TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Administração

Resenha: A Importância Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A finalidade de administrar é atingir os objetivos utilizando-se dos recursos com eficiência (1) e eficácia (2) buscando a efetividade (3). Desde as mais simples organizações (família) como os mais complexos (organizações) carecem de saber que pessoas precisam utilizar recursos para produzir bens ou serviços, ou seja, precisam administrar, para isso utilizam-se (ou deveriam utilizar-se) de: 1) Planejamento - definição de objetivos e recursos; 2) Organização - disposição dos recursos em uma estrutura; 3) Execução - realização dos planos e 4) Controle - verificação dos resultados. De acordo com Fayol (4) a administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para atingir objetivos individual, familiar, grupal, organizacional ou social (cidade, Estado, Sociedade Global). Maximiano nos diz que conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexos torna-se o processo de administrar.

A formação do conhecimento administrativo é produzida pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores. Há duas fontes: 1) Experiência Prática - o administrador atual dispõe de um considerável acervo teórico que faz parte da cultura coletiva e é produto de transmissão de conhecimentos empíricos (5) desde que foi criada a primeira organização. 2) Métodos Científicos - aplicação da ciência à observação das organizações e dos administradores. Para tal utiliza-se de três métodos mais comuns:

- Experimento - consiste em medir as consequências de uma alteração produzida em uma situação.

- Levantamento Simples - utilizam-se questionários, entrevistas, observação direta, etc.

- Levantamento Correlacional - relação de causa e efeito entre determinados processos ou variáveis.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/26740/a-importancia-da-administracao-resenha-do-capitulo-i

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com