TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DA CONTABILIDADE NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇAO

Marcopolo S.A. trata-se de uma sociedade anônima de capital aberto, com sede em Caxias do Sul/RS. Foi no ano de 1949, com o processo de urbanizaçãoo do Brasil, que Dorval Nicola, Doracy Nicola, Nelson J. Nicola, Paulo Ballini e outros cinco parceiros, notaram a necessidade de transporte de passageiros, e em 6 de Agosto do mesmo ano fundaram a Nicola & CIA, que propunha como finalidade, carroceirias de ônibus para satisfazer a necessidade perante o crescimento das cidades. Desenvolveu-se assim, a primeira criação da empresa, o Ônibus Nicola Rodoviário, com capacidade de transporte de até 26 passageiros. Sendo assim, a nova empresa, deu espaço para 15 funcionários, além de seus sócios, e tinha como prazo, 90 dias para a entrega de seus produtos, que eram todos produzidos em madeira, matéria prima da época. Com a falta de engenheiros, os sócios usavam a criatividade e, a força de vontade como força maior para a realização de seus projetos. Na década de 60, com a evolução do setor automobilistico, a empresa substituiu seu trabalho, até então todo artesanal e constituido à madeira, por processos aprimorados e especializados, com o metal como matéria prima. Em 1968 o novo lançamento de ônibus da empresa, chamado Marcopolo, alcançou seu auge de sucesso, e deu-se então uma nova razão social para aquela empresa que vinha se alavancando em vendas, Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus, e, em 1992 adota-se apenas Marcopolo S.A.. Nota-se que o sucesso da empresa havia surgido, quando um um simples pavilhão de madeira se espalhou, criando laços pelo mundo. Hoje encontra-se com fabricação em 17 unidades, sendo cinco localizadas no Brasil (três em Caxias do Sul/RS, uma em Duque de Caxias/RJ e uma em São Mateus/ES), e doze no exterior (uma na Afraca do Sul, três na Austrália, uma na China, uma no México, duas na Argentina, uma na colômbia, uma no Egito e duas na Índia). Atualmente, a Marcopolo é uma das mais renomadas fabricantes de carroceirias de ônibus do mundo. Sua preocupação con design e inovação não se perde. A empresa participa inteiramente nas soluções para o transporte coletivo de passageiros nos maiores mercados do mundo.

2 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

2.1 ORGANOGRAMA

(------------------------------------------------------------------------------------------------------)

2.2 IMPORTANCIA DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

O departamento de contabilidade é o alicerce que auxilia a administração a tomar as devidas decições. É ele quem reune todas as informações economicas, avaliando-as monetariamente, catalogando e agrupando as mesmas em formas de relatórios que facilitam tomadas de decisões por gestores, capazes de analizar e concluir onde há gastos, para que haja deminuição das despesas, ou até mesmo relizar investimentos.A contabilidade também é responsável pelo departamento fiscal e contábil. Através dela a organização tem conhecimento de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade, e lucratividade, produtividade, e com isso, realizar o planejamento tributário.

2.2.1 INFLUENCIA DA CONTABILIDADE NA ORGANIZAÇÃO

A organização apresentada opera a estratégia de contabilização da aquisição para contabilizar seus negócios. A Marcopolo S.A. divulga os resultados referentes ao desempenho trimestralmente. As demonstrações financeiras são apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS – International Financial Reporting Standards, estabelecido pelo IASB - International Accounting Standards Board. A Companhia usa o método de contabilização da aquisição para contabilizar as combinações de negócios. A contraprestação transferida para a aquisição de uma controlada é o valor justo dos ativos transferidos, passivos incorridos e instrumentos patrimoniais emitidos pela Companhia. A contraprestação transferida inclui o valor justo de algum ativo ou passivo resultante de um contrato de contraprestação contingente quando aplicável. Custos relacionados com aquisição são contabilizados no resultado do exercício conforme incorridos. Os ativos identificáveis adquiridos e os passivos e passivos contingentes assumidos em uma combinação de negócios são mensurados inicialmente pelos valores justos na data da aquisição. A mensuração da participação não controladora a ser reconhecida é determinada em cada aquisição realizada. O excesso da contraprestação transferida e do valor justo na data da aquisição de qualquer participação patrimonial anterior na adquirida em relação ao valor justo da participação da Companhia de ativos líquidos identificáveis adquiridos é registrada como ágio (goodwill). Nas aquisições em que a Companhia atribui valor justo aos não controladores, a determinação do ágio inclui também o valor de qualquer participação não controladora na adquirida, e o ágio é determinado considerando a participação da Companhia e dos não controladores. Quando a contraprestação transferida for menor que o valor justo dos ativos líquidos da controlada adquirida, a diferença é reconhecida diretamente na demonstração do resultado do exercício.

2.3 MARGEM DE LUCRO, MARKET SHARE E ESTRUTURA DA MÃO DE OBRA

2.3.1 MARGEM DE LUCRO

Marcopolo analisou e executou o levantamento de acordo com as praticas contábeis adotadas no Brasil , a margem de lucro , que é feita da seguinte forma, lucro do negocio, dividindo pela receita total e multiplicando por 100, acha-se a margem de lucro em percentual .

Lucro bruto obtido foi de R$ 110,3 milhões, com margem de 14,9%.

2.3.2 MARKET SHARE

Usando a estatística descritiva onde as técnicas possibilitam as descrições do mercado , utilizando métodos numéricos e gráficos , formando um conjunto de dados e apresentando a informação.

A Marcopolo teve uma queda na produção das carrocerias entre o ano de 2016 e o ano atual 2017.

Analisando os dois mercados , interno e externo , no interno a produção teve 2.866 unidades no segundo trimestre de 2017, 9,9% inferior às 3.180 unidades produzidas no segundo trimestre de 2016, já no primeiro semestre de 2017, a produção foi de 4.232 unidades, 19,2% inferior ao volume produzido no mesmo período de 2016.

O mercado externo teve alta , As exportações totalizaram 1.179 unidades no segundo trimestre de 2017, 8,4% superior às 1.088 unidades exportadas no segundo trimestre de 2016, já no primeiro semestre de 2017, as exportações somaram 2.258 unidades, 25,0% superior às 1.807 unidades exportadas no primeiro semestre de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com