TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO, DA CRIATIVIDADE E DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO, DA CRIATIVIDADE E DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 2

“ O mestre lança a semente, o discípulo da importância e continuidade ao crescimento”

Sócrates

“O jogo é uma construção social, que deve ser estruturada desde cedo”

Gilles Brougére

O lúdico tem um papel de suma importância no processo pedagógico, levando em conta, que quando a criança brinca aprende.

Brincar e aprender. É uma frase bastante expressiva neste aspecto, porque de fato, é um momento único, é a hora, que a criança, repassa, tudo que ela vivencia, no seu dia a dia.

Em jogos compreende os limites, regras, aprendem a dividir, compartilhar, e se portar diante as diversidades, mesmo uma criança impulsiva, começa a trabalhar este lado mais emocional, pois afinal de contas, há pré definições estabelecidas que mesmo a contra gosto, passam a aceitar.

Para Platão, os primeiros anos das crianças deveriam ser ocupados com jogos educativos praticados em comum pelos dois sexos, sob vigilância. Ele acredita na importância de jogos para o convívio.

Grandes pensadores, acreditam na importância do brincar, o lúdico, contribui muito, ele proporciona inúmeras maneiras de levar a criança a aprender de forma motivada e significativa.

A alfabetização é a fase que inicia o processo de formação intelectual e pessoal da criança e começa na escola. A escola deve facilitar a aprendizagem fazendo uso de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador e que favoreça o processo de aquisição de autonomia.

Paulo Freire propõe a pedagogia da autonomia na medida em que sua proposta está fundada na ética, no respeito à dignidade, e a própria autonomia do educando.

E o lúdico colabora com o despertar de confiança, estimulando a curiosidade e autonomia, proporcionando assim o desenvolvimento da linguagem, auxiliando na concentração e atenção.

Através do desempenho das crianças com seu brinquedo podemos avaliar o nível de seu desenvolvimento motor e cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com