TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING NA ÁREA DE VENDAS

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING NA ÁREA DE VENDAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  7.276 Palavras (30 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 30

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING NA ÁREA DE VENDAS

Maria Angela Gonzaga de Jesus

RESUMO

As teorias de administração mostram que, na atualidade, uma organização precisa direcionar seus esforços para as mudanças do mundo empresarial, aprimorar os processos e melhor atender o cliente. Este artigo aborda a importância do profissional de marketing na área de vendas de uma empresa localizada na cidade de Goiânia/GO, que atua no mercado varejista de rações, produtos veterinários e brinquedos para animais de estimação. Trata-se de um negócio cujo público alvo muitas vezes se vê disposto a pagar por sofisticação, qualidade, diversificação e comodidade. Atualmente os clientes estão muito exigentes e em busca de satisfação plena e encantamento. Será tratado, então, neste artigo, como esse profissional pode utilizar o marketing para atingir esse encantamento e tornar o relacionamento algo de longo prazo, colocando em evidência as vantagens e as dificuldades encontradas pela empresa em adotar o marketing como filosofia de gestão empresarial e, consequente melhoria de seus negócios.

Palavras-chaves: Marketing, Profissional de Marketing, Vendas.

ABSTRACT

The theories of administration show that, in actuality, an organization needs to direct their efforts to change the business, improve processes and better serve the customer. This article discusses the importance of professional marketing in the sales of a company located in the city of Goiânia/GO, which operates in the retail market for feed, veterinary products and toys for pets. This is a business whose target audience is often willing to pay per view sophistication, quality, diversification and convenience. Currently customers are very demanding and looking for full satisfaction and enchantment. Will be treated, then this article, as this professional can use marketing to achieve that magic and make something of long-term relationships, bringing to light the advantages and difficulties encountered by the company to adopt the philosophy of marketing and business management, and consequent improvement of their business.

Keywords: Marketing, Professional Marketing, Sales.

1 INTRODUÇÃO

Um ambiente de crescentes mudanças exige das organizações inovações constantes e, acima de tudo, criativas. As disputas, cada vez mais acirradas por uma fatia do mercado, exigem decisões estratégicas rápidas e inovadoras, conduzindo as empresas a abandonarem modelos de gestões tradicionais para novos modelos de gestão. O papel da moderna administração é a busca permanente de processos que aperfeiçoem a relação produto/mercado, dirigida para a melhoria do atendimento aos interesses e necessidades dos clientes.

Dessa forma, os conceitos de marketing surgem como resposta para tornar a empresa apta a atuar no mercado que está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, a gestão das empresas deve avaliar o papel do marketing na administração dos negócios para melhorar e sustentar a sua posição competitiva. Uma empresa, ao lançar um produto ou novo serviço, planeja, analisa e verifica se aquele produto/serviço trará o retorno esperado ou se ele será viável economicamente.

Tudo isto envolve marketing. Segundo Hooley et al (2001, p. 6), “marketing é o processo de planejar e executar a concepção, custo, planejamento e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de empresas e indivíduos”. O marketing deve então ser voltado para o mercado e para atender aos anseios dos clientes, por meio da agregação de valor aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Segundo Pereira e Nunes (2008), o dia-a-dia dos administradores das organizações é marcado pela tomada de decisões, que podem gerar consequências diversas conforme o contexto de cada uma. Para estes autores, tais decisões implicam uma visão ampla do ambiente, conforme as características sociais, culturais e políticas deste. Em meio a um ambiente em que a concorrência aumenta e se qualifica a cada dia, torna-se imprescindível a necessidade de desenvolver empreendimentos com estratégias competitivas adaptadas às necessidades do mercado.

Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre a importância do profissional de marketing na área de vendas da Agrocães Pet Shop, empresa varejista do mercado goianiense, que atua no ramo de produtos veterinários para animais de estimação.

Busca-se com os objetivos específicos, a visão do profissional de marketing sobre a importância do marketing, como filosofia de gestão, na venda de produtos e serviços e identificar as vantagens e dificuldades encontradas pela empresa nessa área.

O interesse pelo tema se prende à necessidade de ampliar conhecimentos sobre a filosofia do marketing, sendo esta uma das áreas de atuação do futuro administrador. E também pelas referências que o mesmo proporciona sobre o entendimento da aplicação do conjunto de ferramentas, que direcionam uma empresa na busca de informações sobre as expectativas do público-alvo, sem nunca afastar da orientação para a realização dos resultados organizacionais, pessoais e profissionais.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Marketing: conceitos e funções

Sempre que se fala em marketing, fala-se de forma resumida do mundo dos negócios, foca-se o mercado de uma forma ampla, no sentido de conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto, ou serviço, atenda os clientes com necessidades, algumas até desconhecidas, visando atender a esses clientes de forma criativa para, assim, atrai-los. “Marketing é mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços – é um compromisso com a busca da qualidade de vida das pessoas” (COBRA, 2003, p. 56).

No marketing, o processo de trocas é natural, e pode ser observado também, na relação entre a empresa, sua força de vendas, e seus clientes. As práticas do marketing estiveram presentes em todos os momentos da história das sociedades e organizações, pois sua função é identificar as necessidades e os desejos do consumidor, determinar quais os mercados-alvos que a organização pode melhor servir e planejar seus produtos e serviços. Sua principal meta é satisfazer o cliente de forma lucrativa e criar relacionamentos de valor com clientes. (KOTLER, 2000).

Para completa compreensão do que vem o ser marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com