TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança, Inovação E Gestão

Por:   •  30/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 15

1. ESCOLHA DO CASO

A SER ESTUDADO

A Melos & Melos Indústria e Comércio de Produtos para Saúde, empresa que é a base desse estudo, tem sua matriz situada em São Paulo, com atuação em todo território nacional, e o setor que vai ser o foco é a BU (unidade de negócio) de Cirurgia Geral, com 245 colaboradores, sendo 200 indiretos e 45 diretos, estes, possuem cargo de liderança.

O caso escolhido trata-se de um profissional da empresa Melos & Melos Indústria e Comércio de Produtos para Saúde, que ocupa a posição de Gestão de Contas Clínicas e Não Clínicas da Especialidade de Cirurgia Bariátrica, uma função de liderança, na qual se define como líder participativo, porém, não é convicto de que no seu estilo de liderança é o melhor para o negócio e para as pessoas, seus liderados. Além, da incerteza de como sua liderança é percebida pelos colaboradores.

É sabido que, com as novas gerações dentro das organizações e ambientes cada vez mais diversos, tem sido um grande desafio exercer um estilo de liderança que seja mais adequado ao cenário do mundo atual e adaptável ao mundo futuro.

Face ao exposto, este estudo tem como objetivo, identificar os estilos de liderança dentro da organização na visão dos colaboradores, além da visão do profissional supracitado, trazendo à luz entendimento mais a fundo de todas as características da Liderança Participativa, verificando os prós e contras, bem como identificar se a empresa é capaz de ter desempenho satisfatório em relação à sua performance e alcance do seu propósito inovador e transformador e consequentemente, alcançar mais sucesso. 

2. APRESENTAÇÃO

INICIAL DO CASO

Um colaborador da empresa Melos & Melos relatou um problema identificado na divisão de tarefas e desaceleração na produtividade da equipe e por isso, foi constatada a sobrecarga desse profissional. Inicialmente, sua função era Consultor Especialista em Bariátrica com foco em Gestão de Contas Clínicas e Não Clínicas e as atividades desenvolvidas seriam o planejamento de território e a implementação das metas acordadas com a gestão da unidade. Também, o monitoramento e rastreamento do progresso das metas com ajustes periódicos para o atingimento, relacionamento comercial nas maiores e mais importantes equipes cirúrgicas e líderes de opiniões importantes de São Paulo/SP, sobre novas tendências e novos modelos de mercado, criação de eventos, cursos, proctorias e preceptorias para formação e desenvolvimento de novos cirurgiões, atuação direta com a equipe de marketing e áreas funcionais, legal, HCC para transformação de projetos inovadores e compliance, gestão de equipes de vendas com visão estratégica do negócio para conversão, proteção e criação de demanda na cirurgia bariátrica.

Com o decorrer do tempo, lhe foi atribuída uma função de liderança ainda pouco usada no mercado por se tratar de uma grande aposta das organizações, conhecida como liderança participativa. Esse tipo de liderança tem como grande diferencial a valorização da participação de pessoas durante o processo de tomada de decisões e na divisão de tarefas, por estabelecer uma relação de confiança entre o líder e a equipe e um ambiente seguro ao erro, propício para geração de ideias. É um método onde o líder não se isola no topo do poder e sim dialoga com os seus liderados permitindo que expressem suas opiniões.

O grande problema encontrado foi o menor controle e burocratização dos processos e tomada de decisões mais lentas, além da dificuldade de um consenso.

Tendo em vista que foi assumida uma função de liderança é natural que as suas funções iniciais não sejam cumpridas com tanta excelência da forma como as executava. Hoje o colaborador necessita encontrar equilíbrio entre as tarefas inerentes à nova função. Ele dedica maior parte do seu tempo na empresa com treinamentos que incluem desde os colaboradores operacionais, clínicos e não clínicos.

Este trabalho busca mostrar qual estilo mais adequado de liderança para se liderar com eficiência e trazer os melhores resultados esperados para organização e para equipe. 

3. DELIMITAÇÃO DO

TEMA DO ESTUDO

O estudo tem como foco principal a identificação do melhor estilo de liderança a ser seguido pela empresa Melos & Melos no segmento da especialidade de cirurgia bariátrica, que é a especialidade foco da empresa, responsável por 45% do faturamento anual da BU (unidade de negócio) de Cirurgia Geral. Será analisado um problema relatado por um colaborador, onde o problema é a falta de organização na distribuição de tarefas para os líderes, quando, na maioria das vezes, os líderes se encontram em diversas funções, dificultando que ele consiga exercer o seu papel com excelência, trazendo resultados abaixo do esperado pela empresa.

Para entender melhor os motivos supracitados, a pesquisa será delimitada para um grupo de colaboradores com funções de liderança e colaboradores liderados, das duas principais regionais nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro.

4. JUSTIFICATIVA DA

ESCOLHA DO TEMA

Nos dias atuais o mercado encontra-se cada vez mais competitivo e tornou-se um dever toda empresa acompanhar e adaptar-se às constantes contingências por meio da qualidade de seus processos, inovações, serviços, produtos e tecnologia. Com base nesse conceito o líder assume o papel primordial, o de direcionar pessoas durante o percurso e desenvolver de cada etapa. Assim, visa o crescimento e o desenvolvimento constante e saudável das organizações, sendo consequência o alcance dos objetivos.

Parafraseando, pode se dizer que a liderança representa orientar, motivar, promover vigor e expressar a cultura da organização. Neste sentido, o estudo se justifica para identificação do perfil dos líderes, trazendo como foco alcançar os objetivos estabelecidos pela organização.

Por fim, o estudo de caso possui enorme relevância, pois possibilita colocar em prática todo o conteúdo assimilado durante o desenvolvimento do curso, promovendo assim, conhecimento, prática e desenvolvimento no mercado de trabalho.

5. SITUAÇÃO

PROBLEMA

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com