TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Matemática

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da matemática, e a utilização de seus recursos se mostram cada vez mais eficientes, visto que, à medida que a sociedade caminha para um processo de informatização e globalização é importante desenvolver capacidades de: comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer estimativas, de criar e aperfeiçoar conhecimentos e valores. Dessa forma, cria-se o cidadão critico capaz de selecionar e questionar as mudanças impostas pela sociedade.

A matemática contribui para a formação do cidadão, ajuda a estruturar o pensamento dedutivo, está presente em todos nos níveis de formação escolar e faz parte de inúmeras situações do cotidiano, entre as quais, na forma de noções de proporcionalidade, como juros, porcentagens, estatísticas entre outras.

Regra de 3

Segundo o livro “Introdução à História da Matemática”, a regra de três , que provavelmente se originou na China antiga, alcançou a Arábia através da Índia, onde Brahmagupta e Bháskara a tratavam por essa mesma designação. Durante séculos a regra recebeu a mais alta consideração da parte dos mercadores. Ela era enunciada mecanicamente, sem nenhuma justificação, e seus vínculos com as proporções só foram conhecidos ao fim do século XIV. Eis como Brahmagupta enunciava a regra: "Na regra de três, os nomes dos termos são Argumento, Fruto e Requisito. O primeiro e último termos devem ser semelhantes. Requisito multiplicado por Fruto e dividido por Argumento é o Produto". Com isso, tomamos como base para o estudo o conceito da proporcionalidade.

Definição

Podemos definir REGRA DE TRÊS ao cálculo ou processo matemático utilizado para resolver problemas que envolvam duas ou mais grandezas diretas ou grandezas inversamente proporcionais. Logo, trata-se de conceito de proporcionalidade é uma forma nova de sentido de número expressando uma situação de correspondência um para muitos. “Uma proporção é expressa não por um número, mas por pares de números.”

Nesse sentido, a fim de manter a proporção fixa e acrescentar novos elementos, replicar ao invés de juntar é a ação a ser efetuada. Esse número que regula as replicações é chamado de fator escalar.

Resolvendo a Regra de 3

As tarefas que envolvem o termo desconhecido, a incógnita, ou valor omisso – que são as diversas formas de representação que aparecem nos livros didáticos –, também envolvem as relações de primeira e de segunda ordem. Elas são definidas em termos de , onde três valores são dados e o aluno deve determinar o valor de um dos termos que e desconhecido. Para sua solução, e necessário que se estabeleça uma relação de primeira ordem no primeiro par, de forma a manter no segundo par a mesma relação proporcional que existe no primeiro, ou seja, a razão entre o numerador e o denominador do primeiro e do segundo par deve ser a mesma. Para que se verifique a equivalência das duas frações. Para exemplificar, citaremos um exemplo que comumente aparece nos livros didáticos: Determine o termo desconhecido na proporção .

Observa-se que a solução e obtida simplesmente fazendo a multiplicação em “cruz”, isto e, usando o método tradicional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com