TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Pequena Empresa

Casos: A Importância Da Pequena Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  10.045 Palavras (41 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 41

Sumário

I - INTRODUÇÃO 14

1.1 - Objetivo 15

1.2 - Justificativa 16

1.3 - Hipóteses 17

1.4 - Metodologia 17

II – MICRO E PEQUENA EMPRESA 18

2.1 - Conceito 18

2.2 - Perfil do Empreendedor 19

III – A IMPORTÂNCIA DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NA SOCIEDADE E NO MUNDO 22

3.1 - O papel do contador nas empresas de pequeno porte 22

3.2 – Custo Benefício 27

3.3 - Evolução das micros e pequenas empresas 30

3.4 – Economia 31

IV – TRIBUTAÇÃO 34

4.1 - O Aspecto Tributário de micro e pequenas empresas: 34

4.2 - Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte) 34

4.3 - Base de cálculo do Simples e normas para aplicação dos percentuais: 35

4.4 - Tributos unificados pelo Simples 35

V – ADMINISTRAÇÃO DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS 38

5.1 - Pontos fontes e fracos 38

5.2 - Mortalidade das empresas 40

5.3 - Incentivo do Governo 42

VI – ESTUDO DE CASO 44

6.1 - Entrevistas com Pequenos Empresários 44

6.2 – Perguntas e Respostas 44

6.3 – Conclusão das Entrevistas 48

VII - CONCLUSÃO 49

VIII - BIBLIOGRAFIA 52

DECLARAÇÃO 55

I - INTRODUÇÃO

O conjunto das micros e pequenas empresas desenvolvem um papel muito importante na sociedade, elas totalizam 98% do total das empresas registradas e atuam em diversos ramos de atividade econômica. A discussão sobre a importância das micros e pequenas empresas é longa e aponta o seu incentivo como solução para o desenvolvimento do país, diminuição da pobreza, da marginalidade, desigualdades sociais e da concentração de renda.

É responsável por grande parte do crescimento econômico, mesmo com suas dificuldades, alta carga de impostos, a grande burocracia para abertura e regularização das empresas.

Os números de pequenas empresas estão crescendo cada vez mais, principalmente no Brasil, nos setores tradicionais, como vestuário, alimentício, informática, comunicação, entre outros.

Trabalhar em uma grande empresa é o sonho de nove entre dez executivos que planejam uma carreira corporativa de sucesso. Porém, as pequenas empresas têm se mostrado uma alternativa interessante, que oferecem boas oportunidades e números de fazer inveja às multinacionais.

Hoje em dia a competitividade vem afetando o mercado econômico, e as pequenas empresas não ficam atrás, elas buscam o seu lugar no mercado, com inovações e melhorias.

A Lei Geral das Pequenas Empresas é um estímulo para o desenvolvimento empresarial e do empreendedorismo no Brasil, ela é um importante instrumento para facilitar o cotidiano do pequeno empresário, pois tem menos burocracia, unificando o recolhimento de alguns impostos em uma única guia.

Com a dificuldade e problemas que as pequenas empresas enfrentam, entra o papel do contador que hoje em dia, não deverá ser somente de registros contábeis, pagamento de impostos, mas sim ser o responsável pelo bom andamento da empresa, demonstrar ferramentas de decisões para o pequeno empresário.

Muitas empresas, devido à má orientação e informação por parte do seu contador, podem sofrer conseqüências dolorosas, por isso as empresas para serem bem sucedidas, devem ser bem assessoradas.

É muito importante que o pequeno empresário tenha o espírito empreendedor para manter o seu negócio sempre em constante evolução, demonstrando seu conhecimento no empreendimento e aprimorando-se cada vez mais.

1.1 - Objetivo

O objetivo deste trabalho pode ser classificado da seguinte maneira:

Demonstrar de forma clara e objetiva, a importância da pequena empresa para sociedade em geral, em diversos aspectos, como culturais, sociais, etc.

Enfatizar o papel do contador para a empresa, auxiliando nas tomadas de decisões, com a elaboração de demonstrativos contábeis cofiáveis.

Demonstrar a Lei do SIMPLES que rege sobre as pequenas empresas, viabilizando o processo burocrático dos impostos, pois muitos empresários têm dúvidas, devido às freqüentes mudanças que as Leis sofrem no Brasil, sendo assim este trabalho tem como base a data até 30 de junho de 2007.

Expor as dificuldades e problemas que a pequena empresa enfrenta, muitas vezes sem uma orientação e assessoria, expostas a deixar de cumprir obrigações com o governo, causando altos níveis de mortalidade das empresas.

Mantendo-se atento à legislação e às políticas públicas, federais, estaduais e municipais, o empresário pode aproveitar oportunidades em favor da lucratividade, pois algumas leis podem beneficiar as empresas.

Muitas empresas não sobrevivem dois anos no mercado, devido à falta de experiência e conhecimento de seus empreendedores. Este trabalho mostrará o desenvolvimento e a evolução das pequenas empresas, o interesse do empresário em manter-se sempre atualizado.

1.2 - Justificativa

Os motivos a seguir justificam o interesse pelo tema abordado nesse trabalho. Alguns deles estão sintetizados abaixo:

Este trabalho procura mostrar a importância da pequena empresa para a sociedade em geral, pois o seu crescimento econômico é grande e a tendência é aumentar cada vez mais. A cada ano aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com