TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA COMO INFLUENCIADOR DO AMBIENTE INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  9.877 Palavras (40 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 40

MILA…………………..

A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA COMO INFLUENCIADOR DO AMBIENTE INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. O CASO DA GODIBA – BEIRA (2013-2016)

PROJECTO DE PESQUISA: GESTÃO ……………..

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES

CURSO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS

Beira

2017

MILA…..

A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA COMO INFLUENCIADOR DO AMBIENTE INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. O CASO DA GODIBA – BEIRA (2013-2016)

PROJECTO DE PESQUISA: ……………..

Projecto de pesquisa apresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Direito.

Orientador: Prof. João Aguaceiro

Beira

2017

SUMÁRIO

As relativas mudanças, que vem ocorrendo em todas as dimensões do mundo moderno, exigem das empresas uma adaptação rápida para que possam sobreviver. A necessidade de um processo que garanta a elas o sucesso e a sobrevivência, vem sendo posto em prática com o auxílio da ética no seu dia-a-dia de trabalho. Assim o Código de Ética é um conjunto de normas morais, pelo qual o individuo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e na sociedade em que vive, para que possamos viver relativamente bem. Desta forma as organizações, usam o código de ética como um meio de melhoria nas suas relações de trabalho, garantindo através da mesma a valorização de seu capital humano e uma vida longa.

A presente pesquisa destaca a importância do código de ética nas organizações, tendo como objectivo apresentar conceitos e aplicações de ética no ambiente interno das organizações, analisar a diferença entre a ética de irresponsabilidade interna e externa e discutir o que leva um colaborador a não praticar a ética no ambiente interno de trabalho, desenvolvido através do método de natureza bibliográfica e qualitativa com base em trabalhos já existentes onde foram feitas comparações e revisões literárias que nos levaram ao seguinte resultado: A ética nas empresas tem contribuído para criação de várias acções como: criação de departamentos de responsabilidade social, códigos éticos, comités de ética, políticas ambientais e desenvolvimentos sustentáveis.

Os resultados do estudo revelam que os trabalhadores da empresa estão cientes da sua responsabilidade ética, ao adoptar posicionamentos considerados do código ético diante dos seus superiores apesar de diferentes condutas. Observou-se ainda que com o código de ética na organização possibilitam a uma uniformização no processo de acções, actuações dos trabalhadores dando confiança entre os administradores.

Após análise dos resultados, constata-se uma influência positiva da importância do código de ética na organização do estudo em causa, na influência interna da mesma.

Este estudo representa uma valiosa contribuição para a comunidade empresarial e científica, no sentido de repensar e aprofundar o conhecimento sobre o papel do código de ética dentro de uma organização, nomeadamente a sua influência interna entre os trabalhadores e colaboradores.

Palavras-chave: Código de Ética, Influencia Interna, Ética. Organizações.

CAPÍTULO I: Introdução

O propósito dessa pesquisa é compreender melhor até que ponto a ética influência no ambiente interno das organizações, procura-se examinar, perguntar, conhecer e compreender teoricamente esse tema. Falar de ética é falar de valores e moral, ou seja do comportamento do ser humano.

A ética pressupõe como referencia o consenso estabelecido por uma cultura, curiosamente uma pessoa não nasce ética, e nem com a moral, valores, juízos ou afirmações estabelecidas, ela adquire com a experiência de vida.

O presente artigo busca compreender até que ponto a ética influencia no ambiente das organizações, já que o ser humano é destinado a absorver novos valores, moral e ética, baseado em uma nova cultura ou sociedade.

A Godiba empresa com actuação no segmento de sérvios em actividades de transportes e logística. Ao longo dos anos desenvolve vários projectos no sector da construção, metalomecânica, agro-pecuária e turismo.

Em todos os seus negócios, segue princípios fundamentais como Conduta, Atitude e Entrega, os quais apoiam-se em importantes valores como o código de ética no comprometimento, liderança pelo exemplo, obsessão pela eficiência, excelência no atendimento ao cliente e superação de resultados.

O Código de Ética da Godiba é a consolidação da filosofia empresarial, construída ao longo das várias décadas de história da organização.

Ele define o comportamento esperado de todos os seus colaboradores na condução de suas actividades diárias e é de observância obrigatória.

A Godiba exige de seus colaboradores, no exercício de suas actividades, conduta honesta, digna e comprometida, em conformidade com as leis, padrões éticos sociais, princípios e valores da mesma.

Os princípios éticos devem nortear a conduta profissional, os relacionamentos, o respeito pelas diferenças individuais e a responsabilidade pelas actividades realizadas dentro da empresa, independentemente do cargo. O Código de Ética é uma referência formal e institucional de uma conduta pessoal e profissional, que visa o bom relacionamento no ambiente interno de trabalho e o bem comum seja para accionistas, clientes, colaboradores, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, sociedade e governo.

Justificação

A escolha do tema justifica-se pelo facto de se verificar que, as constantes mudanças no mundo moderno, o capital humano vem sendo muito valorizado nas organizações. A questão do código de ética vem sendo importante tanto para o funcionário, como para empresa e para sociedade onde ela esta presente.

Por ser um princípio muito discutido e propagado no âmbito das organizações, o código de ética é considerado bastante extensa, sendo suficiente para a construção da influência interna de maneira clara e completa. O conceito de código de ética é de facto tão vasto que abarca todas as operações da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.7 Kb)   pdf (335.9 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com