TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Administração De Materiais Para As Empresas

Artigos Científicos: A Importancia Da Administração De Materiais Para As Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Em de uma organização, a Administração de Materiais pode representar diferentes funções, dependendo de quem é o responsável pela definição de suas funções.

Se observada a partir do ponto de vista da distribuição física, que considera o fluxo de produtos de dentro para fora da empresa, a Administração de Materiais considera-se como a responsável pelo fluxo de materiais de fora para dentro da empresa, ou seja, como compradora. Nesse contexto, consideraremos o fluxo de produtos para a firma e não a partir dela. Adotaremos a visão que a enxerga como gerenciadora da movimentação de estoques, para suprimento da empresa.

Nesse caso, a Administração de Materiais reúne todas as atividades que movimentam materiais para o abastecimento da empresa, incluindo o movimento de retorno de materiais aos fornecedores, no caso de não atingirem os critérios da organização.

A Administração de Materiais trata-se do fluxo de produtos para a empresa. Com essa visão, podemos afirmar que: “A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra”. Na década de setenta, as empresas não davam atenção devida para as compras de matérias-primas e sua administração. Tinham valores relativamente baixos, considerando todo o processo industrial e achavam sem muita importância.

Foi nesta época que os compradores ganharam fama de serem corruptíveis, pois muitos denegriram a imagem da categoria, obtendo ganhos pessoais de fornecedores, para facilitar fechamentos, já que havia pouca fiscalização e auditoria no setor.

No final dos anos setenta e começo dos anos oitenta, a situação modificou.

Acabou aquela fase de produção sem controle, fazer altos estoques e depois deixar para o departamento de Vendas se incumbirem de desovar tudo.

Foi nesta época que o conceito da logística começou a surgir nas empresas por aqui, pois necessitavam ter um diferencial da situação atual.

Nesta fase, já começava o conceito de que ganhar mais dinheiro com o menor custo possível, comprar e administrar os materiais começou a ter uma importância muito alta mais sem esquecer das vendas da empresa.

Foi uma época o departamento de compras nas empresas começaram a ficar mais enxotas e ter funcionários mais capacitados para o cargo.

Começou a se formar uma nova mentalidade em Compras, com:

• Profissionais de nível superior;

• Boa fluência verbal, para desenvolver uma boa negociação;

• Boa apresentação para representar a empresa;

• Muitos com formação técnica, conforme os materiais comprados;

• Bom salário, que representava sua importância para a empresa.

Quem assumiu esse setor nesta fase verificou que os antigos compradores:

• Abarrotavam os estoques com matérias-primas, para não ter o risco de faltar material para produção e serem cobrados;

• Não tinham controles históricos das aquisições (fornecedor, preço, condição de pagamento, prazo de entrega etc.);

• Não tinham critérios técnicos para escolha de fornecedores consultados;

• Não tinham um follow-up confiável (os fornecedores entregavam com atrasos, com erros de materiais, com quantidades a mais propositalmente e muitas vezes com preços diferentes do pedido);

• Não havia uma verificação mais apurada e constante do padrão de qualidade dos materiais dos fornecedores.

Desta época para os dias atuais, a administração de materiais só evoluiu e passou a ser um elo super importante na cadeia logística, por que:

• Atende ao cliente interno (manufatura);

• É responsável pela não interrupção da produção por falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com