TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Das Instituições Bancárias Para A Economia

Trabalho Universitário: A Importância Das Instituições Bancárias Para A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

A importância do crédito para a economia brasileira, quais os benefícios que ele trás, as vantagens e desvantagens dos seus produtos e serviços.

Os bancos comerciais e privados, o quanto são importantes para a economia, através de seus clientes como: as empresas, pessoas físicas, jurídicas, oferecendo inúmeros tipos de crédito, fazendo o giro do dinheiro que são depositados em investimentos, pagos por juros e assim, captando outros novos clientes, oferecendo mais crédito e gerando crescimento em diversos setores no país.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) que tem como função essencial a promoção do desenvolvimento do País de forma equilibrada, por meio da fiscalização e execução das atividades e operações relacionadas ao crédito e circulação de moeda, bem como por meio da transferência de recursos dos agentes econômicos deficitários.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão máximo do SFN, que desempenha funções estritamente normativas e relacionadas à política monetária, creditícia e cambial. E a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que por sua vez, age sob a orientação do CMN no âmbito do mercado de valores mobiliários e, desempenha funções normativas, executivas e fiscalizadoras.

Introdução

A partir do tema “Contabilidade e Legislação”, aqui se propõe uma análise sobre “A Importância das Instituições Bancárias na Economia Brasileira”, em que se traça o panorama do ambiente financeiro que a circunda, possibilitando avaliar aspectos inerentes à realidade investigada.

Objetivo

“Verificar a importância que as instituições bancárias tem para a economia, a fim de obter melhor entendimento sobre essas grandes empresas de que a sociedade é tão dependente.”

Crédito

O crédito tem importante papel no processo de acumulação de capital, isto é, transformador financeiro de diversas modalidades, prazos e níveis de risco, sendo essencial no funcionamento dos setores produtivos e também às famílias, portanto os dados financeiros funcionam como um indicador da trajetória futura de crescimento do PIB, influenciando diretamente o nível de poupança das economias. O Brasil é um país capitalista sem capital, se o nosso sistema econômico é baseado na propriedade privada dos meios de produção, usado com fins lucrativos, então é essencial que o sistema financeiro passe a conceder mais créditos, ou seja, é preciso que o crédito seja mais seriamente entendido como um verdadeiro indutor do desenvolvimento. Não estamos dizendo que o setor financeiro (crédito) será aquele que irá liderar o crescimento, mas é um sistema desenvolvido que estimula o crescimento econômico convertendo e disponibilizando recursos.

aqui se propõe uma análise sobre “A Importância das Instituições Bancárias na Economia Brasileira”, em que se traça o panorama do ambiente financeiro que a circunda, possibilitando avaliar aspectos inerentes à realidade investigada. Dessa forma, toma-se como objeto de estudo instituições bancárias.

Através do crédito, os agentes econômicos podem obter os recursos necessários para a realização dos seus planos de gastos. As famílias podem aumentar o seu consumo (normalmente restringido pela renda) e as empresas conseguem realizar investimentos produtivos, sem a necessidade de possuir a totalidade do capital. A concessão de crédito é um instrumento eficaz para o crescimento econômico de um país, pois contribuiu para elevar a demanda efetiva da economia e, consequentemente, aumentar o volume da produção e do emprego.

Grandes teóricos das Ciências Econômicas destacaram em suas obras a importância do crédito. Para Schumpeter (1996, p.83), o crédito era um dos três elementos fundamentais ao desenvolvimento econômico . Já Keynes (1985), reforçava a necessidade da disponibilidade de crédito para viabilizar os investimentos produtivos, motor do crescimento econômico. Em uma economia moderna, as instituições financeiras têm um importante papel na oferta de crédito. Mas quando se trata do financiamento ao investimento produtivo de longo prazo, são grandes as dificuldades encontradas pelos empresários. Em geral, as instituições financeiras privadas não atuam na concessão desse tipo de crédito devido aos riscos e incertezas, baixos retornos, grande volume de recursos e maiores prazos de financiamento. Além disso, em muitos países, o mercado de capitais é insuficiente para atender o volume da demanda de recursos das empresas. Daí o papel relevante exercido pelos bancos de desenvolvimento, os quais atuam visando atender as demandas não supridas pelo setor financeiro privado. No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um banco público, criado em 1962, cumpre papel crucial de apoiar projetos de investimentos que contribuem para o crescimento do país, concedendo empréstimos de longo prazo com taxas de juros subsidiadas (ou seja, abaixo das taxas de mercado). O banco é a principal instituição de fomento no país, e está entre os maiores do mundo nesta modalidade. Além de atuarem no processo de desenvolvimento econômico, os bancos públicos podem exercer uma função que tem sido evidenciada recentemente: a de agente anticíclico. Esta função é de grande relevância porque os bancos públicos podem atuar de forma a compensar os desequilíbrios no mercado de crédito, o qual é considerado muito volátil e pró-cíclico, na medida em que os empréstimos aumentam nos períodos de crescimento e se retraem em momentos de desaceleração econômica. No Brasil, o papel anticíclico dos bancos públicos, em especial do BNDES, foi fundamental quando do agravamento da crise financeira internacional a partir do segundo semestre de 2008.

A Importância das Instituições Bancárias para a Economia

Os Bancos são instituições publicas ou privadas que fornecem serviços financeiros à sociedade, sendo de suma importância na economia brasileira, e são essenciais na manutenção das atividades comercias, já que além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem créditos pessoais, ajudando assim no desenvolvimento do comércio nacional, uma vez que, possuem a função de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com