TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA O PLANEJAMENTO E SUCESSO DOS NEGÓCIOS

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

NOME DO POLO

3º SEMESTRE

DIEGO ARAUJO PARRA PEDROZO - RA 1299262663

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III

RELATÓRIO FINAL

PROFESSOR-TUTOR EAD LEANDRO GOMES

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2015

DIEGOARAUJO PARRA PEDROZO        RA 1299262663

ENSAIO ACADÊMICO – A IMPORTACIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA O PLANEJAMENTO E SUCESSO DOS NÉGOCIOS

Projeto Interdisciplinar III apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Leandro Gomes.

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2015


Sumário

INTRODUÇÃO        

PESQUISA DE MERCADO – DEFINIÇÃO, CONCEITO, SIGNIFICADO.        

O que é pesquisa de mercado?        

Para que servem as pesquisas de mercado?        

Conceito de pesquisa de mercado        

O marketing é a ligação entre o seu negócio e o seu cliente        

Qual a importância da Pesquisa de Mercado dentro de um Plano de Marketing e de que forma a gestão de Projetos pode contribuir?        

Objetivos da pesquisa de mercado        

Benefícios da pesquisa de mercado.        

Quais são as aplicações de uma pesquisa de mercado?        

Conhecendo o Universo da Pesquisa        

Técnicas de coleta de dados        

Como realizar uma pesquisa de opinião eficaz?        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da pesquisa de mercado no planejamento e no sucesso das empresas no mundo atual. "Pesquisa de mercado não é um fim, é um meio para um fim, melhorar a tomada de decisões" Peter Chisnall

Pesquisa de mercado é uma das funções de marketing que é responsável por obter e fornecer dados e informações para tomada de decisões relacionadas com a prática do marketing, por exemplo, divulgando a que necessidades ou desejos existem num determinado mercado, que são ou podem ser os consumidores ou clientes potenciais? Quais são suas características? O que eles fazem? Onde comprar? Por quê? Onde estão localizados? Quais são seus rendimentos? Qual é o seu grau de prontidão para atender suas necessidades ou desejos? Entre outros.

A Pesquisa de Mercado, também chamada Inteligência de Marketing, é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados.

Portanto, neste trabalho iremos ver diversas a definição de pesquisa de mercado, de diferentes pontos de vista, para se ter uma visão mais ampla do significado desta importante função de marketing.


PESQUISA DE MERCADO – DEFINIÇÃO, CONCEITO, SIGNIFICADO.

O que é pesquisa de mercado?

É um processo que reflete as necessidades, tendências e perfil de mercado; bem como os hábitos de opinião, de conduta e de consumidor. Esta metodologia pode ser aplicada usando inquéritos (email, telefone ou pessoal), estatísticas, entrevistas e grupos focais. Vários tipos de pesquisa de mercado: quantitativo, qualitativo, documentário e comercialização. Cada um deles irá produzir resultados diferentes, dependendo das características e variáveis que você deseja estudar.

Antes de lançar uma metodologia desta natureza, é necessário perguntar-nos qual problema ou aspecto que queremos investigar e por. Posteriormente, devemos selecionar o tipo de análise de informação que iremos usar e a amostra de design. Em seguida, passamos a coletar os dados para posterior análise e, finalmente, as conclusões e os resultados são estudados.

Dados lançados por este processo constituam um guia estratégico para saber quem são nossos clientes atuais e potenciais que nos ajudará a tomar decisões mais precisas e projetar um plano de negócios, muito mais focada a campanha de marketing.

Há várias razões por que foi realizado um estudo de mercado: porque queremos satisfazer as necessidades do cliente, mas precisamos primeiro saber suas preferências, classe social, educação e ocupação, entre outros aspectos. Outra razão pode ser porque nós queremos saber o nível de sucesso ou fracasso, quando você iniciar um novo negócio, entre outros.

Pesquisa de mercado é uma técnica que permite que você colete dados de qualquer aspecto que você quer saber então interpretá-las e fazer uso deles. Servem para o comerciante ou empresário para fazer uma tomada de decisão adequada e para a satisfação de seus clientes.

Para que servem as pesquisas de mercado?

Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, para economizar e fazer o dinheiro render, os empreendedores também devem pesquisar onde devem investir, para aplicar o dinheiro onde tiver maior retorno, claro e fazer maximizar seu investimento. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos em “vermelho”, que necessitam de maior cuidado e atenção e também apontam as novas oportunidades!

Podem ser desenvolvidas pesquisas para analisar o perfil dos consumidores/ clientes, os hábitos e frequência de consumo, estilos de vida, comportamentos, etc. Aplicações comuns também são as pesquisas para fazer testes de um novo produto, avaliar a mídia que será utilizada, ou então pesquisas para avaliar a qualidade de um produto que já existe, o atendimento em relação a algum serviço, avaliar as estratégias e ações da concorrência, a preferência dos clientes e muitas outras questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com