TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Controle – Pesquisa no planejamento estratégico

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

3 Gerenciamento da área funcional

3.1 Gestão do Controle – pesquisa no planejamento estratégico

Introdução

 Esse estudo tem como fonte a aplicação da Matriz Swot como ferramenta de análise da empresa Inovare Ltda nos últimos oito meses para identificação de pontos fortes e a melhorar tanto do ambiente externo quanto interno da empresa. Serão considerados os itens cabíveis às quatro variáveis da SWOT – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – para auxílio no planejamento estratégico da empresa. Além da matriz SWOT, será considerada a análise GUT – análise de Gravidade, Urgência e Tendência – como auxílio na identificação de todos os itens para a tomada de ações certeiras.

Nesta pesquisa, serão apresentados os conceitos de ambas as análises e suas aplicações e, por conseguinte, o prognóstico para os períodos subsequentes da administração atual da empresa.

Objetivos

O objetivo desse estudo é identificar e avaliar pontos fortes e a melhorar, assim como oportunidades e ameaças relativos ao mercado e aos concorrentes da Inovare Ltda, além de classifica-los de acordo com sua urgência e gravidade. A análise SWOT auxilia na gestão do planejamento estratégico pois nos permite conhecer o perfil dos ambientes interno e externo da empresa a fim de “nortear” as ações e diretrizes de seus administradores. Com o complemento da análise GUT, será possível classificar todos os itens para que a empresa identifique os itens que precisam ser priorizados na tomada de decisão estratégica.

Justificativa

Visto que a Inovare se encontra em um mercado competitivo, onde os concorrentes partem com ações fortes para ganhar o mercado, a diretoria da empresa precisa conhecer a fundo as características desse ambiente concorrencial para planejar corretamente suas ações. Mesmo não sendo objetivo de a empresa ser a líder desse mercado, conhecê-lo é de fundamental importância para sua sobrevivência. Conhecer seus pontos internos, tanto positivos quanto negativos, e mensurá-los, permite a empresa a montar suas ações estratégicas de forma condizente com o que os ambientes necessitam.

Revisão Literária - Planejamento estratégico

Paragráfo introdutório

Ao fazer uma análise da situação, todos os planejamentos dentro e fora da empresa, bem como quaisquer outras forças externas importantes, devem ser analisadas, tanto em nível doméstico como internacional. Uma organização agindo independentemente pode ter muito pouca influência nas forças do ambiente geral, porém as forças nesse ambiente podem ter um impacto tremendo na organização. (Harrison)”

Para se identificar o ambiente que uma empresa se encontra, é preciso conhecer os aspectos do planejamento estratégico e da própria estratégia, entendendo o seu conceito. A partir do conhecimento de estratégica, pode-se definir o planejamento estratégico e, por fim, conhecer e aplicar uma de suas ferramentas, que no caso desse estudo é a análise SWOT, com o auxílio da análise GUT.

        De acordo com Chiavenato (2003), estratégia pode ser entendida como um comportamento global da organização em resposta a demandas dos ambientes que a circundam. Pode-se ver que ela é o estímulo para a organização se adaptar no ambiente em que se encontra. A estratégia é orientada em longo prazo e precisa ser planejada, implementada e avaliada por seu desempenho. E nessa construção da estratégia organizacional, encontra-se o planejamento estratégico, que é a maneira pela qual essa estratégia é articulada e preparada.

        

Análise SWOT

        O Planejamento estratégico pode ser entendido como “um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando” (Chiavenato, 2003). Ou seja, é de fundamental importância se conhecer o ambiente em que a empresa se encontra para tomar as estratégias e ações pertinentes a ele. Para isso, podemos utilizar da análise SWOT.

A análise SWOT é uma ferramenta de análise para se relacionar e identificar a posição competitiva da empresa no ambiente em que se encontra. Ela nos permite conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização no seu ambiente interno e externo. Não há respostas concretas em relação ao seu surgimento, alguns o creditam a Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores de Harvard Business School (Púbio, 2008), porém não se sabem ao certo a sua origem.  

Conhecida também como Análise de Cenários, A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008). Seu nome vem dos termos em inglês Strenghts (Forças), Weeknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Strenghts – Forças – São os pontos fortes da organização em relação a seus concorrentes e mercado.

Weeknesses – Fraquezas – São os pontos a melhorar e desvantagens que a organização apresenta.

Opportunities – Oportunidades – São os aspectos positivos e relevantes que o ambiente externo proporciona à organização.

Threats – Ameraças – São os pontos negativos externos que podem afetar a empresa.

[pic 1]

Fonte: adaptação Chiavenato e Sapiro (2003, p.188)

        

De acordo com X, em FGV, para se elaborar uma análise SWOT, é aconselhável seguir os passos abaixo:

  • Reunir todos os fatores internos e externos de influência para o negócio;
  • Distinguir os pontos fortes dos pontos fracos;
  • Priorizar os fatores listados;
  • Identificar o impacto que estes fatores têm no seu negócio;
  • Construir o mapa da SWOT, analisando todos os fatores;
  • Sintetizar o mapa SWOT e apresentar estratégias que combinem forças e oportunidades;

Análise GUT – Gravidade, Urgência e Tendência

        A análise GUT, ou Matriz GUT, é uma ferramenta simples porém eficaz que auxilia na analise e a prioridade de resolução de um problema. Essa ferramenta se mostra útil porque traz uma análise quantitativa dos problemas que a empresa precisar enfrentar. Foi criada por KEPNER e TREGOE (1984) e tem por objetivo a seleção de problemas e seu escalonamento. Essa matriz analisa a gravidade, a urgência e a tendência dos problemas da empresa, tanto no ambiente interno quanto interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (311.1 Kb)   docx (173.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com