TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Modelagem Processos

Trabalho Escolar: AD Modelagem Processos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade de Aprendizagem: Modelagem de Processos

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Professor: Nome do estudante:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1(3,0 pontos)

Penkal (2010) define que a intimidade de vendas com os clientes é básica para a obtenção de melhores e duradouros resultados. O processo de vendas deverá ser ampliado do simples “tirar pedidos” para um maior envolvimento com o serviço prestado, onde a qualidade não será uma atividade meramente da área produtiva, mas sim de todos os que mantêm contato com o cliente. Para isso, e de um modo geral, as atividades do processo de vendas deverão privilegiar a retenção do cliente, praticando-se um constante contato para seu melhor entendimento e planejamento de sua conta para um resultado de longo prazo. Para o processo de vendas, não é mais possível imaginar alcançar os objetivos do fechamento de negócio, deixando para o momento da venda tudo o que for necessário para a sua concretização.

Fonte: PENKAL, H. H. Processo de Venda. Artigonal. 22 set. 2008. Disponível em: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/processo-de-venda-570411.html>. Acesso em: 08 ago. 2014.

Em relação ao processo de vendas, interprete o fluxograma de pedido de vendas ilustrado a seguir e descreva-o em um texto dissertativo de 8 a 12 linhas.

Fonte: DINIZ, Anderson Gomes ; SANTOS, Flavio Costa dos ; COSTA, R. M. E. M. Um Ambiente Virtual para a Simulação de Processos de Negócios. In: IX Taller Internacional de Software Educativo-TISE 2004, Santiago. Memorias del IX Taller Internacional de Software Educativo. Santiago : Universidad de Chile, pp. 13-18, 2004.

Para realização das questões 2 e 3 desta avaliação, leve em consideração esta dica:

Caso você não consiga utilizar os aplicativos propostos no livro didático, recomenda-se utilizar as ferramentas livres "Gliffy" (www.gliffy.com) ou "Dia" (http://dia-installer.de/index_en.html). Também podem ser utilizados os aplicativos proprietários com versões "Free Trial" válidas por 30 dias "Smartdraw" (www.smartdraw.com), "Wizflow" (http://www.pacestar.com) ou "EDrawSoft" (http://www.edrawsoft.com).

Outra alternativa é trabalhar com recursos do WORD, PowerPoint, Open Office etc.

O cliente liga para o Call Center e solicita uma cotação. O Call Center recebe o pedido, prepara e envia a cotação para o cliente aprovar. A receber a aprovação do cliente, o Call Center dispara um pedido de venda com os dados do cliente e a mercadoria solicitada. Essas informações passam por uma análise e liberação de crédito.

Já com o credito liberado o pedido é enviado para a verificação de estoque onde é verificada a disponibilidade do produto no estoque. O pedido já com o crédito aprovado e já disponibilizado pelo estoque, é enviado para o faturamento, que processa e envia a fatura e boleto para o cliente e solicita a baixa no estoque. Esse processo gera um título a receber referente a aquele pedido.

No movimento de títulos, é gerado títulos a receber que serão confrontados com o movimento de títulos recebidos pelo banco. Por sua vez, o cliente efetua o pagamento do boleto no banco. Quando um título aguardando pagamento recebe a confirmação do banco, informa ao “Contas a Receber” para baixa. A partir deste momento o pedido consta como "pagamento efetuado".

Questão 2(3,5 pontos)

Araujo (2001) comenta que, por dificuldades de tradução, a palavra inglesa departamentation ou departamentalization passou a significar departamentalização, confundindo o leitor com as frações organizacionais rotuladas de departamentos. Departamentalizar não é criar departamentos, mas criar unidades, frações organizacionais. Essas unidades podem ser divisões, gerências, assessorias, conselhos e departamentos organizacionais. Departamentalização é uma forma sistemática de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.

Fonte: ARAUJO, L. C. Organização, Sistemas e Métodos e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

A partir do conhecimento adquirido sobre departamentalização, analise a descrição a seguir, baseada em observações realizadas em empresas, e desenhe o organograma da organização fictícia "Grupo Associado Amadeus - GAMADEUS" num aplicativo gráfico.

Para atender às demandas do negócio, a organização GAMADEUS tem implantado as Centrais de Negócio (CENE), de Serviços de Tecnologia de Informação (CSTI) e de Relacionamento com os Fornecedores (CRFOR).

A CENE está formada pelas Unidades de Vendas e Consultoria (UVECON), de Relacionamento e Marketing (UREMA) e de Inovação de Processos de Negócio (UIPRONE).

O UIPRONE está constituído pelos Setores de Melhoria dos Processos (SEMEPRO), de Automatização Integrada (SEAUTIN) e de Escritório de Processos (SESCPRO).

As Seções de Gestão por Processos (SEDEPORPRO), de Gestão de Processos (SEGEDEPRO), e de Maturidade de Processos (SEMAPRO), definem o SESCPRO.

O CRFOR encontra-se definida pelas Unidades de Controle da Qualidade (UCONQUA), de Análise de Cotações (UADECOT) e de Logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com