teórica e prática. Trata-se de natureza teórica por elucidar um assunto desconhecido no ambiente da organização, diante dos conceitos que serão apresentados. Define-se também de natureza prática por enumerar resultados e avaliá-los, a fim de representar melhorias à empresa.

Percebe-se que atualmente a grande preocupação das empresas é estar inserida no chamado mercado globalizado. Todavia se entende que para atender os quesitos de meio ambiente estas empresas estão buscando a certificação em ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com Pacheco e Viegas (2004, p. 16).

Essa certificação especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental. Como consequência, temos benefícios para a empresa como conquistas de novos mercados, cumprimento da legislação ambiental, redução de custos com o adequado gerenciamento dos resíduos e para a comunidade a perspectiva de desenvolvimento da sociedade sem agressão do meio ambiente.

A motivação para este estudo provem por acreditar que essa certificação é importante para empresa devido à mesma buscar novos centros de vendas e desejar se concentrar em ascensão. Ressalta-se também que, com o adequado gerenciamentos dos resíduos, será possível acabar com possíveis desperdícios de materiais.

Acredita-se que estudo seja benéfico para a sociedade no geral, pois contribuirá para a preservação do meio ambiente e consequente bem estar das pessoas.

Entende-se como uma pesquisa salutar para o pesquisador, devido estudo um problema de forma profunda relevância para a organização em que está inserido e para o seu próprio crescimento profissional, pois o conhecimento advindo dessa pesquisa agregará valor à sua carreira.

Ressalta-se que o objetivo geral do estudo é analisar a importância da implementação da Certificação ISO 14001 em uma empresa do Polo Industrial de Manaus.

Perante o objetivo geral se elaborou os seguintes objetivos específicos: Apresentar histórico da Certificação ISO 14001; contextualizar a ISO no cenário Brasileiro; Identificar as principais etapas para a Certificação e averiguar de que forma se pode conscientizar a Diretoria da Importância da Certificação.

Ressalta-se que em relação à forma de abordagem é qualitativa pois apresenta análise diante dos dados apresentados, com argumentos lógicos, a fim de obter os resultados.

Na pesquisa qualitativa, a verdade não se demonstra de forma numérica ou estatística, sim de maneira empírica, a partir de análise realizada de forma detalhada e abrangente, consistente e coerente, assim como a argumentação lógica das ideias, pois os fatos em ciências são significados sociais e sua interpretação não pode ser reduzida a quantificações frias e descontextualizadas da realidade (MICHEL, 2009).

Menciona-se que o estudo é exploratório, descritivo e explicativo. Haja vista, entende-se como exploratório em razão de fazer identificar informações e subsídios para definir objetivos e o problema. Pode-se dizer que essa pesquisa busca aprimorar as ideias ou a descoberta da intuição (MICHEL, 2009). Entende-se ainda como exploratória por não conhecer o assunto de forma profunda.

Relata-se que se entende como descritiva pelo fato de as características da população ou fenômeno. Já se acredita que seja explicativa por identificar os fatores que contribuem para ocorrência dos fenômenos. Cita-se como exploratório o objetivo metodológico de apresentar o histórico da Certificação ISO 14001. Como objetivo explicativo, destacamos o objetivo de identificar as principais etapas para o processo da Certificação e como descritivo a conscientização da Diretoria sobre a importância da implementação da norma na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com