TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Explicativa, Planejamento Organizacional Estratégia de Negócio

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO À PESQUISA

 

A pesquisa explicativa, planejamento organizacional

Estratégia de negócio  

 

SILVANA REGINA DE BRITO ANDRADE

Professor-Tutor Externo Marcosuel Silva Sousa

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

EMD- PROCESSOS GERENCIAIS (FLX0946) – Seminário interdisciplinar: Introdução à Pesquisa

26/11/2018  

 

 

RESUMO  

Este artigo científico expõe a importância do planejamento na vida organizacional. A questão operacional tem como função primordial no sucesso da implantação da estratégia, porém para desenvolver uma estratégia de negócios, é necessário ter uma base sólida, que é o núcleo de toda a estratégia. Sem essa base, não há possibilidade de estruturação, dificultando o alcance dos objetivos planejados. As estratégias de negócios podem ser elaboradas de diversas formas, e além da criação é importante ficar atento na sua execução.

 

Palavras-chave: Planejamento, Estrutura, Objetivo.

 

ABSTRACT 

This scientific article exposes the importance of planning in organizational life. The operational question has as its main function in the success of the implementation of the strategy, but to develop a business strategy, it is necessary to have a solid foundation, which is the core of the whole strategy. Without this base, there is no possibility of structuring, making it difficult to reach the planned objectives. Business strategies can be elaborated in a variety of ways, and in addition to creation it is important to be aware of how they are implemented

Keywords: Planning, Structure, Objective.

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente fazendo com que os empreendedores criem cada vez mais estratégias para poderem manter suas empresas competitivas dentro dentro do mundo globalizado.O plano de negócios tem o papel de fornecer informações detalhadas sobre o início do investimento, tambem é utilizado como base para dá continuidade dos negócios já que evidencia a situação ou trará o melhor resultado.

 A gestão estratégica torna-se uma ferramenta indispensável para dirigir as ações, de qualquer organização que tenha interesse em contribuir atuando no mercado, independente do seu ramo de atividade e de seu porte, vale ressaltar, que ainda que uma empresa tenha inúmeras metas, como excelência em qualidade, inovação e flexibilidade o objetivo maior sempre está relacionado a geração e a maximização da receita.

2 A IMPORTANCIA DA PESQUISA E SUA DEFINIÇÃO

A estratégia não deve se restringir somente aos níveis mais altos da organização, é importante que a estratégia seja distribuída para toda a organização, levando-se em conta os diferentes graus de importância de cada nível hierárquico para alcance dos objetivos da organização.

Barney e Hesterly dizem: ”O objetivo final de administração estratégica é permitir que a empresa escolha e implemente uma estratégia que gere vantagem competitiva” (2007, p.10)

A estratégia tambem está diretamente relacionada com o modelo de negócio da empresa e o ambiente que está inserido.

Oliveira diz;

        Estratégia é definida como um caminho,ou maneira, ou ação formulada

e adequada para alcançar,preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora,as metas ,os desafios e os objetivos estabelecidos,no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente ,onde estão os fatores não controláveis.(2010,p.185)

 

Concordo com o autor,pois a estratégia é uma forma bastante eficaz e de exploração viável para a empresa, pois torna a empresa competitiva, supera a concorrência, otmiza as oportunidades dos fatores externos e reduz os problemas de processo e otimizar os recursos dos fatores internos.

A essência da gestão estretégica é elaborar por meio de uma abordagem inovadora e criativa, uma estratégia competitiva que assegure o êxito da organização nos negócios atuais, ao mesmo tempo em que constroi as competências essenciais necessárias para o sucesso de negócio.

 

           3- A PESQUISA EXPLICATIVA E SEUS MÉTODOS  

 

Figura 1

 [pic 1]

Fonte disponível em: https://goo.gl/images/e8Ph8f

Segundo oliveira (2010), o planejamento em uma organização deve respeitar alguns princípios para que os objetivos possam ser alcançados. Esses princípios são divididos em gerais e específicos.

O princípio da contribuição aos objetivos;

A-Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações, que caracterizam o princípio da contribuição aos objetivos.

B-O princípio da precedência do planejamento corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras organização, direção e controle.

C-O princípio da maior influência e abrangência; o planejamento pode provocar uma série de mudanças nas características e atividades da organização. Essas mudanças podem ser ´provocadas nas pessoas, tecnologia e sistemas.  

 

 

Para Maximiano (2011, p.277) “O plano de negócio permite esclarecer qual o produto ou serviço o empreendedor pretende fornecer, o mercado e a estratégia para conquista-lo e as condições necessárias para transformar a ideia em uma empresa e operação “

 

O planejamento estratégico é um processo administrativo de desenvolver e manter uma viabilidade entre os objetivos organizacionais e os recursos e as oportunidades de mercado em constante mutação. Alvo do planejamento estratégico e configurar o negócio da empresa e seus produtos de forma que eles combinem produção de lucros e crescimento (Kotler; Kurt,2011, p.73)

 

Planejamento participativo;

 Um objetivo é uma descrição explicita de uma futura situação considerada como desejável. Os objetivos servem como orientação para guiar as organizações, para tomar decisões e para implementar as ações correspondentes.

Os objetivos facilitam a maneira de identificar as diferentes formas de atingi-los. Também facilitam atingir um acordo sobre eles.

Planejamento coordenado;

Todos aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com