TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA CORPORATIVA

Seminário: A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA CORPORATIVA

Ética é a ciência da verdade. Não existe ética da mentira e nem meio-ética. Ética e verdade vem do ser: Ou se é ou não se é. Hoje a ética é exercida ligada a circunstâncias e interesses, por isso é necessário promover a ética da ética.

Para se ter vida social é preciso ser ético. A sociedade se apoia em três pilares éticos: é essencial que seja justa; é essencial que seja livre; e é vital que seja solidária. Para cumprir os deveres da sociedade e garantir que ela seja digna é preciso desenvolver três capacidades: liderança integrada; organização flexível; visão e ação estratégica. É preciso também ter educação ética, aprender a respeitar as diferenças. Ética não é apenas um código a ser cumprido, tem a ver com responsabilidade social, solidariedade, respeito, entre outros. Por isso é de extrema importância desenvolver a cultura ética na empresa. Concluindo, a ética além de ser essencial contribui com o reconhecimento e crescimento de qualquer organização que adquire um modelo de gestão da ética.

A importância da Cultura da Participação para a implantação de princípios éticos nas empresas

O comportamento ético no momento em que o mundo passa por grandes mudanças. As empresas se reformam e se transformam para sobreviver a essas mudanças e atender melhor seu consumidor. Assim, hoje, para um sucesso continuado, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre as pessoas que delas participam e, ao mesmo tempo, um comportamento ético inequivocamente reconhecido pela comunidade.

Se a empresa, como espaço social, produz e reproduzem esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde às pessoas vivam realizadas, seguras e felizes. A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. A disputa por cargos cresceu e, com ela, o desejo de se sobressair a qualquer custo.

Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. No dia-a-dia, os sete pecados capitais (luxúria, ira, inveja, gula, preguiça, soberba e avareza) servem como uma espécie de parâmetro para o bom ou mau comportamento em sociedade. No universo corporativo, a falta de ética poderia entrar nessa lista. A maioria das pessoas age com honestidade porque quer dormir com a consciência tranquila - ou, então, porque tem medo das consequências, que podem resultar em atos ilegais ou contrários à ética; afirma JACOMINO (2003).

Uma pesquisa recentemente realizada pela revista EXAME na internet, respondida por um número de 747 internautas, sugere que ainda há um bom caminho pela frente a ser percorrido pelas empresas, levando-as a um comportamento ético.

Com a pergunta: “Como é a ética no seu trabalho?” indica que os leitores desconfiam da alta direção da empresa em relação a comportamento. Apenas 28,7% consideram a direção bastante ou extremamente ética. Embora menos de 10% dos leitores tenham dito que nunca observaram nenhum ato antiético no trabalho, a grande maioria 73% jamais fez denúncia. Os principais motivos: a empresa não tem mecanismos de alerta 38,6% disseram isso; falta de provas 34,3%; medo de represálias do chefe 26,7% e receio de ficar mal visto entre os colegas 21,2%.

Empresas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com