TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança é Uma Das Características Mais Valorizadas No Mercado. Você Concorda Com Essa Afirmação? Justifique Sua Resposta.

Dissertações: A Liderança é Uma Das Características Mais Valorizadas No Mercado. Você Concorda Com Essa Afirmação? Justifique Sua Resposta.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A liderança é uma das características mais valorizadas no mercado. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

O mercado tem valorizado cada vez mais colaboradores com perfil de liderança, paciência e comprometimento com a Organização, podendo assim liderar sua equipe de forma eficaz, transformando o grupo em uma equipe que gera resultados. Mais que habilidades técnicas, o mercado procura profissionais que possam desenvolver interação de grupo, gestão de sua área e ainda capacidade de superação, ou seja, enfrentar crises e tirar proveito disso.

Podemos expressar que o perfil de liderança se baseia em 4 características fundamentais, como carisma, facilidade para comunicação, transmitir ideias com clareza e combater os desafios.

Com esses diferenciais o profissional terá mais facilidade para se tornar um líder positivo. Vale ressaltar, que tudo depende de outros fatores, como o ambiente de trabalho, caráter e relacionamento interpessoal, ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um bom líder.

Basta explorar o potencial de cada pessoa e desenvolver da forma correta para que aflore no dia a dia. O líder nato é aquele que se sobressai nas atividades em grupo, enxerga com antecedência o que deve ser feito, consegue motivar, passar valores para o grupo, assim como transmitir confiança e comprometimento de cada um de sua equipe.

Este assunto é de fundamental importância para os gestores, pois interfere diretamente no sucesso da equipe e nos resultados almejados pela Organização. É uma tarefa de grande responsabilidade, pois instiga a motivação e projeção de crescimento em cada profissional. Liderar com eficiência é influenciar a equipe de forma ética e positiva para que alcance os objetivos traçados e consiga voluntariamente gerar resultados para a empresa.

Mas qual será o perfil ideal de profissional que o mercado busca hoje? A necessidade atual pede um profissional mais participativo dentro do processo. Hoje se fala muito em liderança compartilhada, que consiste em formar uma equipe engajada e ativa na tomada de decisões e não apenas executando as ações. A base é o diálogo, responsabilidade e comprometimento para que a equipe contribua efetivamente na conquista de resultados.

Portanto, independente da posição hierárquica que o profissional ocupe dentro da empresa, é fundamental que se destaque, assuma responsabilidades e demonstre interesse em solucionar problemas. As empresas querem profissionais com capacidade de identificar a causa de conflitos, soluções para resolver e maturidade para conduzir um grupo na mesma direção, se tornando assim a liderança, sem sombras de dúvidas, umas das características mais valorizadas no mercado atual, mesmo que nem sempre sendo explicitada como principal pelos empresários e gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com