TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Matas Ciliares Engenharia Florestal

Por:   •  18/10/2019  •  Artigo  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS NA RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA

Ádrya Cruz Freitas*

Aeli Aires Lima*

Karina do Socorro Moura Sousa*

Marcelle dos Santos Praia*

Mikellem dos Santos de Sousa*

Weverthon Thiago Costa de Sousa*

RESUMO

À procura de caminhos para recuperação de matas ciliares, através de métodos e pesquisa técnicas ambientais, comprometendo-se com a restauração das matas ciliares, observa-se a importância do plantio de árvores nativas para recuperação da prática. As técnicas Florestais são ferramentas fundamentais no processo de restauração por meio de produção de mudas, plantio de boa qualidade de espécies adequadas para determinada região, solo de boa veracidade e fértil. Além disso, o monitoramento e avaliação na área do projeto é fundamental para obter sucesso na ação desenvolvida.

PALAVRAS-CHAVE: Mata ciliar, recuperação, espécies nativas, cultivo, monitoramento.

ABSTRACT

Looking for ways to restore riparian forests, through environmental methods and research committing to the restoration of riparian forests, the importance of planting native trees for recovery of the practice is observed. Forest techniques are fundamental tools in the restoration process through seedling production, good quality planting of suitable species for a given region, good quality and fertile soil. In addition, monitoring and evaluation in the project area is critical to the success of the action taken.

KEYWORDS: Riparian forest, recovery, native species, cultivation, monitoring.

INTRODUÇÃO

Matas ciliares compreende as vegetações localizadas nos cursos d'água como rios, Igarapés, lagos e entre outros. como o nome já remete, as matas ciliares têm para os rios a mesma importância que os cílios têm para os humanos, a proteção. Com a ausência da mata ciliar nas margens do rio a chuva possibilita o assoreamento do solo, acumulando detritos e outros materiais no fundo do rio, tornando mais raso e comprometendo a sua sustentação, ocasionando inundações e consequentemente alagamento. Ela desempenha uma função ambiental de extrema importância na manutenção da qualidade de água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos de hidrogênio e conservação da biodiversidade.

Considerado pelo código florestal a (lei número 4771/65) inclui na área de preservação permanente (APP) devido às suas funções ambientais, essa lei existe há 40 anos, porém nem sempre foi exercida. Qualquer vegetação natural arbórea ou não, existente ao longo das margens de rios e a redor de nascentes e de reservatórios, devem ser preservadas. Conforme a lei, existem a largura da faixa de mata ciliar estabelecidas preservada está ligada com dimensão do percurso da água. Partindo disso, este trabalho levanta o seguinte problema: Quais as práticas de plantio para recuperação de mata ciliar? com base neste questionamento, precisa-se primeiramente a recuperação do solo, por que existe um empobrecimento e sua capacidade de sustentar plantas sadias e produtivas, plantios de espécies arbóreas é o método mais reconhecido para estabelecer as florestas em determinada área.

Portanto, como objetivo temos, demonstrar como é realizado o plantio de árvores nativas na recuperação de matas ciliares, por meio de espécies nativas utilizadas no plantio como: leguminosas e gramíneas. Entretanto existem algumas técnicas para o cultivo desses vegetais. A causa do desmatamento da vegetação ripária acontece pela expansão agrícola, agropecuária e desenvolvimento urbano.

O presente artigo vem acompanhado de uma pesquisa básica, e através de revisão bibliográfica, sendo estruturado da seguinte forma: introdução, referencial teórico, metodologia, considerações finais e referências.

REFERENCIAL TEÓRICO

As matas ciliares são vegetações ao longo de cursos d’água e em locais sujeitos a inundações temporárias. Desempenham o papel de proteger as margens, evitando o assoreamento, também favorecem a regularização da vazão dos rios e córregos. (CASTRO,2013). Segundo o Código Florestal Brasileiro 2012 (CFB), essas áreas se enquadram como Áreas de Preservação Permanente (APPs): “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. As faixas ciliares variam de acordo com a largura do curso d’água, medida a partir da borda da calha de seu leito regular, conforme ilustrado pela (Figura 1).

Figura 1 – APP de margem de rios e riachos

[pic 1]

Fonte: http://www.ciflorestas.com.br/cartilha/APP 2019/07

As matas ciliares tem como importância a regulação do ambiente e a manutenção dos ecossistemas aquáticos pois mantém a qualidade da água dado que minimiza processos erosivos e dificulta o escoamento de partículas e sedimentos das margens dos rios que causam poluição e assoreamento (acumulo de detritos no fundo do rio, interferindo assim no seu volume hídrico), ou seja, agem como filtros reduzindo a entrada agrotóxicos e fertilizantes (LIMA & ZAKIA, 2004). Mesmo com todas essas importâncias estas áreas sofrem degradações, ou seja, se tornam impossibilitadas de retomar a sua condição original por uma trajetória natural.

As principais causas de desmatamento dessas áreas estão voltadas ao avanço da agricultura e pecuária, visto que essas áreas têm alto teor de nutrientes e um solo propício para essas ações, outra técnica também usada são as queimadas, utilizadas como prática agropecuária para renovação de pastagens ou limpeza da terra tendo como efeito o empobrecimento progressivo do solo. (RODRIGUES, 2001).

Estudos devem ser realizados na área para identificar o tipo de vegetação, caso não haja mais resquício nenhum nas proximidades, deve ser feito um estudo mais aprofundado no ecossistema em busca de informações (SECTAM,2006). Segundo o código florestal esta recuperação deve ser feita priorizando a manutenção de espécies nativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (328.9 Kb)   docx (221.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com